Jornal do Cariri
Voos diários entre Cariri e Fortaleza serão retomados em maio
Retomada de voos foi articulada por Guimarães e Fernando Santana
Foto: Aena Brasil
Robson Roque
04/04/23 0:00

Os dois principais aeroportos do Ceará, o Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, e o Pinto Martins, em Fortaleza, voltarão a ser interligados com voos diários a partir de maio. O anúncio foi feito na sexta-feira (31), pelo deputado federal José Guimarães (PT) e pelo diretor de relações institucionais da Azul Linhas Aéreas, Fábio Campos, companhia que vai operacionalizar os voos. Assim como a Azul, a VoePass também anunciou a ampliação da oferta de voos entre as duas cidades, totalizando 21 voos semanais, de segunda a sexta, operados pelas duas companhias.

A iniciativa foi possível após articulação conduzida pelo deputado Guimarães, com apoio de políticos caririenses como o deputado estadual Fernando Santana (PT), o deputado federal Yury do Paredão (PL) e os prefeitos de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, Zé Ailton, Glêdson Bezerra e Guilherme Saraiva, respectivamente.

“O nosso líder [Guimarães] nos procurou e pediu para olharmos com carinho para a região, para a nossa Juazeiro, e fez o pedido para considerarmos a necessidade da ligação de Fortaleza não só com Juazeiro, mas com toda a região”, contou Fábio Campos. “A partir do dia 03 de maio, voos diários da Azul ligarão Fortaleza a Juazeiro, voando com Embraer, um avião brasileiro. O jato fará essa ligação diária”, acrescentou.“Não é qualquer avião”, frisou o deputado José Guimarães.

Na avaliação do deputado estadual Fernando Santana, o retorno dos voos diários “gera desenvolvimento para a nossa região”. Ele ressalta que a retomada foi fundamentada em números para demonstrar a capacidade econômica do Cariri, visando convencer o Governo Federal e as companhias aéreas a voltar a operar diariamente. “Fizemos uma reivindicação, porque isso gera desenvolvimento para a nossa região. Hoje tivemos uma resposta já positiva de que a retomada já a partir de maio”, comentou.

Impacto no Crajubar

No caso do Cariri, o Aeroporto Regional Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, é apontado como um dos equipamentos primordiais para ampliar o potencial turístico e econômico da região.Nos últimos quatro anos, o equipamentomantém uma média de 500 mil passageiros em circulação entre o Cariri e outras cidades brasileiras e do mundo. Inaugurado em 15 de setembro de 1950, o terminal foi recentemente arrematado em leilão pela multinacional espanhola Aena, responsável pelo gerenciamento operacional desde janeiro de 2020. Reformado no final do ano passado, o aeroporto mais que dobrou sua área de embarque e desembarque de passageiros, saltando de 320m² para 720m².

Segundo o deputado federal Yury do Paredão (PL), a Azul vai utilizar a aeronave Embraer E195, com capacidade para 118 passageiros. Os voos partirão às 23h55 de Juazeiro e às 4h30 de Fortaleza, semelhante ao que era praticado no primeiro semestre de 2022. “Os cearenses que precisam viajar a negócios ou a lazer terão mais uma opção para se deslocar entre as cidades. Vamos buscar melhorar cada vez mais a vida do cearense”, garante Yury.

O prefeito de Crato, Zé Aílton Brasil (PT), classificou a retomada dos voos como uma conquista de uma “reunião suprapartidária de pessoas que pensam o desenvolvimento de toda a região”. Com isso, ele menciona um encontro ocorrido no dia 20 de março, em Brasília, entre os prefeitos do Crajubar, os deputados Fernando Santana e José Guimarães, com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França.
Para o prefeito de Juazeiro do Norte, o retorno dos voos faz jus a importância do Município e da Região. “Certamente, vai trazer cada vez mais desenvolvimento e possibilidades de negócios sendo entabulados em nossa cidade, assim como facilitar a vida das pessoas de um modo geral”, analisa Glêdson Bezerra.

"A gente sabe da importância do Cariri como polo turístico e econômico no Ceará. Por isso, nos juntamos com os demais prefeitos do Crato e Juazeiro do Norte para solicitar a reabertura desta importante ligação entre Fortaleza e Juazeiro, que permite o trânsito diário de pessoas entre os dois aeroportos mais importantes do Ceará", disse o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ