JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Programa que leva internet gratuita chegará a 20 cidades do Cariri até dezembro
Em todo o Ceará, mais de 100 municípios já participam do programa
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
Joaquim Júnior
08/07/25 9:00

Através do Programa Ceará Conectado, espaços públicos de municípios do estado contam com sinal de Wi-Fi aberto para a população. No Cariri, 11 municípios são contemplados na iniciativa – até o final do ano serão 20. Criado pelo Governo do Estado no ano de 2021 e sob a coordenação da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), o Programa foi instituído como uma política pública de inclusão social, que democratiza o acesso à internet. Em todo o Ceará, mais de 100 municípios já participam do programa, que deve chegar a 135 com a segunda etapa

Atualmente, os municípios do Cariri contemplados com o projeto no Cariri são Aurora, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Missão Velha e Várzea Alegre. Dentro do cronograma da segunda fase, os municípios do da região que devem ser beneficiados são Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Barro, Milagres, Nova Olinda e Penaforte.

“No Cariri, a expansão do programa representa um avanço significativo em inclusão digital. Ao oferecer acesso à internet em espaços públicos, o Ceará Conectado contribui para a redução das desigualdades sociais, promove a cidadania digital, facilita o acesso a serviços públicos e fortalece a educação, o comércio e a comunicação nas comunidades”, pontua David Gois, diretor de Operações da Etice.

Como explica, o programa prioriza a instalação de pontos de Wi-Fi em praças e locais de grande circulação. No Crajubar, por exemplo, há pontos de Wi-Fi gratuitos na Praça da Sé, em Crato; na Praça José Feijó de Sá (do Giradouro), na Praça José Ilânio Couto Gondim , na Praça da Bíblia e na Praça Teodoro de Jesus Germano (Doro Germano), em Juazeiro; e na Praça da Rodoviária, em Barbalha.´

Para o funcionamento do programa, as prefeituras municipais entram como parceiras. Elas disponibilizam a infraestrutura física, como postes e energia elétrica, para viabilizar a instalação dos equipamentos de Wi-Fi nas praças públicas.

“Ao longo dos anos, foram implantadas estruturas de rede em dezenas de municípios cearenses, aproveitando a infraestrutura do Cinturão Digital do Ceará, o que possibilitou um avanço rápido e eficiente”, destaca David, ao citar que o sinal de Wi-Fi é aberto, sem limite de velocidade ou tempo de uso. Ele cita, ainda, que toda a rede é monitorada continuamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, ao longo de todo o ano. Em caso de falhas, equipes técnicas são acionadas imediatamente para restabelecer o serviço.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE