Em Mauriti, aliança entre PT e PDT sob ameaça de rompimento
23/01/24 0:00

Depois de uma grande articulação para que PT e PDT refaçam a aliança, rompida em 2016, a tensão voltou a rondar os partidos. Uma reunião, no dia 16, entre os ex-prefeitos Mano Morais e Márcio Martins, com as presenças dos vereadores Chicão Fernandes, Júnior Leopoldo, Horaciano Montenegro e Lúcio Maranhão, colocou em xeque a articulação liderada pelo ex-prefeito Isaac Júnior (PT) e o deputado estadual Guilherme Landim (PDT). Para baixar a tensão, no dia 20, o Diretório Municipal do PT reafirmou o nome do prefeito João Paulo na disputa pela reeleição. No comunicado, publicado nas redes sociais, o PT anunciou aliança com o PDT, indicando o candidato a vice na chapa. Apesar da aliança estar bem encaminhada entre as lideranças, nos bastidores, a tensão continua. O nome do PDT favorito para a indicação de vice é Ciço do Coité, mas ele enfrenta resistência dentro do PT. E aí, o ponto da discórdia. Caso Ciço do Coité não seja aceito, o grupo pedetista ameaça romper e lançar uma chapa com Fernanda Martins, ex-vereadora e filha de Márcio Martins, e Ciço do Coité na vice.

Eunício e Ronaldo juntos em Lavras da Mangabeira
O anúncio da destinação de R$ 6 milhões para Lavras da Mangabeira, feita pelo deputado estadual Danniel Oliveira (MDB), ao lado do prefeito Ronaldo da Madeireira (PSD), dia 18, surpreendeu o Município e o Cariri. O valor a ser investido em obras e custeio da saúde, a partir de emendas dos mandatos de Danniel e do deputado federal Eunício Oliveira, sela um acordo para as eleições deste ano: o grupo de Eunício vai apoiar a reeleição de Ronaldo. Ronaldo impediu a reeleição do ex-prefeito Ildsser Oliveira, em 2020. Em outubro de 2023, Eunício chegou a cogitar o nome de Neto Oliveira, mas a articulação não ganhou força e acabou na direção da aliança. O acordo seria para Ronaldo apoiar Neto em 2028.

Saída de Giovane Guedes divide oposição em Araripe
Líder da oposição em Araripe, o ex-prefeito Giovane Guedes tem um desafio pela frente: unir o grupo contrário à reeleição do prefeito Cícero de Deus no mesmo palanque. A saída de Giovane do páreo, por inelegibilidade, acabou deixando a tarefa mais difícil. Giovane tem defendido um diálogo para a escolha do candidato, hoje, disputado entre o empresário Rodrigo Modesto e o presidente da Câmara, Zé Gordinho (MDB). Rodrigo negocia filiação ao PRD, por não ter espaço no MDB. O empresário é apoiado pelo deputado federal Yury do Paredão (MDB), que garante que, se eleito, Rodrigo assume o partido. Giovane, filiado ao PT, tem preferência por Zé Gordinho. Rodrigo trabalha o apoio do ex-prefeito Humberto Germano. A disputa entre Rodrigo e Zé Godinho está acirrada.

Professor Palácio quer ser a terceira via em Tarrafas
A disputa eleitoral em Tarrafas está recheada de surpresas. Depois da subida significativa do candidato da oposição, Eronildes Santos, que ganhou apoios de ex-prefeitos, vereadores e lideranças de peso, surgiu uma terceira via na disputa: o articulador social e empresário Francisco Palácio. Nas redes sociais, ao anunciar sua pré-candidatura para disputa deste ano, professor Palácio, como é conhecido, não falou se é oposição ao prefeito Taiano Martins. O detalhe é que Palácio, apesar de ter um nome popular em toda região do Cariri, construiu sua vida política em Assaré, onde foi vereador e, até recentemente, apoiador do ex-prefeito Evanderto Almeida. Hoje, Evanderto compõe a base do prefeito Libório Leite.

Enquanto isso...
Em Barro, o vice-prefeito Albano Severo desistiu da disputa pela Prefeitura. Albano está rompido politicamente com o prefeito George Feitosa e chegou a conversar com o ex-prefeito Marquinélio Tavares.

A pré-candidatura de Albano chegou ao fim no dia 15, com publicação de uma nota, onde não aponta sua posição nas eleições deste ano. Albano já articulava com o PSD, PP e até o PCdoB, hoje federado com o PT.

Em Altaneira, a disputa deve mesmo acontecer entre duas mulheres. Na oposição está consolidado o nome da empresária e ex-candidata Ana Késia. Ela tem reunido apoios importantes de ex-prefeitos, como Delvamberto.

Na base do prefeito Dariomar Rodrigues (PT), está cada vez mais pacificado o nome da vereadora Silvania Andrade (PT). Nos bastidores, Dariomar não esconde sua preferência e Silvania já iniciou o trabalho

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ