Guimarães se entrega nos braços dos FGs
16/11/21 0:00

O PT do Ceará foi subjugado durante a inauguração do teleférico de Barbalha, no sábado (12). Ao ser chamado para saudar a obra, o deputado federal José Guimarães mudou o teor do seu discurso e antecipou, sem debates internos nas estruturas partidárias do PT e sem consultar a direção nacional, que a aliança do PT com os irmãos Ciro e Cid Gomes continuará em 2022. Guimarães foi categórico. Tirem suas conclusões: “me permita Governador Camilo, me permita ex-ministro Ciro Gomes, uma palavra de política aqui. Eu tenho muito orgulho. Sou um ser humano realizado como deputado federal, todo mundo sabe disso. Mas, o que me incentiva e me apaixona é que desde 2006 - quero aproveitar a imprensa aqui para fazer o registro - que nós iniciamos uma caminhada no Ceará. Primeiro com Cid Gomes, depois com governador Camilo. Essa caminhada, eu quero dizer ao povo de Barbalha, mesmo nós não estando em ano eleitoral, ela será dada a continuidade em 2022, pelo bem do estado do Ceará. E concluiu Guimarães, para justificar a entrega do PT aos FGs: “o Ceará é o exemplo.”

Ciro se declara para Guimarães

Ciro Gomes se surpreendeu com as palavras de José Guimarães anunciando a manutenção do acordo PDT-PT nas eleições do ano que vem. A reação de Ciro foi de espanto. Depois de tantas agressões dele ao PT, a Lula e ao próprio Guimarães, nunca esperava pela vassalagem do discurso feito pelo dono do PT cearense. Guimarães antecipou o acordo do PT com os FGs. Atônito e esperto, Ciro mudou o discurso e se adequou. Disse: “quero fazer uma saudação muito afetuosa a um camarada de luta, um companheiro que temos aí muitos entendimentos e poucas desavenças, o meu amigo deputado federal José Guimarães”. Nesse momento, Guimarães sai do seu lugar no palanque, vai até onde Ciro discursava e estende a mão. Os dois se abraçam. Guimarães mostrou que é liderado de Ciro e nunca um aliado com poder de decisão para alçar voos mais altos, como a vaga de vice-governador.

Ciro avisa: Ceará está em primeiro lugar

Ao dar sequência ao seu discurso na festa do teleférico, em Barbalha, e diante de um público impressionado com o que assistia, Ciro disparou: “uma palavrinha de política, Guimarães, eu entendi com o meu coração, o dever de responder o seu repente, no mesmo tom. Não há força humana, não há ambição muito menor, não (há) energia que me faça desertar do meu primeiro dever: É o Brasil. Mas, o Brasil para mim começa a bater coração aqui no Ceará. Mas, vamos marchar juntos. Garantir que esse projeto (PDT-PT) não dê para trás”. Depois dessas declarações, Ciro encerrou o seu discurso. Estava selada, sem que nem Lula, nem o PT nacional, nem o PT do Ceará fossem ouvidos, a continuidade da aliança com os Ferreira Gomes no Estado. Esse acordo fechado em cima de um palanque, sem que Ciro desista de sua candidatura, ou pare de atacar Lula e o PT, enfureceu a Lula e ao PT nacional, e ao cearense. Só que no Ceará, Guimarães controla o partido.


Ciro faz promessa ao Padre Cícero
 
Em total sintonia com o governador Camilo Santana, o presidenciável Ciro Gomes permaneceu na região do Cariri durante o feriadão. Ciro ficou como hóspede de Camilo na sua casa em Barbalha. Ciro participou da inauguração do teleférico do Caldas, onde enalteceu a liderança de Camilo na atual política do Ceará. Mas, Ciro aproveitou a viagem para visitar o horto do Padre Cícero, além de outros municípios como Nova Olinda. Segundo relatos de pessoas próximas, Ciro não fez somente política. Em queda nas pesquisas presidenciais, apelou para a fé. Apesar do tom de brincadeira, Ciro teria assumido ter feito promessa ao Padre Cícero para subir nas pesquisas. A candidatura de Ciro, como terceira via, está ameaçada pela entrada do ex-ministro Sérgio Moro na disputa ao Planalto. Na última semana, Ciro atacou Moro, dizendo que ele fingiu como juiz e que vai fingir como político. Na avaliação de aliados da região, Ciro tenta organizar as ideias para implementar uma nova tática eleitoral. Hoje, é grande a pressão para Ciro desistir.
 
Lula recebeu vídeos na Europa e reagiu


Os vídeos de José Guimarães e Ciro Gomes divulgados pelo Twitter de Donizete Arruda, e pelo portal CN7, no sábado à tarde, enfureceram a Lula. Os dois pronunciamentos foram enviados já no início da noite para Lula, que se encontra na Europa, incluindo também o do governador Camilo Santana, que prevê um futuro de vitórias para Ciro. Inicialmente, Lula comentou que não acreditava no que estavam o contando. Após assistir os vídeos, ficou “puto” com Guimarães, e sobrou até para o governador Camilo. Disse que Camilo não tem jeito, e sua carreira política não deve ir longe, com essa postura de submissão aos irmãos Ciro e Cid Gomes, em detrimento da lealdade ao PT. Sobre Guimarães, Lula foi mais duro. Atracou-o com um palavrão e ligou para a presidente nacional petista, deputada Gleise Hoffmann. Lula quer implodir esse acordo PT-PDT, no entanto não sabe se terá forças. Sua intenção é lançar a candidatura de Eunício Oliveira ou de Luizianne Lins ao Abolição.

Tasso candidato a deputado federal

 
A insistência do governador Camilo Santana em disputar uma vaga ao Senado está obrigando o senador Tasso Jereissati a desistir de sua reeleição. Os FGs não podem dispor da candidatura de Camilo ao Senado, daí estariam propensos a oferecer um plano B a Tasso: ser candidato a uma vaga na Câmara Federal. A ideia dos FGs é fazer Tasso repensar sua participação na eleição do próximo ano. Ainda na esfera familiar e dividido para poucos amigos, o debate sobre uma candidatura a deputado federal de Tasso começa a ganhar corpo. Tasso não quer, mas tem sido aconselhado a se candidatar a deputado para garantir uma saída da política com vitória e, de quebra, fortalecer a bancada do PSDB do Ceará em Brasília. Tasso está sendo convencido sob o argumento de que uma candidatura sua a deputado atrairá muitas lideranças ao partido. Um fato repetido sistematicamente a Tasso tem sua concordância: não será inteligente fazer o enfrentamento político com Camilo na corrida ao Senado. Antes de dar sua resposta sobre sua mudança de planos, Tasso vai cobrar a fatura aos irmãos Cid e Ciro Gomes, que prometeram a ele, manter Camilo fora da disputa, concluindo seu mandato no cargo no Abolição, deixando o caminho livre para sua reeleição. Essa possibilidade hoje é zero.
 
Briga por votos gera crise entre petistas
 
A disputa eleitoral de candidatos do PT no Cariri está começando a preocupar os dirigentes e as maiores lideranças. A voracidade de alguns pré-candidatos assusta até os mais experientes. Nomes como De Assis Diniz, secretário do Desenvolvimento Agrário, e Eliane Estrela, secretária de Educação, avançam sobre colégios de correligionários caririenses como um rolo compressor. As reclamações já começaram a aparecer. Perguntado sobre o assunto por pessoas próximas, De Assis respondeu em tom irônico: não estou fazendo nada que o governador Camilo já não tenha feito quando foi eleito deputado no comando da SDA. De Assis tenta justificar o uso da máquina pública, mas pode ter problemas mais na frente. De Assis é ligado ao deputado federal José Guimarães, que trabalha para eleger dois deputados estaduais de sua confiança, o próprio De Assis e reeleger Moisés Braz. Já Eliane Estrela, além de contar com a enorme simpatia de Camilo, é apadrinhada pela vice-governadora Izolda Cela. Melhor afirmar: é a candidata da governadora Izolda Cela. Dentro do PT, há uma convicção que Fernando Santana, De Assis e Eliane Estrela serão os três mais votados do partido. O PT espera eleger de cinco a seis deputados estaduais e três a quatro federais.
 

Disse me disse… 
No Cariri, Capitão Wagner garantiu que, mesmo que a aliança com o MDB não aconteça no primeiro turno, o que hoje é pouco provável, a tendência é que ela seja inevitável no segundo.
 
Wagner avalia que o ex-senador Eunício Oliveira aparece muito bem para a disputa ao governo e que entenderá se o MDB decidir por sua candidatura.
 

A vereadora cratense Mariângela Bandeira foi condenada a pagar R$ 4 mil ao médico veterinário Ricardo Pierre, por danos morais.
 
Mariângela deve se abster de fazer postagens nas redes sociais contra o médico, sob pena de pagamento de multa. A vereadora deve recorrer.
 
Quem se prepara para assumir uma cadeira na Câmara de Juazeiro do Norte é a suplente Auricélia Bezerra. A Casa espera a cassação de Davi Araújo.
 
Auricélia já está sendo sondada sobre a antecipação da eleição para presidência da Câmara. Ela disse que só discute quando assumir.

Davi Araújo tem mínimas chances de escapar da cassação no TRE do Ceará.

O movimento dentro do TRE cearense é para cassar e afastar Davi Araújo.

O consenso é que sua eleição foi garantida por métodos pouco ortodoxos na política cearense.

Davi Araújo seria o representante de setores que não tem chance de ser aceito no Parlamento e no Poder Judiciário.

Desculpe a ignorância
, é verdade que o deputado federal José Guimarães ganhou o apelido de babão dos FGs dentro do PT?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE