Jornal do Cariri
Camilo assume papel de novo líder do Ceará
04/10/22 0:00

Não era o desejo de Camilo Santana decretar o fim da oligarquia Ferreira Gomes no Ceará. Ao conversar com Ciro e Cid Gomes, antes da campanha eleitoral começar, Camilo disse estar disposto a entregar de volta o controle do Estado. Era grato, e faria o que Ciro e Cid quisessem. Na reunião, Ciro pediu a opinião de Camilo sobre quem deveria ser o candidato. Ele defendeu à reeleição da governadora Izolda Cela. Ciro e Cid concordaram. Depois, Ciro mudou de idéia. E a história agora é outra. E todos conhecem. Ciro obteve 6,80% dos votos do Ceará, e seu candidato Roberto Cláudio teve menos de 15% dos votos no Estado. Para completar o cenário de desastres, Leônidas Cristino não se reelegeu. E sua irmã, Lia escapou na contagem final dos votos. Estava fora até 98% da apuração. Cid contabiliza, ainda, a derrota do sogro, Leitão Moura. Ciro concedeu uma entrevista coletiva, neste domingo (02), quando anunciou a sua aposentadoria da política. Dias antes, quem anunciou sua decisão de não mais participar de eleições, foi o prefeito de Sobral, Ivo Gomes. Cid Gomes mantém a amizade e Camilo, o respeito a Cid. Porém, seu prazo de validade tem data para acabar: 31/12/2026, quando se encerra seu mandato de senador. Começa, agora, em 1º de Janeiro de 2023, um novo ciclo político no Ceará. Com uma cara nova, e filho do Cariri, é o tempo do novo líder do Ceará, Camilo Santana.

Camilo obtém votação consagradora nas urnas

O desempenho de Camilo Santana no Ceará é impressionante. Foi eleito senador com a maior votação da história do Ceará. Foram 3.389.513 votos ou 69,76% do colégio eleitoral cearense. Nos três principais municípios do Cariri, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, Camilo arrasou com votações marcantes, que entraram para a história. Seu melhor desempenho foi em sua terra natal, o Crato. Lá, Camilo tirou 88,82% dos votos cratenses. Será difícil um candidato repetir um dia essa votação. Mas, essa explosão de votos não para aí. Em Juazeiro do Norte, Camilo teve uma de suas melhores votações em todo o Ceará. Conseguiu 81,86% dos votos dos juazeirenses. Foram mais de 110 mil votos. O quadro eleitoral não foi diferente em Barbalha. Lá, Camilo foi votado por 78,18% de todos os eleitores. A média ponderada do senador eleito no Crajubar é impressionante: 82,95% de votos. Demorará anos para essa votação ser superada.   

Elmano consegue superar os 71% de votos

Ainda na noite de domingo, ao comemorar a vitória no seu comitê em Fortaleza, o governador eleito Elmano de Freitas mostrou toda a sua lealdade e e gratidão a quem o escolheu candidato à sua sucessão, e o elegeu com uma votação arrasadora no 1º turno. Elmano venceu às eleições de modo surpreendente, já que ele próprio confessou em entrevista coletiva, após a vitória, que estava se preparando para o 2º turno. Elmano teve 54,02% dos votos dos cearenses. No Cariri, no triângulo do Crajubar, a votação média de Elmano foi 71,62%, um índice que repete o êxito das campanhas de Camilo, quando se candidatou ao Abolição. Esse poder de transferência de votos mostra a força eleitoral de Camilo. E Elmano soube reconhecer. No seu 1º discurso como novo governador do Ceará apontou o futuro da nova política: o Ceará passará pelo aprofundamento do estilo Camilo, do diálogo, da dedicação ao cuidar das pessoas e da busca por mudar o cenário econômico, gerando empregos e qualidade de vida.

Fernando,Yuri e Davi grandes vencedores

Subestimados pela maioria das lideranças políticas do Cariri, os candidatos a estadual, Davi de Raimundão, e a federal, Yury do Paredão, acabaram surpreendendo com suas eleições. Foram os maiores vitoriosos na perspectiva de disputarem à prefeitura de Juazeiro do Norte em 2024. Davi desbancou o favorito à última vaga do MDB, do deputado Audic Mota, e também atropelou o deputado Leonardo Araújo. Sobreviveu ao fato do MDB só ter eleito três deputados estaduais. Já Yury surfou na onda do PL, que teve André Fernandes e Júnior Mano com desempenho acima de 200 mil votos. Yury apostou alto e conseguiu vencer uma eleição, quase impossível, para um novato. Além de Yury e Davi, o Crajubar teve a destacar a eleição de Fernando Santana, com uma votação expressiva: somente nos 03 municípios do Crajubar contou 39.457 votos. E ainda tem a seu favor ter obtido a 4ª maior votação entre os 46 deputados estaduais com 111.639 votos.  Fernando é o nome a suceder Evandro Leitão na Assembleia. E um dos políticos mais influentes no Ceará.

Arnon e Nelinho sofrem derrotas contundentes

As eleições deste ano serão marcadas pela grande quantidade de políticos que devem abandonar as próximas disputas. E o desastre eleitoral do ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, ameaçam encerrar a sua vitoriosa carreira política. Arnon teve pouco mais 37 mil votos e, ao lado de Nelinho Freitas, foram duas decepções desta eleição. Nelinho, que errou desde o início, ao trocar a disputa de deputado estadual por uma vaga na Câmara Federal, além de decidir se filiar ao MDB, que faria apenas uma vaga na bancada cearense de 22, também decepcionou: não atingiu os 40 mil votos e ficou pelo caminho. Ao contrário de Nelinho, Arnon deve abandonar o protagonismo eleitoral. Na base de Nelinho, o rompimento da parceria com Davi, desde a eleição passada, é um assunto em pauta. Há quem defenda uma troca na chapa para prefeito de Juazeiro: Davi para prefeito e Nelinho para vice.

Vereadores de Juazeiro derrotados e desgastados

A impressão que a coordenação de campanha do candidato derrotado, Roberto Cláudio, tem, é que os vereadores de Juazeiro do Norte não têm voto. O pedetista fechou apoio com 14 dos 21 parlamentares juazeirenses, mas o resultado nas urnas foi simplesmente humilhante. Não adiantou a chuva de críticas aos governos de Camilo Santana e Izolda Cela, percebidos na Câmara nos últimos dias de campanha. Roberto Cláudio teve apenas 4,52% dos votos ou pouco mais de 6 mil sufrágios. Nas redes sociais, os 14 vereadores estão preferindo não comentar o resultado. A humilhação é total. A coordenação da campanha de RC no Cariri avalia que os vereadores fingiram fazer a campanha. Agora, esses 14 vereadores precisam ficar atentos as suas reeleições, pois suas imagens estão destruídas.

Disse me disse…

Prefeito Glêdson Bezerra soma duas derrotas acachapantes: seu federal teve apenas 13.156 votos. Foi o 3º mais votado de Juazeiro do Norte. Seu candidato ao Governo, Capitão Wagner, perdeu com apenas 26,55% votos. Para se alegrar, às vitórias de Camilo Senador e Fernando Santana.

José Guimarães foi o deputado federal mais votado do Crajubar. Contabilizou 22.369 votos. No Crato, foi o mais votado com 8.388. Em Juazeiro do Norte, não decepcionou e conseguiu 4.955. Já em Barbalha, a votação foi a maior do Município com 9.026.

O 2º mais votado do Crajubar foi Arnon Bezerra com 17.427 votos. Um número que não foi o que ele planejava ter para conseguir uma das vagas no PDT.

Arnon Bezerra enfrentou problemas de financiamento de sua campanha. O PDT doou apenas R$ 1 milhão. Dinheiro insuficiente para conseguir o mandato de federal, num partido tão concorrido.

Prefeito Roberto Pessoa, um apaixonado pelo Cariri, rindo à toa com a eleição da filha, Fernanda Pessoa, para a Câmara Federal, com 121.469 votos. No Crajubar, foi muito bem votada, com 8.145. Foi a mais bem votada no União Brasil, que elegeu 04 deputados.

Desculpe a ignorância, o prefeito Glêdson Bezerra vai apoiar à reeleição de Bolsonaro ou a Lula na disputa pelos 2º turno presidencial?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ