JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Áudio vaza e população supõe assédio moral em Mauriti
08/04/25 0:00

Um áudio vazado nas redes sociais pode revelar uma situação de ‘assédio moral’ a um paciente da rede pública de saúde em Mauriti. O diálogo mostra um paciente e um possível funcionário da saúde, onde um homem - identificado como “Tico” - reclama da demora no atendimento e acaba ironizado e aconselhado a procurar o serviço particular, caso estivesse com pressa. “Você não pode esperar? Tem que pagar um plano de saúde, aí você chega lá e você não espera”, diz o funcionário. O paciente, vindo da zona rural, teria chegado às 21 horas e o atendimento aconteceu próximo à meia noite, mesmo não existindo fila. O prefeito João Paulo (PT) não se manifestou sobre a denúncia, mesmo após a grande repercussão municipal. A cobrança dentro da própria base aliada é para que o prefeito autorize imediatamente uma sindicância para apurar o caso. Na oposição, a expectativa é por um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar, além do assédio, a contratação de pessoal e compras efetuadas pela Secretaria de Saúde do Município.

Deu o esperado

Depois de questionamentos sobre as muitas viagens do prefeito de Abaiara, Professor Angim (PT), veio a resposta. Uma consulta ao Portal da Transparência, revelada pelo Blog do Veríssimo, mostrou que Angim usou diárias oficiais para participar da festa de aniversário do deputado federal José Guimarães (PT), em Fortaleza, no dia 15 de fevereiro. Na justificativa oficial, o prefeito e dois secretários confirmam o encontro com Guimarães, mas, para tratar de “assuntos de interesse do Município”. O que se viu nas redes sociais foram presenças em uma festa de parabéns ao deputado. Os empenhos mostram que prefeito e secretários ficaram na capital nos dias 14 e 15, ao custo de R$ 2,2 mil em diárias. A oposição deve pedir o ressarcimento do valor aos cofres públicos.

Trabalho mal feito

A pressão da população de Santana do Cariri acabou paralisando a construção da estátua da menina Benigna. A motivação para a paralisação é simples: o serviço está mal feito. Na ânsia de entregar a obra, mesmo mal feita, o prefeito Samuel Cidade (PT) não havia notificado o Governo do Estado sobre a necessidade de retificação na face da beata. O governador Elmano de Freitas (PT) fez o anúncio da reconstrução no dia 2, após comunicar o prefeito Samuel e o deputado estadual Fernando Santana (PT), principal articulador para o monumento. No processo, a Prefeitura de Santana só tinha um papel: fiscalizar a obra. Sem o acompanhamento eficaz, o Estado terá um custo adicional para a correção. É a chamada farra com dinheiro público. É preciso responsabilizar a ineficiência.

Em busca de respostas

A oposição ao prefeito de Caririaçu, Acácio Leite (PT), deve fazer seguidos pronunciamentos na Câmara, durante as sessões desta semana. A ideia é relembrar a denúncia de nepotismo na gestão. O caso foi denunciado em janeiro, mas, até agora, não houve resposta eficaz da Justiça. Ao assumir a Prefeitura, Acácio Leite nomeou cinco familiares como secretários e outros quatro como adjuntos. A lei até permite, em caso de cargos executivo, como secretários, mas a oposição alega o excesso de familiares no comando da gestão. O caso mais emblemático é do ex-prefeito Edmilson Leite, primo e principal apoiador de Acácio, que virou secretário de Governo. O custo familiar aos cofres públicos com os cargos pode ultrapassar os R$ 45 mil por mês. Caririaçu virou um clã!

Enquanto isso...

Na Câmara de Altaneira teve denúncia recorrente. Na sessão de 31 de março, o vereador Gean Moura (PT) denunciou o fechamento do escritório da Cagece no município há mais de 30 dias, sem qualquer explicação.

Apesar da Cagece ser ligada ao Governo do Estado, gerido pelo PT, seu partido, Gean disse ter recebido muitas reclamações da população, que precisa se deslocar até Nova Olinda em busca de atendimento.

Em Araripe, o prefeito Zé Gordinho (PT) recebeu o deputado estadual Davi de Raimundão (MDB), no dia 03. O prefeito apresentou projetos de interesse do município e o deputado se colocou à disposição.

Davi inicia sua corrida pela região em busca de apoio para 2026. Não foi à toa a presença do presidente da Câmara, Tico Gente Boa, e outros seis vereadores. Oficialmente, Zé Gordinho e Davi não fecharam nada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE