Enel é inscrita na dívida ativa de Juazeiro do Norte por multas ambientais
As multas decorrem da má utilização dos postes de energia
Foto: Enel
Natália Alves
27/01/26 11:30

A concessionária de energia Enel foi inscrita na dívida ativa do município de Juazeiro do Norte após não efetuar o pagamento de multas aplicadas pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju). O valor acumulado das penalidades ultrapassa R$3,2 milhões e está relacionado à má utilização dos postes de energia, principalmente pelo excesso e pela desorganização de cabos de telefonia, internet e TV a cabo, situação que caracteriza poluição visual e descumprimento de normas técnicas.

De acordo com o superintendente da Amaju, Ivan Figueiroa, o município intensificou, a partir de 2025, a fiscalização sobre o uso irregular da rede aérea. Ele explicou que a legislação municipal prevê a autuação da concessionária sempre que as irregularidades identificadas não são corrigidas após as notificações emitidas pelo órgão ambiental. “Já efetuamos a lavratura de R$3,2 milhões aproximadamente, em multas para a Enel. De dezembro do ano passado até a presente data, já foram feitas mais 50 autuações a Enel”, afirmou o superintendente.

Diante da inadimplência, a Enel foi negativada junto ao município e teve os débitos inscritos na dívida ativa. Com isso, a Procuradoria Geral do Município e a Secretaria de Finanças devem adotar as medidas legais para a cobrança judicial dos valores. O superintendente alertou ainda que novas multas poderão ser inscritas na dívida ativa caso os boletos emitidos não sejam pagos dentro do prazo estabelecido.

Em nota, a Enel informou que não foi comunicada oficialmente sobre a inscrição na dívida ativa do município de Juazeiro do Norte. A empresa declarou ainda que tem recebido e respondido às notificações encaminhadas pela Amaju e ressaltou que a maioria das irregularidades apontadas envolve fiações de empresas de telecomunicações que utilizam os postes de sua concessão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE