Jornal do Cariri
Camilo e FGs começam a discutir 2022
Donizete Arruda
21/07/20 0:00

As negociações entre o governador Camilo Santana e os irmãos Ciro e Cid Gomes estão avançadas sobre a sucessão em Fortaleza. Inicialmente, o PT deu aval a Camilo para convencer o PDT e, caso isso ocorra, a deputada federal Luizianne Lins desiste de sua candidatura para o lançamento do nome do ex-secretário Nelson Martins. Essa possibilidade esbarra na decisão do PDT ter candidatura própria. Desse modo, o PT irá mesmo de Luizianne Lins e o PDT lançou cinco pré-candidatos: deputado federal Idilvan Alencar, presidente da Assembleia, José Sarto, deputado Salmito Filho, e os ex-secretários municipais Ferrucio Feitosa e Samuel Dias. Dos cinco, são favoritos Sarto e Idilvan. Samuel seria indicado se prevalecesse a vontade do prefeito Roberto Cláudio. Porém, ele é vetado por Ciro Gomes.

Sarto possui maiores chances de emplacar


Na reunião fechada do núcleo duro – Camilo, Ciro e Cid Gomes – sobre as eleições municipais e já sobre o futuro da corrida eleitoral do Abolição, daqui a dois anos, o entendimento evoluiu bastante. Camilo vetou a candidatura de Samuel Dias, pois não engoliu a traição do prefeito Roberto Cláudio à reeleição do senador Eunício Oliveira. RC cumpriu ordens de Ciro. No entanto, Camilo o responsabilizou e descartou seu candidato. Nesse ponto, Camilo e Ciro se entenderam, pois Ciro também não quer Samuel. Ciro ainda descartou a opção de Salmito Filho, porque o desobedeceu e votou em Eunício, a pedido de Camilo. Ferrúcio não tem padrinhos. Assim, sobraram Idilvan e José Sarto. Idilvan é apadrinhado pelo senador Cid Gomes. Camilo prefere a alternativa Sarto. Por isso, o presidente da Assembleia é o mais cotado para ser o candidato do PDT à sucessão de Roberto Cláudio. A definição só acontecerá às vésperas da convenção municipal, no final de agosto.

Camilo cobra dos FGs participação eleitoral

O acordo que está sendo costurado entre o governador Camilo e os irmãos Ciro e Cid Gomes tem o seguinte teor: José Sarto é o candidato a prefeito de Fortaleza. Roberto Cláudio indica o vice. Com a renúncia de Sarto da presidência da Assembleia, o cargo irá para o governador. Assim, o deputado estadual Fernando Santana assumirá interinamente a presidência até fevereiro, quando poderá concorrer à reeleição até dezembro de 2022. E a sucessão estadual? Camilo pretende deixar o Abolição em abril de 2022. A novidade: a vice-governadora Izolda Cela sairá junto para disputar um mandato de deputado federal. E o Governador tampão seria escolhido conjuntamente entre Camilo e Cid Gomes. Há chances de ser o próprio deputado Fernando Santana, que comandaria as eleições, com Camilo disputando a vaga de senador e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, sendo o candidato ao Governo do Ceará numa nova aliança entre PDT e PT. A vaga de vice-governador seria de Roberto Cláudio.


Falta combinar tudo isso com o eleitor


Para não atrapalhar o projeto eleitoral do governador Camilo e dos FGs, há um empecilho a ser superado: derrotar a liderança do deputado federal Capitão Wagner, em Fortaleza, e impedir que o segundo turno seja ele contra a deputada federal Luizianne Lins. Hoje, é o cenário que as pesquisas apontam. Caso se confirme a candidatura de José Sarto, o presidente da Assembleia terá que se esforçar muito nessa campanha diferenciada para ultrapassar Luizianne, chegar ao segundo turno e, nessa situação, aposta que se torna invencível pela alta rejeição do presidente Jair Bolsonaro, que apoia a candidatura do Capitão Wagner. A estratégia está tão clara que Luizianne tem usado as redes sociais para polarizar com Capitão Wagner, dizendo que é a candidata do Lula versus a candidata do Bolsonaro, num esforço para barrar o crescimento do nome de Sarto.


Fake News contra políticos de Juazeiro

 
Um festival de fake news contra os ex-deputados Giovanni Sampaio e Ana Paula Cruz, e o vereador Glêdson Bezerra ganharam as redes sociais no fim de semana. As postagens reacenderam fatos antigos, como uso da máquina na eleição e rachadinha por Glêdson. O jogo foi sujo. Abusaram de acusações sobre posições ideológicas e denúncias sem consistência contra o filho de Giovanni, além do uso de um “laranja” no movimento estudantil MCJ por Ana Paula. Contra Ana Paula, as postagens relembraram, ainda, a história política do pai, o ex-prefeito Carlos Cruz, que teria inaugurado as operações da Polícia Federal na Prefeitura de Juazeiro. Relembraram até a prisão de Zé Eugênio, genro de Carlos Cruz. No mesmo padrão dos ataques políticos, uma postagem tentou denegrir a integridade da jornalista Elizangela Santos, acusando-a injustamente de acúmulo de cargo público. Elizangela comanda a assessoria de imprensa da prefeitura juazeirense e é concursada no Crato. Esse último fake tira as suspeitas de que os ataques tenham vindo de pessoas ligadas à administração Arnon Bezerra.

 
Ana Paula e Bender se unem contra Arnon

 
Ana Paula Cruz e o empresário Gilmar Bender iniciaram conversações sobre uma provável aliança na eleição deste ano. Ana Paula é mais uma liderança a conversar com Bender, que se sentou com Glêdson, Arnon e até algumas alas do PT. Ana Paula aposta em uma união com Bender para neutralizar o apoio governista de Camilo e Cid Gomes, ao prefeito Arnon Bezerra. Ana Paula esquece que está filiada ao PSB, controlado por Camilo Santana, e que lhe foi dada a liberdade para se credenciar na disputa, não para articular contra o Governo. Apesar das muitas discussões com aliados e oposicionistas ao governo Camilo, Bender ainda sonha com o apoio dos FGs e de Camilo na sua candidatura. Ele aposta na inelegibilidade de Arnon. Se não conseguir isso, desiste.
 
Guimarães faz ameaças em Barbalha

 
O anúncio dos nomes da base do governo em Barbalha está sob tensão. O deputado federal José Guimarães não aceita o resultado da articulação do governador Camilo Santana, em torno dos nomes de Guilherme Saraiva, do PDT, e do vereador Vevé Siqueira, do PT, para vice. Guimarães está alegando estar sendo pressionado por Lula para implodir essa aliança com o PDT. A ordem é diminuir os espaços dos pedetistas no Ceará. Lula rompeu com os FGs e avalia o Cariri como estratégico. Sabe que o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, é fiel a Camilo e pode ser orientado a se filiar ao PSB, partido ligado ao Governador. Barbalha seria a única cidade grande do Cariri, onde o PT teria chances de voltar ao Executivo. Se Guimarães insistir com essa proposta de bancar um candidato do PT em Barbalha, romperá com o Abolição e ficará falando sozinho no Ceará.


 
Disse me disse...


Vereador Glêdson Bezerra deu entrada na Polícia Federal com notitia criminis contra a servidora pública municipal de Juazeiro, Karoliny Matos Rodrigues Dantas.


Karol Dantas, como é conhecida, é acusada por Glêdson Bezerra de ser chefe de um gabinete do ódio em Juazeiro, na produção de fakes news contra sua pessoa. PF irá investigar.

 
Uma aliança entre MDB e PT para as eleições de 2022. Esse é o sonho do Eunício Oliveira para voltar ao Senado como candidato de oposição.

Problema é se Camilo disputar o mesmo cargo de senador pelo PT, em aliança com FGs. Aí, para Eunício restaria enfrentar Ivo no Governo.

 
O suplente de deputado estadual cratense Rafael Branco está otimista em assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa. Ele é o quarto suplente.
 
Rafael quer assumir na vaga do deputado Walter Cavalcante, que pediu licença para cuidar das candidaturas do MDB em Fortaleza.
 
O ex-prefeito Samuel Araripe foi condenado pela Justiça cratense, por improbidade. A sentença cabe recurso. Enquanto isso, Samuel fica inelegível.
 
Ainda no Crato, o Psol anunciou a pré-candidatura da professora da Urca, Zuleide Queiroz. Ela foi candidata a federal e teve cerca de cinco mil votos.

 
Desculpe a ignorância, a Polícia Federal dará um jeito de identificar os autores dessas fakes news que sujam a imagem da política de Juazeiro do Norte?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ