Jornal do Cariri
Avança candidatura da Chapada do Araripe a Patrimônio da Humanidade
Objetivo do encontro foi apresentar a pesquisa desenvolvida para construção do dossiê sobre a Chapada.
Foto: Lucas Nunes
Luan Moura
13/04/21 16:55

Prefeitos, secretários de Cultura e Meio Ambiente de municípios caririenses e do estado de Pernambuco, junto ao Comitê Intersetorial do Projeto Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade, se reuniram no primeiro encontro de gestores públicos de Cultura e Meio Ambiente da Chapada do Araripe. O objetivo do evento, que aconteceu na última semana, foi apresentar a pesquisa desenvolvida para construção do dossiê que pretende lançar a candidatura da Chapada à Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Na ocasião, também foi abordado o registro do sítio como paisagem cultural e natural do Estado e uma agenda de eventos para discutir a candidatura.

Para um dos idealizadores do projeto e fundador da Casa Grande, Alemberg Quindins, a candidatura é uma chancela internacional de reconhecimento do patrimônio material e imaterial da região, “que nós já conhecemos e vivenciamos, que nos acompanha desde as festas tradicionais como lapinha, reisado, ciclo natalino e da colheita. Vejo a importância de se mostrar esse celeiro cultural ao planeta, que tem toda uma formação desde sua idade geológica, pré-história e moderna, que faz com que tudo isso se conecte em forma de museus”, explica o pesquisador. A orientação do projeto está sob o comando da professora Maria Conceição Lopes, da Universidade de Coimbra, junto aos professores da Urca, José Patrício Melo e Sandra Nancy. Após a finalização, o material será apresentado ao Iphan para entrar na lista de indicações para submissão.

Hoje, no Brasil, existem cerca de 28 sítios considerados como patrimônio bens culturais, naturais. A decisão de candidatar a Chapada do Araripe a Patrimônio Mundial ganhou força em agosto de 2019, com a realização do “I Seminário Internacional Chapada do Araripe - Patrimônio da Humanidade”, que contemplou as cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Nova Olinda. O encontro contou com a participação de gestores públicos, artistas, mestres, acadêmicos, pesquisadores e representantes de instituições para construir parcerias e estabelecer estratégias necessárias para elaboração da proposta de reconhecimento internacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ