JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Cariri se une em campanha para combater violência
O esperado é que, no dia 20 de abril, as escolas se encham de boas ações interna e externamente
Foto: Jéssica Fernanda
Joaquim Júnior e Robson Roque
18/04/23 0:00

Ataques e ameaças de violência em escolas uniram a população, órgãos de ensino e de segurança a níveis municipais, estadual e nacional. Uma força-tarefa montada no combate à violência movimenta os segmentos para garantir uma rotina tranquila no ambiente escolar. Em todo o Brasil, uma campanha teve início para formar uma corrente do bem. O esperado é que, no dia 20 de abril, as escolas se encham de boas ações interna e externamente. Através de gestos simples, como dar uma flor ou abraçar alguém, a intenção é focar em ações positivas e construtivas, celebrando a paz e o amor no ambiente escolar.

Além de segurança, os municípios intensificaram ações de acolhimento e escuta a estudantes e profissionais da Educação, com psicólogos e assistentes sociais. No Ceará, as secretarias estaduais de Segurança Pública e Defesa Social e de Educação alinham protocolos de atendimento e desenvolvem estratégias de segurança. As duas pastas lançaram a "Cartilha Segurança nas Escolas", destacando medidas já tomadas e orientando escolas, estudantes e população sobre o tema. Equipes de segurança vinculadas à SSPDS realizam rondas e paradas de viaturas nos estabelecimentos de ensino. Além de outras ações, a SSPDS realiza trabalhos de inteligência e investigação – que se repetem nos municípios do Cariri, a exemplo dos que formam o triângulo Crajubar.

Quem também acompanha a movimentação é o Ministério Público do Ceará, que orientou que a população não compartilhe fotos, vídeos e notícias falsas, que causem terror e que, ao invés disso, realize denúncias. Junto à imprensa, o MPCE debateu sobre o papel da imprensa e, junto aos órgãos de maneira geral, o órgão acompanha os trabalhos e dá suporte na prevenção, apuração e responsabilização dos fatos.

A Associação das Escolas Particulares do Cariri (AEPC) realizou reunião online para debater o tema. Como apontou Eliab Hazael, presidente da entidade, as seguranças nas escolas já existiam antes dos ataques, com utilização de seguranças e câmeras, por exemplo. “Orientamos que os gestores intensificassem cada vez mais essas ações, para que a família e as crianças se sintam seguras, para que as crianças passem por essa tempestade, entendendo da importância, mas não absorvendo o medo, que é um dos pontos principais”, informou Eliab.

Entre outras medidas, além de oficialização dos órgãos de segurança pública e diálogo com as lideranças políticas, foi decidida a criação de uma cartilha, que será distribuída para todas as escolas, além de trabalhos nas mídias sociais no combate às fake news e novos encontros para manter o diálogo sobre o combate à violência.

Prefeitos se mobilizam

Prefeitos de municípios caririenses se mobilizam para prevenir casos de violência em escolas da região. O prefeito de Farias Brito, Deda Pereira (PDT), cumpria agenda política em Brasília, em busca de recursos após enchente no Município, quando recebeu a notícia do ataque contra duas crianças em uma escola de Farias Brito, na quarta-feira (12). Ele revelou ter contatado o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e a governadora do Ceará em exercício, Jade Romero (MDB), “para traçar um plano para começarmos as aulas na segunda-feira, mas com segurança”.

O prefeito do Crato, Zé Aílton Brasil (PT), visitou escolas e destacou a elaboração de um plano emergencial para garantir o monitoramento dos estabelecimentos educacionais da rede pública e privada.

Guilherme Saraiva, prefeito de Barbalha, também visitou unidades educacionais do Município. “Estamos fazendo uma vistoria nas escolas, com o Conselho Tutelar, para prevenir a violência, conscientizar os alunos e também manter a presença da polícia”.

Já o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), anunciou a criação de um grupo de gerenciamento de crise “a fim de intensificar ações nas escolas do Município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE