Jornal do Cariri
Barbalha e Crato aplicam 4ª dose contra a covid-19
O público alvo, nesse momento, são os idosos acima de 80 anos
Foto: Fabiane de Paula
GENEUZA MUNIZ
12/04/22 19:00

As cidades de Crato e Barbalha iniciaram, na última semana, a aplicação da 4ª dose da vacina contra a covid-19 ou segunda dose de reforço. O público alvo, nesse momento, são os idosos acima de 80 anos. A orientação do Ministério da saúde é que seja aplicada preferencialmente a Pfizer. Segundo dados da Sesa, 90,52% dos idosos com mais de 80 anos já receberam as três doses da vacina, mas precisam esperar o intervalo para a 4ª dose.

A coordenadora especial de Atenção ao Cidadão da Secretaria de Saúde do Crato, Silvia Biscuccia, detalhou como tem sido essa distribuição. “O Município estará aplicando a 4ª dose inicialmente para os idosos acima de 80 anos e que têm 120 dias da primeira dose de reforço. A vacinação acontecerá sempre às quartas e sextas-feiras, de 08h30  às 11h nas unidades de saúde.

Silvia explica que, conforme dados repassados pelo setor de imunização, a cidade de Crato tem, hoje, 1.800 idosos aptos a  essa segunda dose de reforço. “Então, aquele idoso que já tem acima de oitenta anos e com 120  dias da primeira dose de reforço, pode comparecer às unidades de saúde mais próximas. Aqueles idosos que são restritos ao leito, um acompanhante, um familiar pode ir até a unidade e agendar, junto à equipe de saúde, para que aquela vacina seja aplicada em domicílio daquele idoso.”

A cidade de Barbalha iniciou no mesmo dia que Crato a imunização para esse grupo. De acordo com Adriana Rocha, Coordenadora de Imunização, o Município possui, atualmente, uma média de pouco mais de 300 idosos aptos a receber a quarta dose. Em Juazeiro do Norte, segundo a secretária de Saúde Francimones Albuquerque, a Prefeitura ainda aguarda receber as doses.

Outras campanhas


As campanhas de vacinação contra influenza e sarampo no Ceará acontecem simultaneamente,  no período entre 4 de abril e 3 de junho de 2022. Em Crato, a coordenadora Silvia explica que esses idosos que estão tomando a segunda dose de reforço só irão tomar a primeira dose do imunizante contra a influenza quinze dias após tomar a da covid.
Já em Barbalha, Adriana Rocha, coordenadora de Imunização, destaca que a aplicação da vacina contra a influenza e a quarta dose contra a covid-19 pode ser feita de maneira simultânea, evitando que este público precise se deslocar novamente aos pontos de vacinação.
Desde o início da pandemia, esse público é um dos que requer mais atenção, devido à deficiência no sistema imunológico, a fragilidade dos pulmões e a não realização de atividades físicas regularmente. No Ceará, cerca de 7.650 óbitos foram de idosos acima de 80 anos, sendo, portanto, um percentual de 28,53% de todos os óbitos. Ao todo, foram mais de 26.800 mortes no Estado até hoje.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ