Jornal do Cariri
Alianças para sucessão em Juazeiro serão decididas por líderes estaduais
A principal aliança para as eleições em Juazeiro corre riscos e exigirá habilidade e negociação das partes envolvidas.
Madson Vagner
01/09/20 0:00

As alianças eleitorais dos principais grupos políticos de Juazeiro do Norte serão definidas com o crivo de lideranças do Estado. Nessa interferência direta estão o ex-senador Eunício Oliveira, presidente estadual do MDB; o senador Cid Gomes, líder do PDT; o ex-vice-governador Domingos Filho, líder do PSD; e o governador Camilo Santana, filiado ao PT.

Os quatro partidos representam as principais forças envolvidas nas discussões pela sucessão do prefeito Arnon Bezerra (PTB), que é o presidente estadual do seu partido. Na última semana, Arnon se reuniu, separadamente, com Eunício Oliveira, Cid Gomes e Camilo Santana, além do ex-prefeito Raimundo Macedo, o Raimundão. Arnon tem o apoio de Cid Gomes, mas o PDT resolveu lançar a pré-candidatura do empresário Gilmar Bender. Segundo informações, Bender já teria avisado a Cid que não seria candidato e voltou atrás.

Bender tem o apoio declarado do PSD, liderado no município pelo atual vice-prefeito Giovanni Sampaio e o suplente de deputado federal Normando Sóracles. O apoio do PSD a Bender é um dos poucos consensuado com a direção estadual e o partido tem agido como articulador da pré-candidatura pedetista.

No caso do PT, o ex-prefeito Manoel Santana tende pelo apoio à Bender, mas disse esperar uma posição do governador Camilo. O PT mantém sem seu pré-candidato, o advogado Gabriel Santana, que foi o candidato a vice na chapa de Bender em 2016. Os petistas chegaram a cogitar uma aliança com o prefeito Arnon Bezerra para indicar seu vice. Tanto o apoio a Bender quanto a Arnon enfrentam resistência interna no partido.

A maior expectativa está em torno do anúncio do ex-prefeito Raimundo Macedo. Raimundão já anunciou que não será candidato e seu apoio é avaliado como decisivo na disputa deste ano. Marcado para o dia 27 e depois para o dia 31, Raimundão recuou para avaliar melhor o cenário e ampliar conversas com o Eunício Oliveira e Camilo Santana. O ex-prefeito já conversou com Gilmar Bender e Arnon Bezerra, mas repetiu que fará o melhor para o seu grupo. Ao Jornal do Cariri, um contato próximo a Raimundão disse que o grupo não esperava pela disputa em torno do seu nome e, por isso, resolveram avaliar melhor.

Bender tenta, ainda, convencer os pré-candidatos Glêdson Bezerra (Podemos) e Ana Paula Cruz (PSB), mas ambos garantem que permanecem na disputa. Os dois disseram que, à exceção do prefeito Arnon, já conversaram com todos pré-candidatos. Glêdson disse esperar pelas definições do atual cenário.

Outro que entra na discussão é o pré-candidato do PSDB, Nelinho Freitas. Segundo informações, o tucano estaria conversando com o ex-prefeito Raimundo Macedo, mas descarta uma aliança com o grupo. Disse que manterá sua posição na disputa.

Apesar da boa articulação, Bender não é unanimidade no PDT estadual e corre o risco, inclusive, de ficar sem legenda. A direção municipal garante que isso não acontecerá. Hoje, nem o governador Camilo Santana nem o senador Cid Gomes estariam em seu palanque. Bender espera a decisão do senador Eunício Oliveira, que definirá a posição do ex-prefeito Raimundão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ