Várzea Alegre inicia abertura de canais para reduzir riscos em período chuvoso
Canais são abertos para garantir escoamento das águas
Foto: Divulgação
Jornal do Cariri
02/01/26 11:00

Com a aproximação do período chuvoso, que ocorre tradicionalmente entre os meses de janeiro e maio, o município de Várzea Alegre iniciou uma série de ações preventivas com o objetivo de reduzir riscos de alagamentos e minimizar os impactos das chuvas em áreas historicamente afetadas pela passagem das águas. A gestão municipal deu início aos trabalhos de abertura de canais em pontos estratégicos da cidade. O serviço está sendo finalizado no bairro Dona Rosinha, área que funciona como corredor natural das águas provenientes das regiões do Riachinho, Patos e parte do Centro do município.

Durante visita ao local, o prefeito Flavinho ressaltou a importância da intervenção para garantir o escoamento adequado da água. Segundo ele, a medida busca assegurar que o fluxo siga seu curso natural sem provocar transtornos à população. “Aqui é uma passagem natural das águas. Nosso objetivo é garantir que elas sigam seu curso sem causar transtornos ou riscos às casas”, afirmou.

Após a conclusão dessa etapa, as equipes da Prefeitura seguem para os bairros Varjota e Alto Tenente. Nesses locais, além da abertura de canais, a gestão trabalha na busca por soluções definitivas. De acordo com o prefeito, já estão em andamento negociações com proprietários de terras para viabilizar a construção de um barramento, que deve reduzir o volume e a força da água que chega aos bairros mais vulneráveis.

“Não estamos parados. Enquanto a obra definitiva não é executada, seguimos com medidas paliativas para que o cidadão varzealegrense atravesse o inverno com mais segurança”, reforçou Flavinho.

As ações preventivas se concentram, principalmente, ao longo do percurso do Riacho da Formiga, que nasce na Serra da Caiana, passa pelas localidades de Roçado de Dentro e sítio Formiga, e chega à zona urbana pelo bairro Varjota. O riacho cruza vias importantes do município, como a BR-230 (Avenida Neném Marinheiro) e a CE-060 (Rua Durval Soares), desaguando na lagoa e seguindo em direção ao Riacho do Machado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE