Jornal do Cariri
Campanha de vacinação contra gripe é adiada até 30 de junho
Somente na primeira fase, cidades como Juazeiro e Crato se aproximaram de 100% de imunização dos públicos prioritários.
Grupos prioritários devem procurar unidades de saúde para imunização. Foto: Ascom/ Juazeiro
Joaquim Júnior
01/06/20 11:34

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, prevista para encerrar na próxima sexta-feira (05), foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o final de junho. Com isso, municípios caririenses permanecem com ações voltadas à prevenção contra a influenza. Já no final de abril, cidades como Crato e Juazeiro já apresentam bom resultado com as ações, se aproximando dos 100% estabelecidos como meta: mais de 13 mil idosos e 3.156 trabalhadores da saúde tinham sido vacinados em Crato, enquanto que, em Juazeiro, mais de 6.500 profissionais de saúde e 25.400 idosos receberam a proteção somente na primeira fase de vacinação.

Na Campanha, a terceira e última etapa de vacinação foi dividida em duas etapas: a primeira, que aconteceu entre 11 e 17 de maio, teve foco nas pessoas com deficiência, crianças de seis meses e menores de seis anos, gestantes e mãos no pós-parto com até 45 dias. Desta segunda (1º) até 30 de junho, a segunda etapa abrange adultos de 55 e 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

Apesar de não ter eficácia contra o novo coronavírus, a proteção da vacina auxiliará os profissionais da saúde na exclusão do diagnóstico para a doença, já que os sintomas são parecidos. Além disso, a imunização garante a redução na procura pelos serviços de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, de 77,7 milhões de pessoas que fazem parte dos públicos-prioritários, apenas 63,53% receberam a vacina. Com a prorrogação, buscam-se alcançar mais 28,3 milhões de pessoas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ