Jornal do Cariri
Camilo descarta candidatura de Onélia à prefeitura
18/04/23 0:00

O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou de modo definitivo que a secretária de Promoção Social do Estado, Onélia Santana, não será candidata ao cargo de prefeita de Juazeiro do Norte nas eleições de 2024. Onélia sente-se lisonjeada por ter o apoio do PT juazeirense, mas a possibilidade de encarar às urnas no ano que vem está fora de questão. Camilo confessou que o PT terá um candidato forte e competitivo, mas não detonou, por enquanto, a possibilidade, no seu entendimento, de rifar à candidatura à reeleição do prefeito Glêdson. Uma saída que agradaria a Camilo seria o prefeito Glêdson apoiar o nome do seu vice, Giovanni Sampaio, a sua sucessão. Em 2026, Glêdson seria candidato a deputado estadual e Fernando Santana a deputado federal, numa chapa que seria apoiada pelo próprio ministro Camilo e também pelo prefeito Giovanni. Camilo acredita que lançado pelo PT e incensado pelo prefeito Glêdson, a candidatura de Giovanni Sampaio se torna imbatível. A questão é que Glêdson é candidato à reeleição e não abre mão de tentar permanecer mais quatro anos na cadeira de prefeito.

Planos de Camilo para candidatura petista

Se o vice-prefeito Giovanni Sampaio não aceitar ser candidato à sucessão do prefeito Glêdson, o ministro Camilo Santana sugere o nome do vice-presidente da Assembleia, Fernando Santana, como uma boa alternativa eleitoral. Entretanto, Camilo frisa que essa escolha depende do desejo do próprio Fernando Santana, que hoje tem uma eleição quase que imbatível para suceder Evandro Leitão na presidência do Poder Legislativo do Ceará. Fernando Santana ainda não se manifestou sobre suas pretensões eleitorais. Porém, é inegável que ser candidato à prefeito de Juazeiro e disputar à presidência da Assembleia são duas posições que honram qualquer político no Estado. Fernando Santana está ciente e fazendo consultas sobre o melhor caminho a seguir. Tanto se sente orgulhoso de concorrer à prefeitura juazeirense quanto entrar na briga para substituir presidente Evandro Leitão. Nessa eleição, a tendência seria Fernando Santana ser candidato único.

Guerra de vaidades no PT juazeirense

A posição tomada e divulgada nas redes sociais pelo ex-prefeito e ex-deputado estadual Manoel Santana, está sendo questionada por membros do Diretório Municipal. O questionamento não deve ser formalizado oficialmente, mas os opositores ao lançamento da candidatura Onélia Santana provocou ciúmes internamente. Esses petistas que queriam mostrar intimidade com Camilo, prometem causar desconforto ao presidente Manoel Santana na próxima reunião do PT. Essa ameaça nunca se concretizará. Primeiro, porque esses petistas não vão enfrentar à liderança do ministro Camilo. Segundo, Onélia não será candidata, e isso está resolvido. O lançamento do nome da secretária Onélia mostra a força de Camilo e da própria Onélia na política de Juazeiro do Norte. Esse suposto racha no PT juazeirense é na verdade, guerra de vaidades. Esses militantes petistas queriam serem ouvidos e assinarem um documento para manifestar apoio à candidatura de Onélia Santana, agradando ao ministro Camilo. Esse assunto está superado com o anúncio de Camilo de que Onélia não disputará às eleições municipais de 2024. O PT terá de definir outro candidato.

PT sem Onélia precisa definir novo nome

Com as declarações do ministro Camilo de que a secretária Onélia Santana está fora da corrida eleitoral no ano que vem , o PT deve abrir consultas sobre qual candidato irá apoiar. Os petistas que dizem discordar do dirigente Manoel Santana, querem carinho. E Essa turma é minoritária no Diretório Municipal do PT de Juazeiro do Norte. Tanto, que alegam estarem protestando apenas da foto divulgada por Santana, que teria apenas dois membros do Diretório. Os opositores de Manoel Santana, garantem não serem contra a indicação de Onélia Santana. Discordam da forma como está sendo conduzida a articulação. A questão é: Manoel Santana tem a maioria do Diretório e garante que conta com apoio na decisão anunciada a favor de Onélia e bate martelo: só não será candidata à Prefeitura de Juazeiro, pelo do PT, se não quiser. Manoel Santana continuará insistindo na defesa do nome da secretária Onélia Santana. E por enquanto, o PT e Santana não procuraram outros partidos e lideranças para uma composição eleitoral, independente do candidato ainda a ser definido.

Gilmar Bender assume União Brasil em Juazeiro

O empresário Gilmar Bender comandará o União Brasil em Juazeiro do Norte para as eleições de 2024. Bender deixa o PDT, que deve ir para o ex-prefeito Arnon Bezerra. A indicação de Bender é do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, depois de conversas com o presidente estadual Capitão Wagner e o deputado federal Danilo Forte. Na ultima sexta-feira (14), durante a passagem de Danilo por Juazeiro, houve uma conversa dele com prefeito de Juazeiro do Norte. Com a indicação, Glêdson garante o apoio do União para sua base eleitoral. O União Brasil se soma ao PP de AJ e Zezinho Albuquerque, hoje, comandado em Juazeiro pelo suplente de deputado federal e ex-vereador, Tarso Magno. Glêdson constrói um bom tempo de televisão, mas continua com pouquíssimo apoio político local. Bender promete iniciar um trabalho para tentar reverter essa situação. Enquanto isso, o prefeito acredita que conseguirá marchar com a mesma base que o levou à vitória em 2020. Não será fácil.

Crato e Barbalha estão resolvidos para Camilo

Se o ministro Camilo ainda não sabe a quem apoiará nas eleições municipais em Juazeiro, onde o prefeito Glêdson vibra ao saber que a secretária Onélia não será sua adversária nas urnas, nos municípios do Crato e Barbalha, a situação é totalmente diferente. O governador Elmano de Freitas entregou a tarefa de montar palanques no Cariri a Camilo Santana. E o ministro da Educação está agindo com rigor e de olho em pesquisas para decidir os cenários eleitorais, ainda este ano. Em Barbalha, não há mais dúvidas: o prefeito Guilherme Saraiva, que está muito bem avaliado e construiu uma base eleitoral sólida, disputará sua reeleição. Nem Guilherme nem Camilo nem Elmano sabem quem será seu adversários. Os dois nomes mais fortes na oposição - Argemiro Sampaio e Rommel Feijó- estão inelegíveis. Daí, a oposição procurar um candidato. Já no Crato, Camilo repetiu um mantra: o prefeito Zé Ailton Brasil escolhe o seu candidato e terá nosso apoio incondicional. Zé Ailton faz consultas, mas está respaldado também pelo deputado José Guimarães que não questionara sua escolha.

Disse me disse…

Depois de assumir a diretoria de negócios da Adece, o suplente de deputado federal Rafael Branco partiu para a defesa aberta do Governo.

Em entrevistas, Rafael pediu mais unidade da base para a eleição de 2024 no Crato. Criticou os que se colocam precocemente. Recado a Pedro Lobo.

O professor Carlos Kleber é o nome do grupo que domina a direção da Universidade Regional do Cariri há pelo menos 12 anos.

Carlos Kleber é o atual vice-reitor, na gestão do professor Lima Júnior. A gestão sucede Otonite Cortez e Patrício Melo. O registro da chapa foi dia 13.

Conhecida pela atuação à frente da assessoria do vice-prefeito Giovanni Sampaio, Estefania Loiola anunciou mudança de posto. Essa decisão causou surpresa.

Estefânia vai para o gabinete do prefeito Glêdson redigir ofícios. Os motivos da troca não serão divulgados.

Desculpe a ignorância, com Onélia Santana fora do páreo, qual será o nome do PT à sucessão do prefeito Glêdson Bezerra?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ