Prefeito eleito inicia análise do contrato com a Ambiental Crato
Insatisfação com taxas de água e esgoto acirrou as eleições no Crato
Foto: Redes Sociais
Robson Roque
15/10/24 0:00

Eleito prefeito em uma das disputas mais acirradas na história política do Crato, André Barreto (PT) reafirma a promessa de alterar o contrato entre o Município e a Ambiental Crato. A empresa, responsável pela universalização dos serviços de água e esgoto, enfrenta a insatisfação da população, em especial moradores de bairros periféricos. 

Os candidatos de oposição investiram parte considerável de suas campanhas eleitorais em capitalizar a insatisfação com os serviços de saneamento, água e esgoto. Dr. Aloísio (UB) prometeu anistiar todas as multas aplicadas pela companhia, além de ressarcir os valores pagos. Lucas Brasil adotou proposta semelhante à feita pelo prefeito eleito, ou seja, retornar para a Saaec os serviços prestados pela Ambiental Crato.

A garantia de rever o contrato foi dada, também, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que esteve pessoalmente em alguns atos de campanha no Crato. André Barreto aponta a resolução da problemática como prioridade para os seus 100 primeiros dias de governo. “Vamos trazer de volta para a Saaec o setor comercial, que é quem faz a cobrança e a negociação das dívidas, como também a fiscalização. Vamos, ainda, levar outras alterações no contrato, que hoje entendemos que são prejudiciais à população”, garantiu, em entrevista ao Jornal do Cariri.

André considera que a medida é uma forma de contribuir “para honrar os compromissos assumidos durante a campanha”. Segundo ele, as conversas para revisão do contrato se iniciaram na semana passada, com auxílio da Procuradoria Geral do Município. “Se continuarmos tendo problema com a Ambiental, vamos partir para uma medida mais drástica, que é rever todo o contrato, se necessário for”, assegura.

Ele revelou ter a intenção de anunciar mudanças contratuais antes mesmo da posse, em primeiro de janeiro, apesar de reconhecer “questões legais” que envolvem as alterações. André Barreto também garantiu ações para reduzir o tempo de espera por exames que, na opinião dele, aumentaram devido à ampliação da oferta de serviços especializados em saúde. “Mais médicos consultando significa mais exames solicitados. Precisamos ampliar a oferta desses exames”, analisa. 

Ao Jornal do Cariri, a Ambiental Crato informou que “cumpre integralmente o contrato de concessão, com pleno atingimento das metas e demais compromissos”. Atuando no município desde agosto de 2022, a empresa destacou ter elevado de 3% para 25% a cobertura de coleta e tratamento de esgoto. Além disso, 79% da cidade possui hidrômetros instalados para medir o consumo e evitar desperdício de água. “A Ambiental Crato reafirma que está à disposição dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como da população em geral. A empresa acredita no diálogo como ferramenta fundamental para soluções que beneficiem as pessoas e a cidade”, conclui a nota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ