Jornal do Cariri
Estatísticas da covid abalam FGs
30/03/21 0:00

Uma comparação sobre os dados de óbitos e casos por covid em Sobral e em Juazeiro do Norte, durante um ano de pandemia, retrata uma triste realidade: o prefeito Ivo Gomes perdeu a guerra em sua cidade para convencer à sociedade a participar na adoção de medidas necessárias como adesão ao isolamento social rígido, uso de máscaras e álcool gel. O esforço de Ivo apresentou um resultado aquém do que ele esperava com efeitos negativos na política. Registre-se, que nesse momento, o prefeito Ivo não está preocupado com sua candidatura ao Governo do Ceará. Toda a sua atenção está voltada em salvar vidas. Entretanto, como o nome mais forte sendo preparado para ascender ao Abolição, o herdeiro dos irmãos Ciro e Cid Gomes precisa ter seu desempenho avaliado como gestor numa crise dessa dimensão. Sua capacidade de bom administrador será seu cartão de apresentação numa eventual candidatura a governador em 2022. Por enquanto, os números da covid fazem o prefeito Ivo ficar fora da corrida eleitoral na sucessão do governador Camilo Santana, que é simpático a sua postulação.

Juazeiro tem menos óbitos que Sobral

A escolha é a mais óbvia: Juazeiro do Norte é a cidade mais importante do sul do Ceará. Sobral, a capitão do Norte do Estado. A avaliação é sobre como estão se saindo os prefeitos nessa segunda onda da covid, incluindo também a primeira fase do coronavírus. Em número de contaminados, Juazeiro teve mais casos confirmados: 19.831 superando a Sobral,  por uma diferença significativa de mais de 3,5 mil infectados. Agora, no critério salvar vidas, Juazeiro do Norte vence Sobral. Considerando apenas os dois municípios para análise: Sobral teve 457 contra 389 óbitos, de um total de 846 mortes nessas duas cidades. Um índice que impressiona, pois somente neste mês de março, morreram 102 pessoas em Sobral por covid.

Ambos prefeitos merecem reconhecimento

Mesmo Juazeiro do Norte tendo metas melhores do que Sobral na guerra da covid, a população não deve deixar de reconhecer o trabalho dos dois prefeitos – Glêdson Bezerra e Ivo Gomes. Ambos tem se esforçado para alcançar objetivos que só se mostram factíveis no papel. No mundo real, é impossível de se obter. A contaminação do coranavírus no Ceará, nessa segunda onda, se alastrou numa velocidade impressionante. Também é preciso elogiar toda a dedicação do governador Camilo Santana e de seu secretário de Saúde, Dr Cabeto. É uma equipe trabalhando no Estado e nos municípios para que o Ceará possa vencer essa doença maldita. Contudo, o prefeito Glêdson Bezerra merece o aplauso, pois sem alardes está sabendo controlar a covid em Juazeiro, salvando vidas. Suas decisões corretas influenciam positivamente todo o Cariri. Mas, nada de comemorar vitória antes da hora. Na Europa, já começou a terceira onda. E aqui no Ceará, nós ainda não liquidamos a segunda.  Então, todos atentos.

Camilo tem feriadão isolado no Cariri

 O governador Camilo Santana, como sempre faz, vem passar a Semana Santa em sua casa no Caldas, em Barbalha. Preocupado com a situação do Estado com relação à pandemia do covid, Camilo está evitando discussões políticas sobre as eleições do próximo ano em sua residência. Avalia ser muito cedo. Apesar disso, a discussão política – inerente ao seu cargo – deve acontecer apenas com políticos próximos, como o prefeito Guilherme Saraiva e o deputado estadual Fernando Santana. Camilo vai aproveitar o momento para discutir questões de saúde. Deve receber prefeitos do Cariri para cobrar ações mais firmes no combate à pandemia. Também deve anunciar novidades sobre a distribuição de novas levas de vacinas e o aumento das UTIs na região.
 
PTB muda de mãos em Juazeiro

Uma articulação do secretário de Segurança, Dorian Lucena, tirou o PTB de Juazeiro do Norte do comando do ex-prefeito Arnon Bezerra. Dorian indicou a nova direção. Essa escolha ocorreu em consenso com o novo presidente estadual, Felipe Cavalcante, filho do deputado estadual, Delegado Cavalcante, do PSL. No Ceará, o PTB fica à disposição de Cavalcante. A nova direção provisória, definida no dia 23 de março, fica à frente do partido até 16 de maio. O ex-presidente, deputado federal Pedro Bezerra, deve ir mesmo para o PDT dos irmãos Cid e Ciro Gomes. Em Juazeiro, a notícia de que o PTB fará parte da base do prefeito Glêdson estremeceu a Câmara. A maioria dos vereadores do partido faz oposição. Dos seis, apenas Marcio Joias é base. Aos mais próximos, Márcio já disse: se o partido vir para suas mãos, exigirá fidelidade sob pena de punir quem o desafiar. Tem vereador tremendo.
 
Aluisio Brasil se desgasta na oposição

 Na tentativa de se manter vivo politicamente, o ex-candidato a prefeito do Crato, Aluísio Brasil, está partindo para a tática do: quanto pior, melhor. Em vídeos divulgados nas redes sociais, Aluízio avalia ações de combate à covid, que mais confundem que orientam. Na última semana, criticou a falta de vacinas nos postos de saúde. Só esqueceu de um detalhe: sua própria mãe havia sido vacinada em um posto. Consequência: acabou sendo bombardeado por dezenas de críticas.  Aluísio tem sido cobrado para se expor menos e articular mais, principalmente junto aos seus aliados, o deputado federal Capitão Wagner e o senador Eduardo Girão, visando conseguir leitos covid para o Crato. Para completar, Aluísio tem anunciado que irá virar comunicador de TV. Prepara o lançamento de um programa de TV. Como Faustão se aposenta em dezembro, se mostrar talento, vai querer o lugar dele na Globo.
 
Fogo de Brasília assusta a todos

O presidente Jair Bolsonaro promove uma ampla reforma ministerial gerando um bafafá no Congresso Nacional. A demissão do ministro da Defesa, General Fernando Azevedo e Silva, por se recusar a demitir o comandante do Exército, General Edson Pujol, que se recusa a envolver a instituição militar em embates políticos no País tem irritado Bolsonaro. É seu objetivo e já esconde isso, decretar estado de sítio. Com o controle do Exército, através da indicação de um comandante de sua confiança, essa medida fica mais provável. Há muita expectativa no Congresso com essa mudança. As Forças Armadas não estão dispostas a ingressarem numa aventura que coloque em risco a democracia brasileira. Porém, o presidente Bolsonaro pensa diferente. Como esse cabo de guerra irá se resolver, somente nos próximos dias e confusões, o Brasil saberá. Está em curso um troca-troca de ministros na Esplanada. É o efeito 300 mil óbitos da pandemia do covid.

Disse me disse...

  • A estátua de Padre Cícero em Maracanaú será reerguida pelo prefeito Roberto Pessoa.
  • Senador Cid Gomes usa a Semana Santa para conversar com governador Camilo Santana.
  • Não se sabe se o encontro deles será em Barbalha ou na Meruoca, onde Cid tem um sítio.
  • Na pauta, a pressão do PT nacional sobre Camilo para que seja o puxador de votos da campanha de Lula no Ceará.
  • Os FGs não querem Camilo candidato e tem estimulado o senador Tasso Jereissati a ocupar espaços em Brasília.
  • Tasso ajudou a derrubar o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, com um forte discurso. E tem insistido na instalação da CPI da Covid.
  • Toda essa movimentação de Tasso tem o dedo dos irmãos Ciro e Cid Gomes para reelegê-lo.
  • Como contrapartida, Tasso e Aécio Neves negociam para o PSDB apoiar a candidatura de Ciro a presidente. FHC veta esse apoio e defende uma candidatura própria tucana.
  • A rainha das fake news, Carol Matos, foi desmascarada em uma discussão de whatssap, ao rebater a informação sobre mudanças no PTB de Juazeiro.
  • A autora da matéria, jornalista Regy Santos, não perdeu tempo e disse que “não anda fazendo fake news e nem assessorando vereadores por aí”.
  • Carol Matos precisa desses estranhos contratos, pois está sendo investigada pela Polícia Federal. E logo precisará de bons advogados para evitar sua condenação por fake news e outros crimes.
  •  Sobre a construção da base do prefeito Glêdson em Juazeiro, o vice-prefeito Giovanni Sampaio mandou um recado duro nas redes sociais.
  •  Giovanni foi direto aos vereadores do partido: o PSD é governo. Quem não seguir a orientação dele, pode mudar de partido. Simples assim.
  •  Desculpe a ignorância, o MP Eleitoral do Crato pode responder se o programa de TV do médico Aluísio Brasil visa efetivamente ajudar as pessoas ou elegê-lo deputado estadual em 2022?
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ