Jornal do Cariri
Camilo tem única chance de dominar PT
Da Redação
14/07/20 0:00

O governador Camilo Santana recebeu caciques do PT para uma reunião decisiva sobre o futuro das eleições de Fortaleza. A proposta apresentada a Camilo, com o aval do ex-presidente Lula e da deputada federal Luizianne Lins, pré-candidata escolhida pelo partido para concorrer à sucessão em Fortaleza, é a seguinte: o PT é o cabeça de chapa na Capital. O PDT indica a vaga de vice-prefeito. Nesse cenário, o candidato é o ex-secretário da Casa Civil, Nelson Martins, e Luizianne Lins desiste. Camilo teria seu nome ungido pelo PT. Como o PDT já anunciou que não abre mão de ter candidatura própria em Fortaleza, o PT avisou que a recíproca é verdadeira. E o impasse está na mesa de negociações da corrida eleitoral com reflexos diretos no Cariri e nos outros municípios de todo o Estado.


Proposta conciliatória do PT para Camilo

Ciente que o PDT não desistirá de lançar um nome à vaga do prefeito Roberto Cláudio, o PT, na conversa com o governador Camilo Santana, apresentou um plano alternativo. A sugestão é para agradá-lo e viabilizar seu candidato, o ex-secretário Nelson Martins. A idéia aprovada dentro do PT faz Luizianne Lins recuar de sua candidatura a prefeito. Os petistas lançam Nelson Martins e se aliariam com o MDB do ex-senador Eunício Oliveira, que indicaria o lugar de vice. Agora vem a exigência do PT: Camilo precisa assumir publicamente a candidatura de Nelson Martins, fazendo campanha e pedindo votos publicamente. Não precisa romper com os irmãos Ferreira Gomes. Apenas declarar, na propaganda eleitoral gratuita, que seu candidato é Nelson Martins, do PT. Também tem que assumir a coordenação da campanha de Nelson, deixando claro na disputa eleitoral o distanciamento com os FGs.

Camilo não está disposto a brigar com FGs


Luizianne Lins surpreendeu o governador Camilo ao conceder entrevista, na semana passada, admitindo renunciar sua candidatura, para unir o PT. Foi a senha que a proposta feita a Camilo é para ser levada a sério. Camilo entendeu o recado. A dúvida dele é se lançar a candidatura de Nelson Martins estará rompendo com os Ferreira Gomes e com o prefeito Roberto Cláudio. Esse rompimento será apenas nas eleições desse ano, ou o acirramento ameaça provocar um racha definitivo na relação de Camilo com os FGs. Ao participar, na sexta-feira (10), de uma live na revista Istoé, o Governador defendeu o diálogo entre PDT e PT para a escolha de um único nome para Fortaleza. Essa tese morreu. Camilo tem que escolher seu destino. Vai de Nelson Martins e rompe com o PDT e FGs, ou fica com os FGs e esquece o PT, que lançará a candidatura de oposição de Luizianne Lins.

Reflexo desse impasse por todo Estado

Com o adiamento das eleições para 15 de novembro, as definições eleitorais estão sendo adiadas. Em Juazeiro do Norte, o senador Cid Gomes comunicou ao prefeito Arnon Bezerra que tem compromisso com sua reeleição. Contudo, se a Justiça Eleitoral o impedir de concorrer, Cid não tende a apoiar o nome lançado por Arnon. Nesse caso, sua alternativa seria o lançamento de um candidato pelo PDT. Pode ser até mesmo o empresário Gilmar Bender. No PT, essa resistência do PDT em apoiar Nelson Martins na Capital tem gerado críticas internas com a escolha de nomes pedetistas em cidades importantes, como Barbalha. Há resistências a serem quebradas no PT, se Camilo resolver mesmo impor a opção de Guilherme Saraiva, candidato a prefeito em Barbalha do PDT, com o PT indicando a vice. Em outros municípios surgiram conflitos que estão sendo administrados no Abolição, com a colaboração do senador Cid Gomes e do deputado federal José Guimarães. Pelo que se percebe, hoje Camilo não rompe com os FGs e o PT descartará Nelson Martins.


Salve-se quem puder no PDT de Juazeiro

As vereadoras do PDT de Juazeiro, Rita Monteiro e Aninha Teles, devem permanecer na disputa eleitoral deste ano. Contrariadas com o esvaziamento do partido, ainda assim as parlamentares decidiram tentar salvar um dos mandatos. Na última sessão da Câmara, Rita assegurou que está no páreo e disparou um recado aos colegas que espalham as desistências: “quem trabalha não tem medo de concorrer com qualquer vereador”. As duas parlamentares foram surpreendidas, ao fim da janela partidária, com a desarticulação do PDT no maior município do Ceará. A perda de força do pré-candidato Gilmar Bender foi o motivo da evasão em massa, inviabilizando as duas vereadoras para a reeleição delas. Agora, as duas precisarão ficar entre as mais votadas para salvar, ao menos, um dos mandatos. Bender deve uma conta alta as duas parlamentares.
 
Camilo chama base para decidir Barbalha

 
O governador Camilo Santana não abre mão de indicar os nomes da base aliada em Barbalha. Até sexta-feira (17), Camilo deve se reunir com o ex-prefeito Zé Leite, o deputado federal José Guimarães, os pré-candidatos a prefeito, vereador Vevé Siqueira, do PT, e Guilherme Saraiva, do PDT. O deputado estadual Fernando Santana, também, estará no encontro e é o responsável para que todos sentem juntos na mesa. Após a decisão, Fernando deve anunciar o resultado da reunião no dia 18, sábado. Sondado pelo governador sobre a decisão do dia 4, no encontro municipal do partido, os petistas garantem que a decisão coloca o partido na chapa majoritária, não necessariamente indicando o candidato a prefeito. Camilo quer todos juntos para unificar os discursos para a eleição.
 
Argemiro governa de dentro de casa

 
O prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio, está em isolamento social em consequência da contaminação da covid. Num rigoroso tratamento médico, o prefeito continua administrando o Município normalmente e fazendo suas articulações políticas. Por meio de reuniões remotas diárias, com secretários e apoiadores, o prefeito consegue manter o controle das ações administrativas e o andamento da sua pré-campanha a reeleição. Na linha de frente do grupo, o ex-prefeito Rommel Feijó reapareceu no cenário político e comanda o fortalecimento da escolha  dos pré-candidatos ao Legislativo. Argemiro terá o apoio da maioria dos suplentes de vereadores da eleição de 2016, que devem enfrentar novamente às urnas esse ano.

 Disse me disse...


 
O vereador cratense Bebeto Anastácio anunciou pré-candidatura à prefeito. No PTC, Bebeto aposta no enfraquecimento de Aloísio Brasil, do PROS.

 
Bebeto se coloca como centro e fala em fazer um trabalho até setembro, quando decidirá se vai mesmo enfrentar o prefeito Zé Ailton Brasil.

 
Ainda em Crato, PSL e PROS perdem força na disputa pelo Legislativo. Os partidos sofrem com desistências, o que deve enfraquecer as chapa.

 
O PSL está no comando de Artur Matos, filho do ex-prefeito Zé Adega; e o PROS está com Aloísio Brasil, pré-candidato a prefeito e líder da oposição.

 
Em Barbalha, circula áudio do presidente do PT, Dorivan Amaro, anunciando que a chapa governista será Guilherme Saraiva e Vevé Siqueira.
 
O recente afastamento de Guilherme da base governista, motivada por uma arresta com o secretário de Saúde, Dr. Cabeto, foi resolvida pelo governador Camilo.

 
No confronto interno do PT de Juazeiro, o advogado Gabriel Santana pede assinatura para um manifesto público pela sua pré-candidatura.
 
Esse movimento é encabeçado pelo ex-prefeito Manoel Santana. Tem recebido grande adesão dos petistas. A direção estadual está satisfeita. 

  
Desculpe a ignorância, quem acredita que o governador Camilo Santana romperá com os irmãos Ciro e Cid Gomes?
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ