Jornal do Cariri
Arnon e Glêdson largam na frente
20/10/20 15:15

Às eleições de Juazeiro do Norte estão movimentadas. Até o dia 22/10, prefeito Arnon Bezerra saberá se conseguirá ser candidato à reeleição. Não está fácil. Arnon não conseguiu, até agora, uma liminar suspendendo os efeitos de sua inelegibilidade no TCU e no TCE do Ceará. Apesar da dúvida, saíram os números da primeira pesquisa Jornal do Cariri- RealTime- Big Data. Há um empate técnico entre Arnon e o candidato de oposição, seu principal adversário Glêdson Bezerra: 25% a 23%. A eleição está polarizada entre os dois principais adversários. Atrás, estão Ana Paula Cruz com 13% e Nelinho Freitas com 6%.

RealTime-Big Data analisa rejeição

Os dados sobre a desaprovação da administração Arnon será um empecilho a conquista de um novo mandato de prefeito, caso ele consiga viabilizar sua candidatura. Na pergunta sobre rejeição, Arnon lidera com 22%, seguido por Glêdson com 19%. Atrás vem Ana Paula Cruz e Nelinho Freitas, com 7% cada. Mas, o índice de desaprovação é elevado: 39%. A favor de sua reeleição, a aprovação 48%. Governo Arnon tem 29% de ótimo/bom contra 25% de ruim/péssimo. É uma gestão que mostra a população dividida. Bem diferente do Governo Camilo, que aparecer com uma aprovação de 83%, contra apenas 10% de desaprovação.

Ferreira Gomes vivem inferno astral

Não bastassem tanto Ciro quanto Cid Gomes estarem com covid - Cid não confirma - o inferno se abateu sobre a oligarquia que controla o Ceará desde 2006. Polícia Federal deflagrou a Operação Marquetagem no Ceará, para investigar o propinoduto de R$ 25 milhões do senador Cid Gomes e seu grupo com a JBS. Dezenas de empresas foram investigadas e foram alvos da PF. Cid negou que tenha havido operação em seu apartamento na Aldeota, em Fortaleza, contudo o cerco contra essas fraudes aumenta.

Camilo trabalha para eleger aliados

O governador Camilo Santana autorizou mais uma pesquisa interna nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A pesquisa, realizada pelo Instituto Opnus, que trabalha para o Abolição, quis saber o nível de crescimento dos candidatos governistas nessa primeira etapa da campanha eleitoral. Camilo deve vir ao Crajubar durante essa semana, para apresentar os resultados pessoalmente e ajudar a montar as estratégias para a segunda etapa das campanhas. Em Juazeiro, os dados já são conhecidos com a publicação da primeira pesquisa Jornal do Cariri - RealTime- Big Data. Camilo está ciente que são reduzidas as chances de Arnon se manter candidato.

Base de Arnon minada por Raimundão

O prefeito Arnon Bezerra, candidato à reeleição em Juazeiro do Norte, está muito chateado com o ex-prefeito e ex-aliado Raimundão. Articulador político do candidato do PSDB, Nelinho Freitas, Raimundão está tirando um a um os apoiadores de Arnon. Os últimos foram os vereadores do “Cidadania” – Rosane de Ronas Motos, Domingos Borges e Valmir Domingos. Mais recente, Raimundão arrancou o PL, de porteira fechada, da base de Arnon. Muito insatisfeito, Arnon teria ligado para Raimundão dizendo cobras e lagartos. Raimundão ouviu e disse apenas que faz parte do jogo. Arnon rebateu dizendo que isso é jogo baixo e que o troco virá. O clima em Juazeiro começa a ganhar ares de guerra do vale tudo. E o Ministério Público Eleitoral precisa ficar de olho bem aberto, pois há denúncias de motivações pouco republicanas nessas mudanças de lado.

MPE mira candidatos em Juazeiro

O Ministério Público Eleitoral não perdoou nenhum dos candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte. Na última semana, dia 11, o órgão ingressou com representação contra partidos e coligações por propaganda irregular e violação às normas de combate à covid-19. As coligações “Por amor a Juazeiro” de Ana Paula Cruz (PSB); “Juntos para seguir mudando” de Arnon Bezerra (PTB); “Nós podemos” de Gledson Bezerra (Podemos) e “Todos por Juazeiro” de Nelinho Fretas (PSDB); além do PSOL, PCdoB, PCO e PSL, foram denunciados por aglomerações em caminhadas, carreatas e passeatas. A multa proposta pelo MPE é de R$ 5 mil. O MPE também ingressou com pedido de impugnação da candidatura do prefeito Arnon Bezerra.

Evento no Crato termina em bala

Uma caminhada do candidato a prefeito do Crato pelo PROS, Aluísio Brasil, acabou na bala, no fim de semana. O evento político acontecia no Alto da Penha e era puxado por um paredão rebocado por um trator. O veículo foi abandonado por problemas técnicos ainda na subida do bairro e acabou sendo denunciado à Justiça Eleitoral, que foi fazer a apreensão com auxílio da Polícia. Na volta da caminhada, os apoiadores do candidato do PROS se depararam com a apreensão e iniciaram uma discussão com as autoridades. Um popular, que teria feito a denúncia, acabou entrando na confusão e em determinado momento, no calor da briga, sacou uma arma e atirou para cima. A briga ficou acalorada. Não se sabe se o autor dos disparos foi preso e se é apoiador de outro candidato a prefeito. Porém, fica claro a tensão eleitoral no Crato.

Disse me disse…

  • Governador Camilo Santana baixou decreto limitando aglomerações em cinco municípios do Ceará que apresentam risco de uma segunda onda do Covid.
  • No Cariri, quem está sob vigilância permanente por aumento de casos de infecção do covid é Juazeiro do Norte.
  • MP Eleitoral de Juazeiro será rigoroso para banir eventos como carreatas e outras aglomerações dos candidatos a prefeito para não contaminar a cidade.
  • Ainda em Juazeiro do Norte, o promotor José Carlos Felix, alertou os candidatos a prefeito das regras de propaganda eleitoral.
  • O promotor lembrou que os crimes podem ser punidos com pena de reclusão. Tem gente dando vantagem em troca de votos.
  • Além da compra de voto, o promotor fala em divulgação de “Fake News”. Por enquanto é só alerta. Mas, a Policia Federal já foi acionada.
  • Uma festa no pé da serra do Crato, no fim de semana, tem colocado o candidato Arthur de Zé Adega em xeque com relação à covid-19.
  • Após a festa vários amigos de Arthur, que estavam presentes, foram testados positivos. Arthur tem que apresentar exame ao povo do Crato.
  • Essa atitude de Arthur de Zé Adega, ao exibir o teste do Covid, mostra o respeito dele com população do Crato.
  • Vereador Domingos Borges teve sua candidatura indeferida. Está fora das eleições.
  • Candidatos e filiados do MDB de Barbalha garantem que a saída do partido da coligação com o PSDB teve cunho estratégico, não mudança de lado.
  • O presidente Roberto Wagner teria agido sob pressão da direção estadual para não confrontar o governador Camilo e diminuir o tempo de propaganda do PSDB.
  • As lideranças do MDB barbalhense garantem que o partido permanece com Argemiro e que não aceitam aliança com o PDT de Ciro e Cid Gomes.
  • Desculpe a ignorância, o prefeito Arnon Bezerra acredita mesmo que conseguirá registro de sua candidatura à reeleição?
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ