Caririenses apresentam shows em festival de Guaramiranga
Apresentações das duplas caririenses serão no dia 17 de fevereiro
Fotos: Paula Geórgia Fernandes/ Lucas Bernardo
Joaquim Júnior
02/02/26 17:44

Cleivan Paiva e Cláudio Mappa, instrumentistas radicados no Cariri, apresentarão o show “Craterdam” – 70 anos de Cleivan Paiva, durante a 27ª edição do Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga. Além deles, a violonista Tâmara Lacerda e o acordeonista Ranier Oliveira, naturais de Crato, também participarão do evento, com o show “Nosso Encontro”. As apresentações estão marcadas para o dia 17 de fevereiro, respectivamente na Igreja da Gruta, às 9h, e na Igreja Matriz, às 11h.

Como cita Cláudio Mappa, o show Craterdam foi criado para esta edição do festival, podendo circular em sequência. “O show é baseado nas composições do Cleivan Paiva. Como muitas delas nasceram com inspiração no território cratense, sua cultura, sua magia, as histórias vividas pelo Cleivan, que mora no Crato desde criança, e é um ícone da música desta cidade, então o conceito veio daí”, relata, ao dizer que a obra de Cleivan carrega signos, elementos distintivos da cultura cratense e caririense, numa simbiose com a sofisticação musical que Cleivan expressa.

Morando no Cariri desde 2010, quando se tornou professor na Universidade Federal do Cariri (UFCA), Mappa diz ser um grande admirador da cultura e da música caririenses. “E como toco com músicos da região desde que aqui cheguei, essa música é parte da minha história e da minha prática musical diária”, menciona. Desta forma, ele diz ser uma alegria para a dupla tocar no evento em Guaramiranga. “Particularmente me sinto muito honrado de estar ao lado do Cleivan Paiva e levar um pouco de sua obra caririense neste grande festival, no qual vêm se apresentando grandes nomes da música nacional e mundial. É uma grande satisfação, com certeza”, enfatiza, destacando que o show surgiu a partir de um convite do músico e produtor de Fortaleza Dalwton Moura.

Por sua vez, a união de Tâmara e Ranier nos palcos teve início em 2019. A partir de então, a dupla desenvolveu uma conexão musical que, com o passar do tempo, se concretiza e culmina no nascimento do espetáculo que será apresentado no Festival Jazz & Blues. Conforme divulgaram, “Nosso Encontro”, que dá nome ao show, é uma composição de Sivuca em parceria com Hermeto Pascoal, que assim como Dominguinhos, Dori Caymmi, entre outros, são nomes presentes no show através de suas obras imortais. A apresentação, que também conta com composições de Tâmara e Ranier, é o resultado de uma amizade gerada em meio à arte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE