Jornal do Cariri
Zé Ailton anuncia pregão para 15 mil testes rápidos
Prefeito do Crato também anunciou a descentralização dos testes para covid, antes realizados apenas na Unidade Sentinela.
Reprodução Redes Sociais
Jaqueline Freitas
23/06/20 18:30

A Prefeitura do Crato está lançando um pregão eletrônico para aquisição de 15 mil testes rápidos, a fim de intensificar a testagem para a covid-19 na população. A informação foi dada pelo prefeito Zé Ailton Brasil, durante live na tarde desta terça-feira (23), quando também foi anunciada a descentralização dos testes para Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até o momento, os exames eram feitos na Unidade Sentinela de Referência para pacientes com covid, localizada no Bairro Zacarias Gonçalves.

A Secretaria da Saúde de Crato realiza cerca de 300 testes por dia, conforme informou a titular da pasta, Marina Feitosa. Além das pessoas que apresentam os sintomas da doença, o Município está testando todos os servidores da Segurança, Saúde e Limpeza Pública. Marina anunciou a aquisição de uma ambulância UTI, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que vem para facilitar o transporte de vítimas do novo coronavirus.

O vice-prefeito do Crato, André Barreto, que também participou da live, se mostrou preocupado com os casos de alta complexidade e a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Cariri (HRC), cuja unidade atende a 45 municípios da macrorregional da Saúde e já dá sinais de superlotação. “Para que a gente consiga controlar a cadeia de transmissão aqui no nosso Município, vamos intensificar as ações, para que a gente não tenha que retroceder, no futuro, e tenha que fechar tudo”.

Na live, foi anunciada a doação de um respirador móvel, pelo deputado federal Pedro Bezerra (PTB), que estará disponível na Unidade Sentinela de Referência.

Maior fiscalização

O prefeito Zé Ailton Brasil anunciou, ainda, a intensificação da fiscalização no centro comercial e nos bairros da cidade. Guarda Municipal, Polícia Militar e equipes de agentes públicos fiscalizarão o cumprimento do decreto de isolamento social e as atividades não essenciais, que não estão na fase de transição para a reabertura da economia no Ceará, proposta pelo Governo do Estado. As ações também serão mais rígidas, com aplicação de multas, para quem promover ou estiver em aglomerações, principalmente na realização de festas. As equipes de fiscalização também trabalharão para coibir o uso de fogueiras nesta terça-feira (23), véspera de São João, e no dia 28, véspera de São Pedro. O prefeito pede a contribuição da população para que denuncie quem violar o isolamento e distanciamento social, e a proibição do uso de fogueiras.

PUBLICIDADE
PUBLI_Requerimento_ASV.pdf
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ