Camilo se prepara para romper com os FG
12/07/22 0:00

O racha de Camilo Santana e os irmãos Ciro e Cid Gomes é hoje inevitável. Camilo mostra que tem a força no Cariri, onde é o maior líder, e manda um recado de quem não tem medo dos poderosos irmãos FG: o Cariri não aceitará a imposição da candidatura de Roberto Cláudio. Camilo tentou conversar com Cid Gomes na semana passada. Não conseguiu. Queria cobrar a palavra dele, sobre a candidatura à reeleição da governadora Izolda Cela. Cid sumiu e os dois não se falaram. Entretanto, o PDT marcou para o próximo dia 18, um encontro com todos os 72 membros do Diretório Regional. Nesse encontro, Roberto Cláudio será anunciado candidato. E se Izolda resolver desafiar, os FG botam os 72 convencionais para votarem. Eles dizem ter 80% desses votos, ou 56. A Camilo só resta um caminho: rompimento. E lançamento de uma candidatura para enfrentar Roberto Cláudio e derrotá-lo. É o que ele pensa fazer. Com medo da liderança de Camilo, Ciro declarou, ao sair da reunião das bancadas federal e estadual do PDT, nesta segunda (11): “nós precisamos achar um caminho para restaurar a unidade, que infelizmente tem sido muito insultada, muito agredida por erros de parte a parte". Esse discurso não engana mais nem a Camilo nem a governadora Izolda.
Tanto que Camilo destaca: eu tenho palavra, e vou não aceitar uma traição. Nem Izolda está disposta a admitir ter sua candidatura barrada pela vaidade de Ciro Gomes.



Camilo faz pesquisa para escolher candidato


Camilo Santana não espera mais nada da aliança com os irmãos Cid e Ciro Gomes. Além de mostrar ser o maior político do Ceará e defender a tese da reeleição da governadora Izolda Cela, Camilo intensifica as negociações para que a candidatura de Izolda Cela se imponha dentro do PDT. Não é à toa, a enxurrada de mais de 70 apoios de prefeitos cearenses e 28 deputados estaduais, além de dois deputados federais, oito partidos que são aliados aos FG, declarando voto em Izolda Cela. Como os FG não querem dar o partido para Izolda ser a candidata, Camilo já mandou fazer uma pesquisa para balizar a escolha de nome alternativo a Roberto Cláudio. A pesquisa, encomendada ao Instituto Opnus, rodou no fim de semana com os nomes de Elmano Freitas e Fernando Santana, ambos do PT, além do emedebista Eunício Oliveira, todos apoiados pelo próprio Camilo e o ex-presidente Lula. A pesquisa confrontou os nomes com o de Roberto Cláudio, apoiado pelos FG, e Capitão Wagner, apoiado pelo presidente Bolsonaro e o senador Eduardo Girão. Camilo estaria seguindo orientação de Lula, para intensificar o embate com Ciro Gomes.


 Prefeitos do Cariri entram na briga


Pelo menos seis prefeitos do Cariri já se pronunciaram oficialmente sobre a preferência pela reeleição da governadora Izolda Cela. E esse número só irá crescer. Todos os prefeitos são ligados politicamente ao ex-governador e obedeceram a uma articulação do deputado estadual Fernando Santana, a pedido do próprio Camilo. Zé Ailton (Crato), Guilherme Saraiva (Barbalha), Samuel Werton (Santana do Cariri), Aniziario (Jardim), João Paulo (Mauriti) e João Luiz (Campos Sales) foram às redes sociais e assumiram a posição de defesa da tese de Camilo: Izolda Cela mais quatro anos. Os seis prefeitos entram assim em rota de colisão com os irmãos Cid e Ciro Gomes, que continuam articulando a favor de Roberto Cláudio. O racha entre Camilo e os FG, que antes era uma hipótese improvável, nos últimos dias, se tornou um fato bem possível, provando que a política é mesmo muito dinâmica.

 
Pedro Lobo ameaça não ser candidato pelo PT


Além da tensão com a disputa interna com o PDT, agora, o deputado José Guimarães tem mais um problema para resolver. O vereador cratense Pedro Lobo cansou de esperar pela promessa de assumir uma vaga na Assembleia Legislativa e tem repetido que, se não assumir até a próxima semana, retira sua pré-candidatura a estadual. Guimarães tentou conversar, mas Pedro se mostrou irredutível. Guimarães não gostou e fez questão de demonstrar seu descontentamento no domingo, durante passagem pela Expocrato. Isolou Pedro Lobo, dando mais atenção ao presidente da Câmara do Crato, vereador Florisval Coriolano. Percebendo o seu isolamento, Pedro abandonou a visita antes do fim.

 
Bilinha desafia Darlan a provar onde está o déficit


 A discussão sobre a prestação de contas do ex-presidente interino da Câmara de Juazeiro do Norte, vereador Bilinha, continua. Na sessão do dia 05, o vereador Beto Primo enalteceu a prestação de contas do presidente Darlan Lobo e relembrou o déficit deixado pela gestão Bilinha. Darlan apresentou saldo superior a R$ 400 mil, mas acabou silenciando diante das ameaças de Bilinha. O ex-presidente fez requerimento para que Darlan diga onde foi o rombo propagado por ele e outros vereadores. Bilinha disse que já sabe do que se trata, mas está disposto a provar. Desafiador, ameaçou: “se mexer, vai ter de volta e o troco é mais em cima”. Darlan se calou. Na Câmara, a dúvida agora é se Darlan vai responder o requerimento ou cumprir sua promessa de fazer uma devassa nas contas de Bilinha.

 
Confusão na posse de suplente no Crato

No Crato, a posse do suplente Dárcio Luiz virou queda de braço. Ele já devia ter assumido o lugar de Nando Bezerra, que continua exercendo o mandato de vereador na Câmara cearense. A notificação judicial, recebida dia 23 de junho, ainda não foi cumprida. Dárcio reclama da tentativa de Nando Bezerra ganhar tempo para viabilizar uma liminar. Esse confronto com a Justiça fragiliza a imagem do Poder Legislativo do Crato. São essas situações que fazem os políticos perderem credibilidade diante da população.


Disse me disse…

 
. Quem preferiu não se envolver na briga do PDT foi Davi de Raimundão.

. Davi de Raimundão foi o único no MDB a não assinar apoio à governadora Izolda Cela.


. No encontro do União Brasil em Juazeiro do Norte, Argemiro Sampaio e Aloísio Brasil anunciaram candidatura coletiva para estadual.
 
. Argemiro e Aloísio avaliaram ser a melhor maneira de potencializar os votos dos dois e a única de forma de fugir de impugnação. Isso dá certo no PSOL. No UB é novidade.

 
De passagem pelo Cariri para o encontro do União Brasil em Juazeiro, o senador Eduardo Girão foi à Arena Romeirão assistir ao jogo do Icasa. Acabou hostilizado por torcedores e teve que sair antes do fim da partida.

Desculpe a ignorância, Camilo Santana engolirá a traição dos FG na imposição da candidatura de Roberto Cláudio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ