Empresa de informática vai revisar PCCR dos professores
14/03/23 0:00

A Câmara de Altaneira quer ouvir da secretária de Educação, Antônia Zuleide Ferreira, sobre quais critérios foram usados para contratar uma empresa que atua com manutenção de computadores, para fazer estudo, análise e atualização da Lei do PCCR do Magistério no Município. O foco dos questionamentos é a capacidade técnica para desempenhar o trabalho. A secretária esteve no plenário da Casa, no dia 8, mas passou longe de explicar, por exemplo, porque a empresa foi contratada com dispensa de licitação. Terá que voltar à Casa Legislativa. O requerimento de convocação da secretária, de autoria do vereador Ariovaldo Soares (PDT), teve apoio até da base do prefeito Dariomar Rodrigues (PT). Foi aprovado por unanimidade. Advogados capacitados e à disposição na Procuradoria do Município e a contratação de uma empresa sem qualificação técnica para fazer o serviço foram suficientes para o vereador Ariovaldo enxergar fortes indícios de que se trata de uma fraude. Mais uma ao Ministério Público.

Ameaça de greve em Santana do Cariri sem aviso

A comissão municipal do Sindicato Apeoc, em Santana do Cariri, passou a semana convocando professores do Município para uma manifestação em frente à Prefeitura. O movimento foi articulado e decidido apenas por whatsapp, sem qualquer deliberação em assembleia. A convocação prevê concentração no sindicato e caminhada até a Praça da Prefeitura, e orienta registros de fotos e vídeos para divulgar nas redes sociais. O sindicato fala em reajuste do Piso do Magistério e uma discussão sobre o PCCR. O prefeito Samuel Werton acusa uso político do movimento, ao lembrar que já anunciou o reajuste do Piso e que a Secretária de Educação tem discutido com a categoria o PCCR. O movimento deve parar na Justiça.

Inauguração com lista de presença em Milagres

A inauguração da escola Manoel Correia Silva, no sítio Taboquinha, em Milagres, tinha tudo para ser um grande evento. Transcrito pela assessoria como um momento de emoção, o evento, realizado no dia 9, chamou a atenção pelo grande número de pessoas da sede do Município, mesmo sendo na zona rural. Não teve mágica. Eram servidores contratados e efetivos da Prefeitura, sob a gestão do prefeito Cícero Figueiredo. O problema: os servidores reclamaram que foram pressionados por uma lista que passou nas secretarias e departamentos definindo as presenças. Claro, tudo no campo dos bastidores e especulações. Por enquanto, nada de denúncia de abuso de poder e assédio. É bom o prefeito se manifestar.

Teto de escola desaba depois de reforma de R$ 300 mil

O teto de uma das salas da escola João Rodrigues da Fonseca desabou na tarde do dia 7, minutos antes do início das aulas. A escola, localizada no distrito de Lagoa dos Crioulos, em Salitre, passou por uma reforma recentemente, inclusive, com ampla divulgação da gestão do prefeito Dodó de Neoclides (PDT). Foram gastos na reforma cerca de R$ 300 mil e, agora, a oposição quer saber o que foi feito na escola. O prefeito Dodó publicou vídeo nas redes sociais, garantindo que as providências serão tomadas e que acidentes acontecem. Dodó argumenta que o caso poderia acontecer até na sua casa. O prefeito evitou falar dos recursos aplicados na escola.

Enquanto isso...

Em Jati, a vontade da professora Kátia Novais, de representar o PT nas eleições de 2024, já enfrenta resistências dentro do próprio partido. Apesar de Kátia expor a esta coluna a pretensão, o filiado Urias desmentiu.

Urias garante que a professora não será candidata e que ouviu isso da própria. E disse mais: não há um discurso de não a forasteiros e de uma Jati para os jatienses. Ficou a impressão de faltar unidade no partido.

Em Jardim, o prefeito Aniziário Costa conseguiu reverter a situação que tinha na Câmara para aprovar suas contas. Na sessão do dia 8, a Casa derrubou parecer do TCE, por oito votos a três, os dois terços necessários.

O detalhe na votação foi a adesão da oposição ligada ao ex-prefeito Fernando Luz. Os votos contra foram de ex-aliados. A negociação passou pelas contas de Fernando, que chega em breve. Seria um toma lá, dá cá?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ