Novo diretório do PT veta acordo com MDB em Milagres
30/09/25 0:00

A disputa entre o PT e o MDB, em Milagres, ficou mais longe de um acordo. Sob a influência do ex-prefeito Cícero Figueiredo (PT), o grupo do prefeito Anderson Eugênio, o Derson (MDB), até tentou, mas não teve sucesso em se reaproximar pela via estadual. Empossados e reunidos na sexta-feira (26), o novo diretório foi categórico em reafirmar oposição a gestão Derson. E mais: o diretório iniciou o processo de expulsão de Figueiredo, acabando de vez com qualquer possibilidade. Figueiredo era a única ponte. Filiado logo depois da eleição, o ex-candidato a prefeito, Abraão Sampaio, é o novo líder do PT, com o apoio do grupo ligado ao deputado federal José Guimarães, e promete intensificar as críticas contra a gestão. Segundo informações de bastidores, a atual gestão tem muitos erros administrativos, que devem ser expostos. A disputa estadual para o Senado também teve peso na decisão. Derson declarou apoio a Eunício Oliveira (MDB) e condicionou o apoio à Guimarães ao controle do PT local. Guimarães não aceitou a “condição” e autorizou o rompimento.

MDB é preferência em Jardim

A base eleitoral de Jardim, comandada pelo prefeito Antônio Coutinho (PT) e o ex-prefeito Aniziário Costa (PT), dá sinais de alinhamento as candidaturas do MDB para deputado estadual e federal, na eleição de 2026. Dr. Coutinho tem confirmado voto para federal em Yury do Paredão (MDB), enquanto Aniziário está muito próximo de anunciar voto em Davi de Raimundão (MDB) para estadual. Se houve o alinhamento esperado pela base, Aniziário e Coutinho devem sentar e fechar a chapa nos dois nomes. Se acontecer, a decisão deixa de fora candidaturas como a Fernando Santana (PT), que deve disputar uma vaga de federal. Na eleição de 2022, a união das forças deu a Fernando mais de 7 mil votos, maior votação proporcional ao deputado. Aniziário e Coutinho ainda devem conversar.

Vereadores cassados em Penaforte

Os votos da Federação liderada pelo PT, na eleição de 2024, em Penaforte, foram todos anulados. A decisão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), em sessão no dia 23, determinou a recontagem dos votos para vereador de PT, PCdoB e PV, após reconhecer fraude à cota de gênero. Não foi o primeiro caso no Cariri. Em Farias Brito foram três parlamentares do MDB cassados, incluindo o presidente da Câmara, pelo mesmo motivo. Em Penaforte, perdem os mandatos os vereadores João Paulo do Crediário e Toninho, ambos do PT. Eleitos pela base do ex-prefeito Dr. Rafael (PT), a cassação abriu caminho para os suplentes Novo do Barro Vermelho (União) e Mauro Matias (MDB), que podem se alinhar à base do prefeito Luís de Celestina (PSB).

Municípios sem arrecadação

A realidade da arrecadação própria de 18 municípios do Cariri é caótica. Segundo publicação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), os municípios não geram recursos suficientes para custear as despesas mínimas, como o pagamento dos salários de prefeitos e vereadores. O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2024, divulgado no dia 18, avaliou quatro indicadores: gastos com pessoal, investimentos, liquidez e autonomia. Este último mede se a arrecadação local é capaz de suprir as despesas essenciais do funcionamento da máquina pública. O indicador vai de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, melhor é a situação fiscal. Os 18 municípios do Cariri ficaram com nota zero. Eles dependem totalmente dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Enquanto isso...

Os 18 municípios com nota zero são Abaiara, Altaneira, Antonina, Araripe, Aurora, Barro, Campos Sales, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Lavras, Milagres, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.

Juazeiro do Norte foi o único que alcançou conceito B, gestão considerada boa (entre 0,6 e 0,8 ponto). No Ceará, Juazeiro ficou em 9º lugar, ocupando a 1.961ª posição no ranking nacional, sendo o melhor do Cariri.

Fora da lista dos municípios sem arrecadação própria, Nova Olinda anunciou, na última semana, a reforma da terceira escola municipal com recurso próprio. Na vez, a Padre Cristiano Coelho.

O prefeito Leo Brito (PT) anunciou, ainda, para os próximos dias, a assinatura de contrato para a construção de duas novas escolas. Serão contemplados os bairros Terreiro Duro e Vila Alta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE