Prefeitura de Várzea Alegre é alvo de operação do Ministério Público
Operação apura a suspeita de superfaturamento em procedimento licitatório
Foto: Reprodução/ Redes sociais
Jornal do Cariri
22/01/26 9:00

Uma operação realizada na manhã desta quinta-feira (22) pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Várzea Alegre e com apoio do Núcleo de Apoio Técnico à Investigação (Nati), promotores de Justiça convocados e Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio do Departamento de Operações Técnica (DTO), teve como alvo o município Várzea Alegre. A "Operação Arquimedes apura a suspeita de superfaturamento em procedimento licitatório, conduzido pela Secretaria de Educação de Várzea Alegre, para a aquisição de “kits de matemática” para escolas municipais, causando prejuízo ao erário no valor de R$ 852 mil reais.

Na ocasião, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências da secretária municipal de Educação, do fiscal de contrato e da presidente da Comissão de Licitação, bem como na sede da Prefeitura, na empresa Interdisciplinar Educacional LTDA, situada em Fortaleza, e na residência do sócio administrador. Foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos. 

O municípios de Várzea Alegre lançou nota sobre a operação. Confira, abaixo, na íntegra:

O Governo Municipal de Várzea Alegre esclarece que não é verdadeira a informação de que o prefeito Flavinho esteja sendo investigado ou que tenha ocorrido qualquer ação da Procap no município.
O que houve foi a abertura de um procedimento administrativo pela Promotoria de Justiça local, após denúncias contra a gestão, para verificar a regularidade da contratação de kits escolares pela Secretaria Municipal de Educação, medida de caráter rotineiro e fiscalizatório.
O Município apresentou toda a documentação solicitada, incluindo processo licitatório e pagamentos, além de permitir verificação in loco, que comprovou que os kits foram montados e entregues aos alunos da rede municipal.
Diante das informações apresentadas, não há indicativos de irregularidade, e a expectativa é de que o procedimento seja arquivado após a conclusão da análise técnica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE