Disputa na Câmara de Salitre pode deixar servidores sem salários
05/11/24 0:00

A Câmara de Salitre discutiu, na sexta-feira (1º), proposta do prefeito Dodó de Neoclides (PSB) para abertura de crédito suplementar de 15%, junto ao orçamento do município deste ano. O valor seria para garantir o pagamento da folha dos servidores até dezembro. A justificativa de benefício aos servidores não convenceu os parlamentares, que acabaram rejeitando a proposta. A desaprovação motivou confusão e bate-boca entre base, oposição e população. O presidente da Comissão de Orçamento, Antônio de Dedi, disse não entender como o dinheiro não foi suficiente apenas em 2024, ano eleitoral. O vereador foi vaiado pelo plenário lotado. O orçamento de Salitre em 2024 foi estimado em R$ 91 milhões e já foi suplementado em 25%. A oposição avalia que gastos excessivos em ano eleitoral podem configurar crime de abuso de poder econômico ou até desvio de dinheiro público. Em análise, a formalização de denúncia ao Ministério Público e o Tribunal de Contas para investigação. Por enquanto, os servidores ficam sob risco de ficar sem salário.

Prefeita de Jati sob risco de não assumir

Depois da festa de reeleição, a prefeita de Jati, Mônica Mariano (PT), precisa dar muitas explicações à Justiça Eleitoral. Ao lado dos vereadores Valma Gomes e Cícero Barreto, Mônica é acusada de abuso de poder, ao intimidar e coagir uma eleitora contrária a sua reeleição. Em áudio vazado nas redes sociais, Mônica ameaça a eleitora de restrição a serviços médicos. Mônica é investigada, ainda, por uso indevido da propaganda institucional. A prefeita foi citada nos dois processos (0600458-38.2024.6.06.0070 e 0600459-23.2024.6.06.0070) no dia 29 de outubro, com sete dias para defesa. Caso seja condenada, a prefeita pode ter o novo mandato cassado e ficar inelegível.

Prefeito de Altaneira intensifica ‘caça às bruxas’

Definitivamente, a derrota na eleição deste ano não fez bem ao prefeito Dariomar Rodrigues (PT). Depois de proibir comemorações após o resultado da disputa, incluindo a festa da padroeira do município, e sugerir que o município está quebrado, para não chamar concursados, agora, Dariomar, confirma a avaliação financeira negativa, ao exonerar mais 150 cargos comissionados. A publicação da sexta-feira (1º) desliga da gestão secretários adjuntos, procurador adjunto, diretores de departamentos, coordenadores, assistentes e auxiliares. Na gestão o discurso é de equilíbrio das contas, mas nas ruas a avaliação é de ‘caça às bruxas’. Na oposição uma certeza: vai fazer uma devassa nas contas em busca de abusos como o sumiço do dinheiro dos precatórios, denunciado na Câmara.

Transição pacífica em Milagres

A transição de gestão em Milagres iniciou na sexta-feira (1º) e a comissão promete uma discussão tranquila. A ideia é garantia a continuidade dos serviços e projetos desenvolvidos nos últimos quatro anos. Além de assegurar a continuidade das políticas públicas, o grupo quer avançar em propostas pautadas no desenvolvimento. Tudo dentro da normalidade de uma transição de gestão continuada dentro do mesmo grupo político e que vai para o terceiro mandato. Nada mais natural: vai ser rápida e tranqüila. Claro, sob as bênçãos do prefeito Cícero Figueiredo (PT), do prefeito eleito Anderson Eugênio (MDB), da vice-prefeita eleita Elisângela Crisóstomo (PDT) e do ex-prefeito Lielson Landim. Ou seja, o grupo está unido e forte para mais uma gestão.

Enquanto isso...

Ainda em Milagres, o rompimento do prefeito Cícero Figueiredo com o PT acabou fortalecendo a relação política do seu grupo. Desde 2020, não há mais reeleição no grupo, que já vai para o terceiro prefeito.

Em 2020, Lielson Landim abriu mão da reeleição para apoiar Figueiredo, melhor posicionado na disputa. Agora, foi a vez de Figueiredo abrir mão para manter a união do grupo. Resta saber se a dinâmica continua em 2028.

Em Caririaçu, o prefeito eleito Acácio Leite (PT) garante que não terá trabalho para gerir o município. Elogia repetidamente a gestão do prefeito Edmilson Leite (PDT) como a melhor da história.

Acácio avalia que é só seguir o legado de Edmilson que tudo correrá bem. Diante das declarações, a oposição avaliou que o município não precisa de prefeito, já que tudo está perfeito. Claro, apenas uma sátira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ