Jornal do Cariri
15 casos de trabalho infantil são flagrados em Juazeiro do Norte
De janeiro a julho, 210 casos foram registrados no Ceará
Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Natália Alves
23/08/22 16:00

De janeiro a julho de 2022, auditores fiscais do trabalho afastaram 210 crianças e adolescentes flagrados em situação de trabalho infantil no Ceará. 15 desses casos são de Juazeiro do Norte. O número deste ano é superior ao mesmo período do ano passado.

A cidade com maior número de casos de trabalho infantil é Fortaleza (56), seguida por Juazeiro do Norte (15), Aquiraz (13), Maracanaú (7) e Caucaia (5).

"É permitido a partir de 14 anos como Jovem Aprendiz, com uma instituição de aprendizagem que vai dar um trabalha seguro, do qual aquele jovem possa se desenvolver. A partir dos 16 anos também vai poder, na condição de aprendiz ou não, desde que não sejam naquelas situações proibidas", explicou Daniel Arêa, auditor fiscal do trabalho.

De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho, entre as atividades em que crianças e adolescentes foram encontrados trabalhando, estão o cultivo de banana, além de um caso registrado da atuação de um adolescente na venda de armas e munições, no interior do Ceará.

Os auditores tem a responsabilidade de retirar essas crianças e adolescentes das condições insalubres encontradas, onde serão enviadas para a rede de proteção social a fim de buscar a sua inclusão em programas sociais, como o Programa de Aprendizagem (PPDE), um trabalho de inserção de jovens aprendizes promovido pela Fiscalização do Trabalho no Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ