Mais de 300 mil pessoas devem participar da Romaria de Candeias
Romaria de Nossa Senhora das Dores teve início na época do Padre Cícero
Foto: Basílica de Nossa Senhora das Dores
Joaquim Júnior
27/01/26 13:00

Movidas pela fé e devoção a Nossa Senhora das Candeias, mais de 300 mil pessoas são esperadas para que participem da programação da Romaria que a homenageia, também conhecida como Festa da Luz, em Juazeiro do Norte. Com dez dias de programação, iniciadas na última sexta-feira (24) e com encerramento na próxima segunda-feira (2), a edição deste ano tem como lema “Eu sou a Mãe da Santa Esperança”.

Historicamente, a Romaria de Nossa Senhora das Candeias teve início ainda na época do Padre Cícero. Como explicou o reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José, tudo começou quando um artesão com dificuldades financeiras foi aconselhado a fabricar candeeiros, pois no dia 2 de fevereiro haveria uma grande procissão luminosa. Com o anúncio ao povo pelo fundador de Juazeiro, a busca pelo produto aumentou e as condições do artesão melhoraram. Teve início, ali, a tradição que atravessa gerações e, hoje, em meio a cânticos e orações, forma um mar de luzes que tomam conta das ruas do Centro da cidade.

Sob as luzes, a festa atualmente conta com pessoas do Cariri e de outros estados brasileiros, principalmente do Nordeste. “Cada uma expressando e lembrando que a luz que ilumina todos os povos é o próprio Jesus Cristo”, conta Padre Cícero José ao dizer que, por isso, a tradição atravessa o tempo. O esperado é que a Romaria de Candeias seja tranquila e, para isso, ele cita a colaboração efetiva de cada pessoa, seja em igrejas, comércios, hospedagens, nas ruas, etc. “Essa unidade de mãos que faz com que a Romaria seja a cada dia mais bonita”, completa o reitor da Basílica.

O objetivo principal da Romaria, conforme explicou o religioso, é levar os cristãos a entender, compreender e viver a experiência do nascimento do filho de Deus. Àqueles que têm a possibilidade de participar de forma presencial, ele deixa o convite para que participem da programação; à população que não pode estar presente, inclusive por conta da distância, a programação pode ser acompanhada pelas redes socais através do @maedasdoresjuazeiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE