Jornal do Cariri
Candidatura de Yanne se fortalece na Câmara
15/11/22 0:00

A sucessão do presidente Darlan Lobo, na Câmara de Juazeiro do Norte, caminha para a eleição da primeira mulher a presidir o Poder Legislativo. O deputado federal eleito Yury do Paredão, com sua articulação, consolidou a candidatura da vereadora Yanny Brena. As eleições da nova Mesa Diretora acontecerão no próximo dia 22 de novembro. Hoje, Yanny contabiliza o apoio de 17 dos 21 vereadores. E há algo inusitado entre os quatro parlamentares que não a apoiam: Darlan Lobo, Capitão Vieira e Janu, são os três mais ferrenhos oposicionistas à administração Glêdson Bezerra. O quarto vereador a não votar em Yanny é o líder do Governo Glêdson, Fábio do Gás. O placar hoje seria 17 votos a quatro. Num último esforço, Fábio do Gás tenta se lançar candidato, convencendo Darlan a abrir mão de sua reeleição. O prefeito Glêdson Bezerra decidiu não se meter nessas eleições. Fábio do Gás fala somente por si, quando articula sua candidatura.

PDT de Cid Gomes quer indicar duas secretarias

O PDT trabalha para indicar duas secretarias no governo Elmano Freitas. Mas, essas escolhas serão apenas do senador Cid Gomes, sem que o presidente regional André Figueiredo ou mesmo Ciro Gomes tenham qualquer participação nos nomes indicados. A expectativa é que os futuros secretários sejam um deputado estadual e um federal. Isso para abrir vagas nas suplências. Entre os mais especulados está o deputado federal Idilvan Alencar para Educação, abrindo vaga para a posse de Leônidas Cristino na Câmara dos Deputados. E Lia Gomes para permitir que Bruno Pedrosa continue na Assembleia. Cid insiste no apoio do PDT ao Governo Elmano. Porém, o presidente nacional Carlos Lupi montou uma comissão de quatro membros - Cid, André Figueiredo, Roberto Cláudio e prefeito José Sarto - para definir o posicionamento do PDT diante da administração Elmano de Freitas. A tendência é manter o PDT independente. Se algum deputado assumir as secretarias podem ser até expulsos. Ciro e Roberto Cláudio não admitem fazer os caprichos de Cid. As chances de um apoio a Elmano, só se ele for atrás de Roberto Cláudio e Ciro. E sobre os secretários indicados, Cid não terá nenhuma influência. A guerra interna no PDT do Ceará é real.

Montagem do Governo depende de negociações

O governador Elmano de Freitas e o senador Camilo Santana já iniciaram os entendimentos com os partidos aliados para a composição do futuro secretariado estadual. Na sexta-feira (11), ocorreu um café com os presidentes dos partidos aliados, que definiu os encontros individuais para a fase de consultas. Três partidos - PT, MDB e PP - devem ter prioridade no Governo. Todavia, os dirigentes dessas legendas estão cientes, que a palavra final nas escolhas sempre caberá ao governador Elmano, não esquecendo da força política do senador Camilo. Quem deverá ter um espaço bom
na administração Elmano é o PP. Essa decisão é um reconhecimento ao deputado estadual Zezinho Albuquerque, que não exigiu cargos majoritários e ainda foi um dos primeiros a declarar voto em Elmano, na corrida eleitoral. Outro ponto favorável a Zezinho e seu filho, deputado AJ Albuquerque, é que eles brigaram com a direção nacional do PP. E tiveram de ir à Justiça para apoiar a candidatura de Elmano.

Capitão Vieira abre mão mais uma vez

Depois de derrotar Darlan Lobo, apoiando Glêdson Bezerra para a presidência da Câmara em 2019, o vereador Capitão Vieira nunca mais conseguiu se credenciar para a disputa no Poder Legislativo. Não tem passado sempre de ser o primeiro vice-presidente. Foi assim na época de Glêdson e permaneceu na mesma função durante a atual gestão de Darlan, em 2021. O lançamento de Darlan Lobo para a reeleição enterra de vez as pretensões de Vieira de voltar à presidência da Câmara Municipal, que já exerceu na administração de Raimundão. Darlan citou o nome de Vieira como seu apoiador, o comprometendo com o seu projeto da reeleição. Apesar do baixo prestígio com colegas de Câmara, Vieira vinha sendo colocado de forma tímida como opção à disputa. Só que foi atropelado pelo desejo de Darlan, que pretende emplacar o seu terceiro mandato. Entretanto, suas chances de sucesso são mínimas.

Governadora do Ceará assina acordo de U$6 bi

O senador eleito Camilo Santana anda todo feliz com os êxitos de sua sucessora no Abolição. Durante a primeira semana da COP-27, a governadora Izolda Cela assinou um protocolo de intenções com a multinacional australiana Fortescue com a intenção de instalar uma usina de hidrogênio verde no valor bilionário de US$ 6 bilhões ou mais de R$30 bilhões. Izolda Cela voltou da COP-27 com um memorando de entendimento assinado pela multinacional australiana. A cerimônia para a assinatura do documento contou com a presença do presidente e fundador da Fortescue, Andrew Forrest, e do presidente das indústrias da multinacional na América Latina, Agustín Picho. Esse investimento, quando concretizado, promoverá uma revolução na qualidade de vida do povo cearense. A governadora Izolda voltou do Egito entusiasmada com as perspectivas geradas para o Ceará e sua gente, na nova economia verde.

Izolda dá andamento ao trabalho de Camilo

O HUB de hidrogênio verde do Ceará, instalado no Porto do Pecém, já conta com mais de 20 memorandos de entendimento assinados com empresas mundiais. Para viabilizar a instalação da usina da Fortescue, o governo do Ceará irá disponibilizar terrenos para o projeto. Na COP27, Izolda ainda encontrou tempo para conversar com integrantes do Banco Mundial e com o embaixador do Brasil no Egito, sempre buscar inserir o Ceará no radar dos investimentos estrangeiros. Ao regressar ao Brasil, antes do desembarque do presidente Lula no Egito, que deve ser nesta terça (15), Izolda perdeu a oportunidade de ter uma conversa mais promissora com Lula sobre sua indicação para o ministério da Educação, como tem defendido o governador Elmano e o senador Camilo. Essa ascensão de Izolda teve mais uma vitória nesta segunda (14): seu marido, ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda, foi nomeado para Comissão de Transição do Governo Lula.

Disse me disse…

Deputado eleito Eunicio Oliveira joga parado. Segundo OGLOBO, ele topa ser candidato à presidência da Câmara.

Contudo, o presidente Lula não quer repetir erros de Dilma Rousseff, que tentou impedir eleição de Eduardo Cunha.

Assim, Eunício não será candidato de si mesmo. Só entra na disputa se for apoiado por Lula e o PT.

Tentando se antecipar às disputas internas do PT, o deputado estadual em exercício, Pedro Lobo, já iniciou sua articulação junto à cúpula do Estado.

Pedro esteve em Fortaleza, reunido com seu padrinho político, o deputado José Guimarães, e o presidente do PT do Ceará, Conin. Na pauta o Crato.

Pode se preparar para a disputa pelo controle do PT do Crato. O prefeito Zé Ailton Brasil vai entrar na briga para ser a maior força política no petismo do Município.

Desculpe a ignorância, com 17 vereadores fechados com sua candidatura, Yanne Breno mostra a força das mulheres no Cariri?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ