Jornal do Cariri
Cariri intensifica agendamento diante da marca de 100 mil casos
Cadastramento é feito no portal Saúde Digital, do Governo do Ceará
Foto: Joaquim Júnior
Robson Roque
22/06/21 8:30

Secretarias municipais de saúde no Cariri intensificam campanhas para combater a rejeição à vacina contra a covid-19 e ampliar os cadastros para imunização. A preocupação das gestões em acelerar o processo ocorre na semana em que o Brasil superou a marca de 500 mil mortes por covid-19 e o Cariri, que soma 1.927 óbitos, ultrapassou a quantidade de 100 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus. A maioria dos casos e mortes se concentra no Crajubar. Juazeiro do Norte é o município com mais confirmações, totalizando 30.587 testes positivos e 582 mortes. Crato tem 15.062 casos e 205 óbitos, e criou um memorial para lembrar as vítimas. Barbalha soma 171 óbitos diante de 6.441 casos. Menor cidade do Ceará, Granjeiro detém os menores índices: três mortes e 426 casos desde o início da pandemia, em 2020.

Pesquisas feitas pelo instituto Datafolha, no ano passado, demonstram o crescimento no índice de brasileiros adultos que avaliam que a vacinação contra a covid-19 deveria ser obrigatória no país. Dois estudos mais recentes, em janeiro e março de 2021, indicam o aumento de 15 pontos percentuais, alcançando 70%, de posicionamentos favoráveis à imunização. Este é o maior índice da série de pesquisas feitas pelo Datafolha e, comparando os dois estudos, o público contrário à obrigatoriedade caiu de 44%, em janeiro, para 30% em maio. “Falar sobre a obrigatoriedade de vacina numa pandemia como estamos vivendo agora é algo surreal. Não se deveria questionar qualquer vacina. A partir dos estudos que mostram que é efetiva e que vai nos ajudar a passar por esse momento difícil, as pessoas deveriam ter, no mínimo, consciência e querer se vacinar”, considera a médica pneumologista Kaline Cristh, que exerce a profissão em Juazeiro do Norte.

De acordo com as Secretarias Municipais de Saúde em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, a rejeição maior à vacinação se deu nos primeiros momentos da campanha de imunização. “Porém, hoje, até pessoas que no início rejeitaram, já procuraram e receberam a vacinação”, diz a secretária de Saúde de Barbalha, Sayonara Cidade. O mesmo é apontado pela coordenadora de imunização em Juazeiro, Aline Alencar: “Estamos observando a volta de algumas pessoas que na primeira etapa não tomaram a vacina, principalmente idosos, por rejeitar, e hoje estão nos procurando. Talvez por medo, acompanhado de muitas informações falsas, a população tenha ficado assustada. Mas já temos, hoje, uma adesão significativa. Pessoas, inclusive, que assinaram os termos dizendo que não queriam a vacina, já procuram a unidade para tomar”, argumenta.

Na região do Cariri, secretarias municipais de Saúde implementam ações para ampliar o cadastro da população ao mesmo tempo em que intensificam as ações de vacinação. O cadastro é direcionado principalmente para pessoas que não consigam fazê-lo por motivos como falta de acesso à internet ou equipamentos (celular, computador, tablet) ou por inabilidade no uso das ferramentas. “Eu e meu esposo não sabemos mexer com o computador. Moramos só nós dois. Então, fui até o posto de saúde me informar e eles fizeram lá”, diz Alessandra Silva, moradora da Vila São Francisco, zona rural de Crato. Esta cidade, junto com Milagres, aparece em uma lista com os municípios cearenses que mais cadastraram a população para a vacinação contra a covid-19, com mais de 40% da população cadastrada no Sáude Digital.

“Crato foi um dos primeiros municípios cearenses a aderir à plataforma”, conta a secretária de Saúde, Marina Feitosa. “Logo que esse cadastro foi divulgado, os nossos agentes comunitários de saúde já fizeram os cadastros das suas famílias. Desde o início, já disponibilizamos para a população do Crato de que qualquer pessoa poderia procurar qualquer unidade de saúde para o auxílio ao cadastro e ao agendamento. Então, Crato tem 100% das suas unidades básicas informatizadas, com acesso à internet, computadores e nossos trabalhadores que estão à disposição para este suporte”. Outras secretarias, como a de Assistência Social, também atuam no cadastro e agendamento.

Ainda em Crato, a temática do cadastro e agendamento foi discutida na Câmara Municipal, que aprovou, na semana passada, projeto de indicação para que o Município disponibilize locais para cadastro da população junto ao portal Saúde Digital, do Governo do Estado. “Há muitas pessoas que não dispõem sequer de um aparelho celular. Diante dessa situação, vimos em algumas cidades e sugerimos pontos disponíveis, em nosso Município, para que as pessoas possam fazer o cadastro e obter a vacina”, diz o vereador Marquim do Povão (MDB). A secretária Marina Feitosa diz que existem 40 pontos de apoio para isto e que avalia a possibilidade de criar um equipamento que possa ser essa referência para o cadastro.

A secretária de Saúde de Barbalha, Sayonara Cidade, também cita parceria com a Secretaria de Assistência Social e a destinação de um espaço na sede da secretaria próprio para cadastro e agendamento na plataforma Saúde Digital. “Além dos próprios profissionais da Estratégia de Saúde da Família que ajudam, principalmente através dos Agentes Comunitários de Saúde”, frisa a secretária barbalhense. O mesmo acontece em Juazeiro do Norte. O Município criou ponto de atendimento em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os agentes de saúde estão orientando para que a população consiga fazer seu cadastro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ