Ferrovia desativada poderá voltar a ter uso em municípios do Cariri
Cinco cidades do Cariri estão no traçado da antiga Transnordestina
Foto: Delfim Martins
Robson Roque
01/11/26 11:28

A antiga ferrovia Transnordestina poderá ter trechos recuperados para transporte de cargas, passageiros ou turismo em cidades do Cariri. O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, em 21 de outubro, acordo que prevê a devolução à União de 568 quilômetros de malha ferroviária não operacional no Ceará, incluindo linhas que passam por Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Aurora e Lavras da Mangabeira.

A devolução integra um acordo com a concessionária Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), que também prevê indenização de R$ 1,785 bilhão à União. O pagamento e o cumprimento das obrigações dependem da futura prorrogação da concessão, prevista para 2028.

Segundo o Ministério dos Transportes, após a devolução, os trechos poderão ser oferecidos à iniciativa privada por chamamentos públicos, permitindo propostas de recuperação e exploração da infraestrutura. A destinação poderá incluir transporte ferroviário ou operação turística.

A antiga ferrovia está desativada desde 2013. O processo ainda depende de etapas técnicas e regulatórias conduzidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), incluindo audiência pública.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE