Jornal do Cariri
Yury começa a preparar caminho para Capitão Vieira
30/05/23 0:00

O deputado federal Yury do Paredão (PL) não vai abrir mão do seu protagonismo na eleição do próximo ano. Essa constatação é consenso entre vereadores e os principais caciques da política de Juazeiro do Norte. Yury não fala em candidatura à Prefeitura, mas é notória a sua determinação em viabilizar o nome do vereador Capitão Vieira Neto (PTB) para a corrida eleitoral. Homem de confiança para seguir o projeto à frente da Câmara, Capitão Vieira cumpre novas missões: agora será apresentado ao alto escalão da política estadual. No sábado, Capitão Vieira esteve ao lado de Yury do Paredão, na recepção ao governador Elmano de Freitas, no aeroporto de Juazeiro do Norte, por ocasião da vistoria da barragem da Transposição do Rio São Francisco, em Jati. Os três chegaram a conversar rapidamente, mas a pauta não foi revelada. Seguramente, a eleição esteve entre os temas debatidos . Ao lado de Yury e Vieira, estava o vereador Márcio Joias.

Yury confirma liderança ao ser membro da comitiva

Depois de apresentar o vereador Capitão Vieira ao governador Elmano e ao ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o deputado Yury do Paredão foi convidado a seguir com a comitiva para a vistoria da barragem da Transposição do Rio São Francisco, em Jati. Foi o único deputado do Cariri que recebeu o convite, partindo de Juazeiro do Norte, para compor a comitiva oficial. Apesar de ser alvo de críticas dos dois lados – oposição e situação – Yury reage com indiferença, por estar ciente de estar fazendo o certo no desempenho de seu mandato na Câmara Federal: focar o seu discurso nas pautas importantes para a região. Tem repetido que seu compromisso é com o Cariri, não com os jogos políticos, de partidos contrários ao seu PL. Sobre a possível candidatura de Capitão Vieira a prefeito, na sucessão de Glêdson Bezerra, Yury do Paredão avalia que ainda é muito cedo para uma definição. Entretanto, sustenta que o nome de Capitão Vieira tem potencial e qualidade para representar a oposição em Juazeiro.

Investigação da Polícia sobre assassinato de Morais

Cresce a pressão sobre o governador Elmano de Freitas e a Polícia do Ceará sobre revelar todos os detalhes da execução do advogado Di Angelis Morais, assassinado no último dia 06 de maio. A direção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Ceará, tem cobrado diariamente o esclarecimento desse crime. O presidente da OAB-Ceará, Erinaldo Dantas, está comprometido com a elucidação e o surgimento da verdade dessa morte, exigindo a prisão, não apenas dos autores como também do mandante(s). A Delegacia de Homicídios, responsável pela apuração, não tem se posicionado sobre o quanto avançou nos esclarecimentos desse caso, que chocou o Ceará e provocou uma ampla repercussão no Estado. Os delegados e policiais envolvidos na busca pela elucidação desse crime mantêm o sigilo das investigações. O Palácio da Abolição tem respeitado esse silêncio. Não há prazo para que a Polícia Civil divulgue o resultado de suas apurações. Entretanto, o governador Elmano tem pressa. A Polícia Civil tem pedido confiança em seu trabalho, e dará as respostas que o Ceará cobra com o fim da impunidade do assassinato do advogado Di Angelis Morais.

Cariri sem prestígio nos cargos federais

Saiu a relação completa dos padrinhos - deputados federaisdos ocupantes dos cargos federais no Ceará. Há ainda várias funções abertas e sem os nomes definidos. Mas, há uma situação desconfortável para a região do Cariri: até agora só há um ocupante de cargo federal no Estado que fez carreira profissional na região: Kelly Arruda, Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Ceará - SEMS/CE. Essa escolha ocorreu por influência do líder do Governo Lula na Câmara Federal, deputado José Guimarães. O Cariri não ganhou nenhuma outra posição. Apesar de haver cargos vagos, e disponíveis como na Companhia das Docas, na diretoria administrativa do BNB, no IBAMA, dentre outros. Não querendo entrar na confusão da base lulista no Ceará por cargos, o governador Elmano de Freitas e o ministro da Educação, Camilo Santana, fizeram um único pedido entre as mais de 30 importantes indicações federais no Estado: a presidência das Docas, para o irmão do senador Cid Gomes. Lúcio Gomes foi bancado pessoalmente pelo presidente Lula, que atendeu a um apelo de Elmano e Camilo. Os dois foram sensíveis a uma solicitação de Cid Gomes, que não nomeou ninguém. Quem também não emplacou cargos foram os deputados Idilvan Alencar e Mauro Filho, ambos do PDT.

Dr. Santana quer pegar Fernando Santana pela palavra

O ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Dr. Manoel Santana, tem repetido que o PT terá candidatura própria. Tem feito a defesa aberta e intransigente do nome do deputado estadual Fernando Santana para ser o candidato do PT. Para o Dr. Santana, Fernando Santana é o único nome a unir a esquerda e é capaz de trazer o apoio do MDB, de Raimundão e do deputado Davi Macedo. Santana sonha com essa composição para derrotar o prefeito Glêdson Bezerra, a quem sugeriu que desistisse da reeleição e fosse candidato a deputado estadual, com o respaldo do Abolição e do futuro prefeito Fernando Santana. Ao saber da sugestão, a base de Glêdson lembrou que Manoel Santana foi um dos prefeitos mais rejeitados da história e que mesmo assim foi para a reeleição. Repudiou a sugestão e defendeu à candidatura do prefeito Glêdson, para ganhar ou perder. Fernando Santana não tem desenvolvido o debate sobre as eleições municipais de 2024, mas garante que ser um soldado do partido. É justamente nesse discurso que Manoel Santana - principal dirigente do PT juazeirense- se agarra para convencer Fernando Santana, pela palavra. Manoel Santana garante que tanto o ministro Camilo Santana quanto o deputado José Guimarães, querem a candidatura do PT e apoiam Fernando Santana, como candidato.

Guilherme faz mistério sobre disputar reeleição

Em Barbalha, o prefeito Guilherme Saraiva tem conseguido manter segredo sobre seu futuro político. Os políticos barbalhenses não entenderam a sua ausência no evento de homenagem a Otília Correia. Na ocasião, foi lançado o livro sobre a vida de Otília Correia Saraiva, avó de Guilherme, e entregue uma medalha com o nome da matriarca da família. Esse silêncio do prefeito Guilherme, sobre a sua reeleição, gera dúvidas na base governista. Já tem quem queira se viabilizar. Nomes como o ex-prefeito Zé Leite e o vice-prefeito Vevé Siqueira se articulam. Mas, ambos garantem que só disputam à prefeitura de Barbalha, se Guilherme abrir mão. Podem esquecer: Guilherme Saraiva está bem avaliado e é candidato a um novo mandato com apoio do governador Elmano de Freitas, do ministro Camilo Santana e dos deputados José Guimarães e Fernando Santana.

Disse me disse

A oposição na Câmara do Crato deve sofre mudanças. Está em curso o pedido de licença, sem remuneração, para interesse particular, do vereador Dárcio Luiz.

Quem assumirá a vaga, será o suplente Erasmo Morais. Com isso, os opositores do prefeito Zé Ailton, esperam uma oposição mais dura na Casa.

Quem começa a subir o tom na oposição cratense é o vereador Lucas Brasil, sobrinho do prefeito Zé Ailton Brasil.

Na quinta-feira, durante inauguração de uma Creche na Vila Lobo, o cerimonial da Prefeitura, convidou Lucas Brasil para o palanque e ele se recusou.

Surpresa. O empresário Manoel Salviano prepara seu retorno à política de Juazeiro do Norte.

Sonda partidos, especificamente a Federação PSDB - Cidadania para saber se terá apoio e legenda para ser candidato à prefeitura.

Confia Salviano que conseguirá reunir uma ampla frente partidária, com condições para enfrentar e derrotar à reeleição do prefeito Glêdson.

Desculpe a ignorância, após 25 dias sem respostas, uma pergunta a ser formulada ao governador Elmano de Freitas: quem matou Morais?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ