Jornal do Cariri
Yury do Paredão enfrenta fúria dos bolsonaristas do PL
16/05/23 0:00

O deputado federal Yury do Paredão foi receber o presidente Lula no aeroporto de Juazeiro do Norte e, em seguida, postou uma foto ao lado de Lula, do governador Elmano de Freitas e do ministro Camilo Santana: “É uma honra recepcionar o presidente Lula em minha cidade. Estamos ansiosos para discutir ideias e soluções para o desenvolvimento do nosso estado. Juntos, podemos construir um Ceará mais forte e justo para todos”. Na mesma noite de sexta (12), a postagem provocou a ira do deputado federal André Fernandes, também do PL cearense, que começou um movimento para expulsar o deputado Yury do Paredão do Partido Liberal (PL): “deputado do PL que posa ao lado do maior ladrão da história do Brasil em foto tem que ser expulso imediatamente do partido. Quem tem honra em receber Lula, não tem honra para permanecer no nosso partido”. O ambiente de confusão cresceu na legenda. Quem também assumiu essa posição pela expulsão de Yury do Paredão do PL foi o deputado federal Carlos Jordy (RJ). Esse assunto será definido nesta terça, em uma reunião em Brasília, com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Yury do Paredão não se manifestou sobre a possibilidade de ser excluído do PL. Se essa medida for adiante, Yury do Paredão pode considerar a hipótese de retornar ao PT, sigla que foi filiado entre 08 de junho de 2019 a 07 de abril de 2020, segundo documento do TSE. Outro partido que Yury do Paredão foi filiado foi o PTB , por um mês lá no ano de 2015. O PTB já não existe mais no cenário partidário brasileiro. Yury do Paredão deve definir seu futuro no encontro com Valdemar Costa Neto.

Zé Ailton conquista a simpatia do presidente

A visita do presidente Lula ao Crato, trazido pelo ministro Camilo Santana, mostra o prestígio do petista cearense junto ao Planalto. E ao escolher o município do Crato para trazer Lula ao Cariri, Camilo não escondeu sua amizade e lealdade ao prefeito Zé Ailton Brasil. Lula entendeu direitinho a mensagem de Camilo, e não poupou elogios ao prefeito do Crato. Camilo entregou a missão de escolher o candidato à sucessão de Zé Ailton ao próprio prefeito. Zé Ailton tem uma alta aprovação e após transferir o cargo, deve ser aproveitado numa função no Governo do Estado. Entretanto, esse assunto está distante, como também uma candidatura de Zé Ailton a um mandato de deputado estadual. Mais próximo é a tarefa de escolher o seu sucessor. E o objetivo do prefeito Zé Ailton é a montagem de uma ampla coligação de forças com o respaldo de Lula, Elmano e Camilo Santana.

Arnon vai reconstruir PDT de olho em 2024

Depois de passear por várias possibilidades, inclusive o Podemos do prefeito Glêdson Bezerra, o ex-prefeito Arnon Bezerra deve mesmo ficar no PDT, sob a batuta de Ciro Gomes e Roberto Cláudio. Ao lado de Cid Gomes, Arnon quase perde o partido. Porém, Arnon resolveu ficar e deve iniciar um trabalho de remontagem do partido, que já acumula vários nomes para a chapa de vereador. Quem tem ajudado nesta missão é o irmão Sávio Bezerra, muito querido por suplentes e vereadores de Juazeiro do Norte. Arnon passou a semana ao lado de Sávio articulando. A chapa está bem adiantada e, agora, deve passar por “treinamento” para fazer o enfrentamento com a base do prefeito Glêdson. Sávio ficará com a chapa de vereador e Arnon com a majoritária. Na definição dos candidatos a prefeito e vice, Arnon tem mantido contato com o ex-prefeito Raimundo Macedo e tenta uma reaproximação com o ex-prefeito Manoel Santana, liderança maior do PT no Juazeiro.

Ronaldo Matos quer controle do MDB do Crato

O ex-prefeito Ronaldo Mattos está decidido a sentar-se à mesa para a escolha do próximo prefeito do Crato. Nas últimas semanas, Ronaldo se dedicou a articular seu retorno ao comando do MDB cratense. Ronaldo quer falar em nome do partido para articular um grupo contra a chapa indicada pelo prefeito Zé Ailton Brasil, no próximo ano, com aval do governador Elmano e do ministro Camilo. Já filiado ao partido, Ronaldo conversou com o presidente Eunício Oliveira, que ficou de pensar no assunto. Eunício entregou o partido para o ex-vereador Pedro Alagoano, com quem deve conversar sobre o assunto. Sem tempo para esperar, Ronaldo acabou atropelando Eunício, e recorrendo ao presidente nacional do partido, Baleia Rossi. Os dois conversaram em São Paulo e Baleia Rossi disse que conversaria com Eunício. Esperançoso, Ronaldo espera, agora, um aceno do deputado Eunício Oliveira, para entrar com força na escolha do candidato da oposição.

Cid e Ciro Gomes duelam pelo controle do PDT

O senador Cid Gomes quer, a todo custo, assumir à presidência regional do PDT do Ceará, no lugar hoje ocupado pelo deputado federal André Figueiredo, que acumula essa posição também com a presidência nacional. Só que Cid tem um empecilho enorme a sua pretensão de reocupar o comando estadual do PDT. Não caiam para trás e nem se surpreendam: quem veta o nome de Cid Gomes para assumir esse cargo é o seu próprio irmão Ciro Gomes. Se quiser ficar no PDT, Cid fica como militante. Hoje, quem detém a maioria no diretório regional é o grupo de André Figueiredo, Ciro e Roberto Cláudio. A princípio, Cid Gomes trabalha para tomar o PDT do irmão e Roberto Cláudio, atraindo André Figueiredo para seu lado. Ciro está ciente dessa manobra, tanto que voltou a falar. E bater no presidente Lula e no PT, atrapalhando a estratégia de Cid de formar novamente uma aliança com o PT, do governador Elmano e do ministro Camilo.

Ciro descarta disputar Senado em 2026

Quem sentiu saudades dos ataques de Ciro Gomes ao presidente Lula e ao PT, pode estar ciente que Ciro voltou com mais virulência. Na última sexta (12), em palestra na Universidade de Lisboa, Ciro atacou por mais de duas horas, duramente, ao presidente Lula, não o poupando de nada. Ciro nem quis saber que o PDT faz parte desse Governo, com o presidente licenciado, Carlos Lupi, ocupando o ministério da Previdência. Isso não intimidou a Ciro, que acusou Lula de não ter aprendido nada com o tempo que ficou na cadeia, tanto que repete mesmos erros que levarão a seu governo a repetir velhas práticas de corrupção. Lula não respondeu Ciro. Nem o PT. Nem Cid Gomes que discorda dessa oposição ferrenha de Ciro a Lula e o PT. Quer uma aliança com os petistas. Contudo, Ciro mandou um recado para o irmão Cid, que na busca por uma recomposição, chegou a declarar na semana passada ao jornal carioca OGLOBO, que desistiria de concorrer à reeleição para apoiar à candidatura de Ciro ao Senado. Ciro foi enfático: não pretendo mais disputar eleições. Nem para presidência da República, nem para senador nem para deputado federal. Quer ser um militante do PDT e escrever livros. Cid Gomes está avisado. Ciro não quer conversa com ele. E nem adianta tentar. A oligarquia Ferreira Gomes está rachada.

Disse me disse…

Não há mais dúvidas. Líder do Governo Lula, José Guimarães, já está em campanha por uma das vagas de senador em 2026.

Na vinda de Lula, tanto ele quanto o governador Elmano e o ministro Camilo estavam vestidos de camisa branca. Até o prefeito Zé Ailton estava de branco. A nova cor do poder no Ceará.

O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, demonstrou mais uma vez ser o mais próximo dos prefeitos do Cariri ao ministro Camilo Santana.

Guilherme participou de todos os atos, entre a recepção, articulações e conversas do presidente Lula com a presença de Camilo no Cariri. Saiu fortalecido.

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, publicou decreto suspendendo diárias, convocação de concursados, patrocínios e novas contratações.

Com prazo indeterminado, o decreto estará em vigor até Zé Ailton adequar as finanças do Município, de olho na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Desculpe a ignorância, a briga dos irmãos Ciro e Cid Gomes é mesmo pra valer?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ