Jornal do Cariri
Capitão Wagner não sabe quem será seu adversário
13/09/22 7:30

Exclusivo! Saiu mais uma pesquisa do Instituto Paraná - Jornal do Cariri - Rede Plus FM - CN7 - sobre a corrida eleitoral ao Planalto, Governo do Ceará e Senado Federal. É a 2ª pesquisa realizada neste mês de setembro. Os dados mostram a candidatura de Capitão Wagner firme no 1º lugar com 36,8%. Uma pequena variação, pois na pesquisa anterior, Wagner tinha 37,5%. Para os estatísticos, Capitão Wagner está na casa de 37%, e faltando apenas 18 dias para as eleições, suas chances de ter garantido uma vaga no 2º turno são altíssimas. Só um desastre o tira do 2º turno, pois Wagner vem mantendo essa frente contra os outros dois candidatos - Elmano Freitas e Roberto Cláudio - desde agosto nessa série de pesquisas do Instituto Paraná. Agora, a grande interrogação é quem será o outro nome a ir para o 2º turno: há um empate técnico, com uma redução da diferença que separa Roberto Cláudio para Elmano. Na 1ª semana de setembro, Roberto Cláudio tinha 24,3%. Na nova pesquisa, sobe para 24,4%. Ganhou 0,1 pontos percentuais. Já Elmano pontuava há sete dias, 20,9%. Subiu para 23,3%. Com esses números, a diferença que antes era de 3,4 pontos percentuais, diminuiu para 1,1 pontos percentuais. É imprevisível fazer um prognóstico sobre quem estará no 2º turno contra Capitão Wagner.


Lula amplia vantagem
de Bolsonaro e Ciro


Na disputa presidencial, o candidato do PT, Lula, consolidou sua liderança com 43,1% - na anterior tinha 42,6%- ampliando a vantagem sobre o presidente Bolsonaro, comparando essa pesquisa de hoje com a da semana passada. Bolsonaro caiu 1,3 pontos percentuais e agora tem 28,1. Lula cresceu 0,5 pontos percentuais. A diferença, agora, é de 15 pontos percentuais. Ciro está estagnado em 3º lugar distante dos outros dois presidenciáveis com 14,4%. Ciro ainda está abaixo de seu desempenho em julho no Ceará, sua melhor performance com 14,7%. Essa vantagem de Lula sobre Bolsonaro no Ceará cresceu, pois o presidente tem seu pior desempenho desde que o Instituto Paraná começou a pesquisar em julho, no Ceará. A novidade dessa pesquisa é o surgimento da candidata Simone Tebet com 3%, crescendo em 07 dias, o índice de 0,7 pontos percentuais. Para comemorar essa liderança no Ceará, Lula agendou uma visita ao Estado na próxima semana, para cumprir agendas políticas em Fortaleza. E iniciar as negociações para conquistar apoios como do senador Cid Gomes a sua candidatura.

Glêdson sob pressão para escolher federal
 
O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, está sob muita pressão para definir o nome que apoiará na disputa para deputado federal. A desistência de seu vice, Giovanni Sampaio, acabou deixando Glêdson sem nomes competitivos dentro da sua base política. Glêdson não quer votar em um nome de fora. Arnon Bezerra e Nelinho Freitas são candidatos descartados porque estarão disputando às eleições municipais em 2024, e ambos, hoje, enfrentam uma batalha dificílima para conseguirem se eleger. Há outro nome, novo e com chances reais de se eleger. Hoje, seria o 4º ou 5º no PL. E o PL elege cinco federais. Trata-se do candidato Yuri do Paredão, que tem outra vantagem para ser apoiado: já é votado em Juazeiro. As conversas até começaram, contudo não houve ainda uma decisão do prefeito Glêdson. Além do trio que tende a ter mais votos em Juazeiro, há outros nomes com menor densidade eleitoral, como Daniel de Normando, Pastor Francisco Fabiano, Tarso Magno e a vereadora Jaqueline Gouveia. E mais: todos têm pouquíssimas chances de eleição. Glêdson tem sido procurado por Rafael Branco, Luiz Gastão, Danilo Forte e Mauro Filho. O prefeito diz que a decisão virá depois de conversas com sua base.
 
Giovanni trabalha para Elmano ser mais votado
 
Depois da desistência da candidatura de deputado federal, o vice-prefeito de Juazeiro do Norte assumiu a campanha do candidato petista, Elmano Freitas, a pedido do ex-governador Camilo Santana. Além de assumir as ações da campanha, Giovanni prometeu que fará de Elmano o mais votado do Município. Elmano está em ascensão nas pesquisas. Giovanni avalia que a falta de interesse por parte do PT de Juazeiro motiva a estagnação de Elmano na cidade, apesar de ter um desempenho melhor no Cariri. Giovanni sabe que vai enfrentar a oposição de Capitão Wagner, candidato do prefeito Glêdson Bezerra, e de Roberto Cláudio, fechado com quase a totalidade da Câmara de Juazeiro. São 14 dos 21 vereadores comprometidos com Roberto Cláudio e a máquina da Prefeitura com Wagner. Giovanni quer reforçar a candidatura de Elmano, fazendo o link Camilo-Elmano.

 
Duelo que não houve tem chance de ocorrer

 
Giovanni Sampaio demonstrou que continua impulsivo ao se envolver em uma discussão pública com um youtuber conhecido como Lucão. Sem ter nada a perder, Lucão jogou a isca e Giovanni mordeu. Criticou, criticou, criticou... até Giovanni ficar de cabeça quente e desafiá-lo para um duelo. O problema: Lucão aceitou e marcou lugar, claro, público e bem movimentado: a praça de Alimentação do Shopping de Juazeiro do Norte. Ciente dos riscos, que um duelo que poderia ter com a troca de tiros, Giovanni não foi. Giovanni saiu por baixo e Lucão sorrindo à toa, acusando o vice-prefeito de ter “arregado”. Giovanni não foi a primeira vítima do youtuber, mas foi o único que lhe deu ouvidos e aceitou às provocações. Se Lucão pensa que ganhou o duelo por WO, está enganado: Giovanni garante que essa briga não chegou ao fim e que Lucão terá de encontrá-lo em uma rua qualquer de Juazeiro. É só questão de tempo. Ha quem tema um desfecho violento. Giovanni garante que não saíra como fujão ou perdedor do duelo. Lucão que se prepare.
 
Zé Leite de volta à cena eleitoral
 
O ex-prefeito de Barbalha, Zé Leite, voltou à cena política do município nessa eleição. Ele foi despertado por um pedido do senador Cid Gomes, endossado por Camilo Santana, para fazer a campanha do promotor aposentado Leitão Moura, sogro de Cid, para deputado estadual. Zé Leite acionou lideranças ligadas a ele e está nas ruas de Barbalha para colocar Leitão pelo menos entre os mais votados de Barbalha. Esse foi o compromisso assumido. A tarefa é bem difícil, já que Leitão não é conhecido no Município. Mas, há quem avalie que a entrada de Zé Leite possa mudar essa perspectiva. Zé Leite na campanha de Leitão mostra o que todos já sabiam: Cid e Camilo estão juntos na tarefa de eleger os seus aliados. No Cariri, existe uma certeza: continuam amigos e jogando juntos na política.

 
Disse me disse…
Em entrevistas em Juazeiro, candidato Rafael Branco tem avaliado o mandato de Pedro Bezerra como fraco, a ponto de não concorrer à reeleição. Quer se diferenciar para conseguir votos a sua candidatura a deputado federal.

E os nomes fora da disputa de federal no Crajubar continuam aumentando. Na última semana, pelo menos dois saíram: Carlos Macedo e Duda.

Carlos Macedo foi indeferido e Duda teve cassado o registro, ambos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Os dois prometem recorrer.

Apesar das novas adesões à campanha, o candidato Leitão Moura tem motivos para estar preocupado com a viabilidade do seu partido.

O Cidadania, que já tinha perdido os votos de Anderson Palácio, agora fica sem Diego Barreto, indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral.

A sorte de Leitão Moura é a Federação PSDB-Cidadania, que hoje elegeria dois deputados estaduais e nenhum federal.

Desculpe a ignorância, o que é preciso para ser o federal do prefeito Glêdson Bezerra?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ