Zé Ailton solicita retorno da gestão comercial da água e esgoto à Saaec
Solicitação integra um projeto de lei enviado à Câmara Municipal
Foto: Prefeitura do Crato
Natália Alves
22/10/24 0:00

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, anunciou, nesta segunda-feira (21), a transferência da gestão comercial do sistema de água e esgoto, bem como do atendimento ao cliente, da empresa Ambiental Crato para a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec). As solicitações integram um projeto de lei enviado à Câmara Municipal, em regime de urgência, visando formalizar a transferência. A decisão foi tomada devido a inúmeras reclamações da população do Crato, com relação a taxas e tarifas aplicadas pela atual empresa, nas contas de água e esgoto.

No projeto de lei, foi estabelecido um prazo de 40 dias para que a Saaec, Ambiental Crato e a gestão municipal reorganizem e cumpram as exigências da nova legislação. Caso aprovado o projeto, a partir de 1º de dezembro, a Ambiental Crato ficará a cargo apenas do saneamento no município, cumprindo o Marco Legal do Saneamento Básico, onde todas as prefeituras terão até 2033 para ter 90% do saneamento realizado na cidade, ou seja, esgoto coletado e tratado.

“Ninguém reclama pelo saneamento. A reclamação da população, que é justa, é com relação ao comercial, às contas abusivas, e essa relação com o cliente. Queremos que o cliente pague realmente o que seja devido. A Saaec passa a ter o vínculo direto com o cliente, e repassando para Ambiental Crato aquilo que é de direito no contrato. Vai caber a Ambiental as obras do saneamento, a coleta e o tratamento de esgoto. Com relação a instalação de hidrômetros, ligações e cortes de águas, assim como negociações de dívidas, passam a ser de responsabilidade da Saaec”, explicou Zé Ailton Brasil.

De acordo com o prefeito, a Saaec deve formar, nos próximos 40 dias, uma equipe de leituristas, uma comissão de atendimento e comissão faturamento, para atender a população.

Em nota, a Ambiental Crato afirmou que ainda não recebeu notificação oficial sobre o projeto de lei, e reafirmou a disposição da empresa para dialogar com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de atender a população geral.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ