CPI pede caducidade do contrato da ENEL
CPI pressiona para retirar Enel do Ceará
Foto: Divulgação
Jornal do Cariri
19/03/24 0:00

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel, deputado estadual Fernando Santana (PT), e o relator, deputado Guilherme Landim (PDT), pediram a caducidade da concessão da Enel no Ceará. Trata-se da nulidade ou extinção de direitos e deveres da empresa, resultando na saída da Companhia do Ceará. A reunião aconteceu em Brasília, nesta segunda-feira (18), na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que é responsável por fiscalizar a Enel. O líder do presidente Lula na Câmara, deputado federal José Guimarães também participou da reunião.

O Cariri continua enfrentando problemas ocasionados por interrupção e instabilidade no fornecimento de energia elétrica. Na última semana, a CPI da Enel promoveu um “dia D” de mobilização em 11 municípios cearenses, por meio de audiências, incluindo Crato, Brejo Santo e Iguatu.

Na câmara municipal do Crato, na sexta-feira (15), uma reunião contou com a presença de vereadores locais e de municípios vizinhos, população, representantes das prestadoras de serviço móvel de telefonia, da Enel e outras entidades. O deputado Fernando Santana lembrou que os esforços para resolver a problemática da Enel no Ceará começaram em 2022, quando a empresa quis reajustar a tarifa de energia em 24,35%, aumento considerado um dos maiores do país.

Em Brejo Santo, o relator da CPI, deputado estadual Guilherme Landim (PDT), também presidiu audiência na Câmara. O momento contou com representantes do comércio, vereadores e prefeitos de outros municípios, população e outras categorias. De acordo com o relator, a reunião foi proveitosa.  Nos três municípios foi recolhido material com denúncias para robustecer provas e documentos da Comissão Parlamentar de Inquérito. Em abril, a CPI chega à fase das oitivas com a Enel, momento em que antecede a emissão de um relatório final.

Na última semana, no dia 12, o Cariri sofreu com um apagão em vários municípios. Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Nova Olinda foram alguns dos afetados com a falta de energia. Em nota, a Enel, afirmou que a falha ocorreu devido a descargas atmosféricas que atingiram uma linha de distribuição nas proximidades de Juazeiro de Norte, causando danos à rede elétrica e afetando o fornecimento de energia. A empresa afirmou ainda que a situação foi normalizada às 19h13. Mas após esse horário, ainda havia relatos de falta de energia em pontos do Cariri.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE