JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Cariri participa do Festival Varilux de Cinema Francês
Exibições serão realizadas de forma gratuita
Foto: Gilles Diniz
Joaquim Júnior
12/11/24 10:30

Com 15 anos de história, dos quais ao menos cinco o Cariri esteve presente com exibições de longas-metragens, o Festival Varilux de Cinema Francês é considerado, atualmente, um dos mais importantes festivais de cinema francês fora da França. Na edição de 2024, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) Cariri exibirá alguns dos mais belos filmes da seleção de Cannes de 2024 durante os dias 13, 19, 21, 26, 27 e 28 de novembro. Como apresenta a organização do evento no Cariri, as exibições são gratuitas – diferentemente das capitais, onde os ingressos são vendidos.

Em todo o país, desde que criado o Festival, foram apresentadas milhares de sessões, com cerca de dois milhões de espectadores, mais de 300 filmes apresentados, , quase 150 artistas convidados e centenas de sessões educativas e de democratização oferecidas gratuitamente em todo o país.

“Como sempre, procuramos atender a todos os gostos, com filmes marcados pela atualidade (Ouro Verde, Apenas Alguns Dias), filmes históricos (O Nascimento do Impressionismo), comédias (Mega Cena, A Fanfarra) e um maravilhoso filme de animação, para pequenos e adultos, “Selvagens”, tendo como pano de fundo o flagelo mundial que é o desflorestamento”, destaca a organização responsável pro exibir os filmes do Festival no Cariri.

Locais e horários:

Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB CARIRI

Rua São Pedro, n. 337, Centro

Distribuição dos filmes no Brasil:

Bonfilm

Confira, abaixo, a programação completa:

13/11/24 quarta-feira - 17h30

1874, O NASCIMENTO DO IMPRESSIONISMO (1874, La Naissance de l'impressionnisme, Dir. Julien Johan, Nancy Hugues, França, 2024, 1h35min, DOC-FICÇÃO, classificação LIVRE)

Em 1874, Monet, Renoir, Degas e seus colegas organizaram sua primeira exposição coletiva de forma independente. Este documentário de ficção revive a história desses jovens pintores que se rebelaram contra o academismo de sua época, traçando o surgimento da revolução impressionista.

19/11/24 terça-feira  - 17h30

APENAS ALGUNS DIAS (Quelques Jours Pas Plus, Dir. Julie Navarro, França, 2024, 1h43min, COMÉDIA DRAMÁTICA, classificação LIVRE)

Arthur Berthier, um crítico de rock relegado às reportagens gerais após destruir um quarto de hotel, é ferido por um policial enquanto cobre a desocupação de um campo de migrantes. Nessa ocasião, ele se apaixona por Mathilde, a líder da associação Solidariedade Exilados. Querendo ajudar e agradá-la, ele concorda em abrigar Daoud, um jovem afegão, pensando que será por apenas alguns dias. Apesar de a trama girar em torno de um tema romântico, este filme é particularmente autêntico e humano ao abordar a questão do acolhimento aos imigrantes sem documentos.

21/11/23 quinta-feira - 17h30

A PROMESSA VERDE (La Promesse Verte, Dir. Edouard Bergeon, França, 2024, 2h04min, DRAMA, 14 anos)

Para tentar salvar seu filho Martin, injustamente condenado à morte na Indonésia, Carole embarca em uma luta contra os exploradores de óleo de palma responsáveis pelo desmatamento e contra os poderosos lobbies industriais. Nesta ficção cativante, Édouard Bergeon transmite sua mensagem ecológica e política de forma eficaz. Um filme impactante, engajado e emocionante em defesa do nosso planeta, com atuações marcantes.

26/11/24 terça-feira - 17h30

MEGA CENA (Heureux Gagnants, Dir. Maxime Govare, Romain Choay, França, 2024, 1h43min,

COMÉDIA DRAMÁTICA, classificação LIVRE)

Uma chance em 19 milhões. É mais provável ser atingido por um meteorito do que ganhar na loteria. Para os nossos sortudos ganhadores, o sonho rapidamente vira pesadelo, e suas vidas se despedaçam em um espetacular festival de humor ácido e fortes emoções.

27/11/24 quarta-feira - 17h30

SELVAGENS (Sauvages, Dir. Claude Barras, França, 2024, 1h27min, ANIMAÇÃO, classificação LIVRE)

Em Bornéu, à beira da grande floresta tropical, Kéria acolhe um filhote de orangotango encontrado na plantação de dendê onde seu pai trabalha. Ao mesmo tempo, Selaï, seu jovem primo, se refugia na casa deles para escapar do conflito entre sua família nômade e as empresas madeireiras. Juntos, Kéria, Selaï e o macaquinho vão lutar contra a destruição da floresta ancestral, que está mais ameaçada do que nunca.

28/11/23 quinta-feira - 17h30

A FANFARRA (En Fanfare, Dir. Emmanuel Courcol, França, 2024, 1h43min, COMÉDIA DRAMÁTICA, classificação LIVRE)

Thibaut é um maestro de renome internacional que viaja pelo mundo. Ao descobrir que foi adotado, ele encontra um irmão, Jimmy, que trabalha em uma cantina escolar e toca trombone em uma fanfarra. À primeira vista, tudo os separa, exceto o amor pela música. Percebendo as capacidades musicais excepcionais de seu irmão, Thibaut decide reparar a injustiça do destino.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE