Camilo Santana é cotado para ministério de alto escalão no “Lula 4”
Camilo Santana pode comandar Casa Civil ou nova pasta da Segurança Pública
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Robson Roque
30/10/26 14:30

O senador Camilo Santana (PT) é cotado para assumir um dos ministérios de alto escalão no quarto mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): a Casa Civil ou a futura pasta da Segurança Pública. O prestígio político do ex-governador cresceu após ele atuar na campanha de Lula durante o segundo turno, que terminou com a virada sobre Flávio Bolsonaro (PL).

Na Casa Civil, Camilo ficaria mais próximo do presidente, com atribuições ligadas à coordenação do governo e ao acompanhamento de políticas públicas e obras estratégicas, como as do Novo PAC. Já a Segurança Pública poderia ampliar sua projeção nacional em uma das áreas mais sensíveis do país. A criação do ministério depende, porém, da aprovação da PEC da Segurança Pública pelo Senado.

Camilo tem atuação no debate sobre segurança e propôs, durante a campanha, reduzir para 16 anos a maioridade penal em casos de crimes hediondos. A escolha, contudo, não está definida. Para a Casa Civil, o ex-ministro Fernando Haddad aparece como possível concorrente. Na Segurança Pública, o promotor Lincoln Gakiya, conhecido pela atuação contra o PCC, também é citado como opção.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE