Jornal do Cariri
Caldeirão da Santa Cruz será novo parque estadual
Sítio Caldeirão representa área de interesse patrimonial, no contexto histórico-cultural cearense
Geneuza Muniz
20/12/22 8:00

O município de Crato ganhará um novo parque estadual, localizado na encosta da Chapada do Araripe, no Distrito de Santa Fé, a cerca de 20 km da sede do município. O Parque Estadual do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto ou PARES do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto possibilitará a implementação de programas e projetos contínuos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, além de instrumentos de gestão para a adequação das romarias anuais, visitações, proteção da biodiversidade, proporcionando a salvaguarda e promoção da história do Caldeirão. A autorização foi assinada pela governadora Izolda Cela, na última semana. Oórgão será gerido pelo governo do Estado.


Padre Vileci Basílio, articulador da Romaria do Caldeirão, comemora a decisão. “Sempre foi um desejo nosso, da organização da romaria, essa ideia de transformar esse espaço em área de preservação ambiental. Caldeirão foi uma experiência do bem-viver, originalmente proposto pelos povos indígenas, com uma produção agroecológica”. 

Stephenson Ramalho, secretárioadjunto de Meio Ambiente, pontua que a criação do parque é uma parceria do Estado com o Município, já que a posse do terreno e o suporte técnico será responsabilidade da administração local. "Trazer uma Unidade de Conservação em uma área pouco coberta, para a comunidade do entorno, é uma forma de atrair pessoas e o turismo sustentável para a região”. O Sítio Caldeirão também representa uma das áreas de maior interesse patrimonial, no contexto histórico-cultural cearense, por ter sediado, entre 1928 e 1937, uma experiência comunitária fundamentada na autogestão e na religiosidade popular.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ