Câmara de Aurora cobra ações contra violência
16/12/25 0:00

A pauta da segurança pública, no Ceará, tem ganhado cada vez mais espaços no debate político do interior. A realidade, tratada com preocupação, acaba aumentando crises internas no PT e em partidos da base aliada ao Governo. Em Aurora, durante a última sessão do ano, dia 12, o presidente da Câmara, Osasco Gonçalves (PT), fez um discurso cobrando responsabilidades do prefeito Marcone Tavares e do governador Elmano de Freitas, ambos do PT. Osasco exigiu ações concretas para devolver a tranquilidade à população, que segundo ele, não consegue mais sentar nas calçadas no fim de tarde. Em 2025, o município teve o maior índice de homicídios já registrado. Para Osasco, Aurora vive o momento mais crítico de sua história, com relação à segurança pública. Ele avalia que a situação não é tratada como deveria e que as autoridades responsáveis precisam dar respostas à população. A base de Marcone não pensou duas vezes, antes de alertar que o prefeito não é responsável, colocando a crise no colo de Elmano.

Vereador cassado

Em sessão no dia 12, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve a cassação do vereador de Abaiara, João Neto Sampaio (MDB). Foram 5 votos a 1, referendando a decisão da 26ª Zona Eleitoral. As decisões se basearam em denúncias do PDT, apontando compra de votos pelo ex-prefeito Chico Sampaio, para o sobrinho João Neto. Para a Corte, o esquema desequilibrou a eleição, diante dos 32 votos que separaram João Neto de seu adversário mais próximo. Chico Sampaio foi flagrado com R$ 5,7 mil em espécie e santinhos do sobrinho. Na investigação, a Polícia Federal identificou áudios, vídeos, fotografias e mensagens com ofertas em dinheiro e combustível; tudo em troca de votos. Celulares apreendidos entregaram o esquema, que cassou João Neto e deixou Chico inelegível.

Expectativa por mudanças

Com um primeiro ano repleto de crises, inclusive com possibilidade de cassação, a gestão do prefeito de Abaiara, Professor Angin (PT), quer mudanças. Angin admitiu que é preciso fazer correções e, no dia 9, reuniu o secretariado para planejar a gestão, alinhar as secretarias e redefinir metas. O gestor não escondeu que é preciso avançar muito para chegar ao ideal e garantiu que, em 2026, vai estabelecer diretrizes que garantam mais eficiência, transparência e resultados concretos para a população. O planejamento acabou se destacando pela cobrança, o que levantou, nos bastidores, a expectativa por mudanças no secretariado. As mudanças, no segundo ano de gestão, acaba sendo normal para gestões públicas. Mas, até agora, Angin não falou sobre o assunto.

Cartas marcadas

A gestão do prefeito Eronildes Santos (PSB) está na mira do Ministério Público do Estado, sob acusação de fraude e favorecimento em processo seletivo para os cargos de diretores e coordenadores de escolas. A denúncia, feita pelo professor Cícero Palácio, líder da oposição, aponta que o resultado com os nomes dos aprovados já era conhecido, mesmo antes da aplicação das provas, inclusive, em que escolas seriam lotados. Com as denúncias na mão, o promotor Leonardo Marinho solicitou informações da Secretaria de Educação, que não respondeu. Com a recusa, o promotor recomendou que o prefeito e a secretária de Educação, Josefa Souza, anulem imediatamente o processo, sob pena de responder a Ação Civil Pública. A gestão não se manifesta e a oposição cobra transparência.

Enquanto isso...

Ainda em Tarrafas, para a suspensão da seleção, o promotor Leonardo Marinho apontou suspeitas como uma lista paralela com aprovados e a realização de capacitação com os candidatos antes do resultado.

E mais grave, na lista, uma possível pratica de nepotismo, com parentes de políticos entre os aprovados, além da falta de transparência na divulgação e omissão da gestão de Tarrafas, diante das requisições ministeriais.

Em Farias Brito, a semana foi de pensar o próximo ano letivo e a festa dos 89 anos de emancipação política. Sem crise, a educação preparou o calendário de matriculas para 2026 e prepara a semana pedagógica.

Nos festejos do município, que iniciaram no dia 12 e seguem até o dia 21, a gestão Deda Pereira preparou uma programação com atividades cívicas, esportivas, culturais e artísticas. Na Câmara, não houve questionamentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE