Jornal do Cariri
Câmara anuncia punição para evitar quebra de decoro nas sessões
Presidente Odair Matos comunicou a primeira punição na última semana
Foto: reprodução de redes sociais
Robson Roque
22/02/22 15:30

Deboches, ironias e ânimos exaltados definem o clima entre vereadores de situação e oposição nas sessões legislativas na Câmara Municipal de Barbalha, neste início de 2022. Diante dos constantes embates acirrados, o presidente Odair José de Matos (PT) anunciou que tomará medidas para conter os ânimos dos parlamentares e trazer de volta o decoro para as reuniões legislativas.

Na semana passada, ele chegou a comunicar a primeira punição, advertindo a conduta do vereador Rildo Teles (PSDB), por interromper discursos de outros vereadores. O tucano protestou contra a atitude e prometeu judicializar contra a medida. Na sessão anterior, Rildo e Odair, que integram oposição e situação, respectivamente, já haviam travado uma discussão entre si.

“Fico realmente preocupado porque, diante de algumas situações, a Câmara vai ter que tomar medidas que serão complexas, mas eu estou muito preocupado com a forma como está se colocando, como está se posicionando. Então, medidas serão tomadas”, dizia Odair de Matos, enquanto Rildo Teles reclamava ao fundo. Odair registrou uma advertência contra Rildo, na sessão da última terça-feira (15), “por interromper a fala do colega”.

Na semana passada, os ânimos voltaram a se exaltar quando os parlamentares discutiam sobre a gestão do prefeito Guilherme Saraiva (PDT), comparando-a com a administração anterior, do ex-prefeito Argemiro Sampaio (que deve se filiar ao União Brasil). “Quando a gente fala que é um descaso, que essa administração é irresponsável e um desmantelo, tem vereador que fica com biquinho, com raiva, fica louco de raiva”, debochou Tárcio Honorato (Podemos).

O parlamentar tinha protagonizado uma discussão com André Feitosa (PSB) com gritos e tapas na mesa. “Como eu fazia parte da oposição, fico aqui não querendo ironizar, mas dá vontade de rir da forma como alguns colegas se expressam aqui. Não tem condições de vocês fazerem uma oposição batendo em nós, se vocês quebraram o Município ao meio.

Deixaram entregue às baratas”, ironizou Dorivam Amaro sobre a fala de Rildo Teles e outros vereadores de situação. Líder do prefeito Guilherme na Câmara, o vereador Professor Ilânio (PDT) interviu nas discussões. Para ele, “a gestão passada não pode ser parâmetro” para avaliar a atual administração. “Porque ela não deu certo, ficou quatro anos e o povo da Barbalha desaprovou. Não podemos seguir o que fez a gestão passada, porque senão vamos cometer os mesmos erros”, analisou o parlamentar

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ