Jornal do Cariri
Vitórias contundentes nas disputas municipais desta eleição
04/10/22 0:00

No Cariri, a expectativa de parte das lideranças, claro, aquelas que se deram bem no resultado final desta eleição, é que o quadro de apoios vitoriosos e das derrotas reflitam na próxima disputa municipal. Nessa base de cálculo, é bom levar em conta a força de quem está no poder e isso, claro, é dado a devida importância. Mas, em algumas situações, a diferença é tão grande que chama a atenção negativamente e fica impossível não refletir fraqueza. Em Aurora, por exemplo, o ex-prefeito Adailton Macedo só conseguiu dar 3,9% dos votos para seu candidato a estadual, Juarez Saraiva (UB). Para se ter uma ideia, o candidato do prefeito Marcone Tavares, o deputado Fernando Santana (PT), teve 36,9% dos votos. Não adianta dizer que Fernando é conhecido. Marcone deu 21,8% para Matheus Noronha. No mesmo ritmo, o prefeito do Barro, George Feitosa emplacou Eunício e Audic Mota na ponta.

Deda comemora eleição de Davi de Raimundão

Se alguém tem motivos para comemorar o resultado destas eleições é o prefeito de Farias Brito, Deda Pereira. Filiado ao PDT, Deda insistiu no apoio a Davi de Raimundão (MDB), e se deu bem. Davi carregava a dúvida de ser eleito, graças à filiação do deputado estadual Audic Mota ao MDB. Junto com Fernando Santana (PT), que teve uma eleição saneada, Davi será o representante do Crajubar na Assembleia. Deda deu 40% dos votos para Davi, superando os 17% de Fernando Santana, apoiado pelo ex-prefeito Vandevelder Freitas e os 7% de Agenor Neto (MDB), apoiado pelo também ex-prefeito Zé Maria. Deda emplacou, ainda, a primeira colocação para seu federal, Mauro Filho, que teve 25% dos votos. Deda mostra força e saneia sua liderança no Município.

Caririaçu continua com disputa bem acirrada

O enfrentamento em Caririaçu parece ter terminado bem dividido. Apesar da divisão do seu grupo, o prefeito Edmilson Leite conseguiu dar maioria de votos ao seu candidato a deputado estadual, Guilherme Landim. Reeleito, Guilherme saiu da disputa local com mais de 23% dos votos. Comemoração na disputa para estadual, água fria na federal. O ex-prefeito João Marcos conseguiu emplacar o ex-senador Eunício Oliveira, candidato a federal, como o mais votado do Município. Se a atual disputa é termômetro para as eleições municipais, o jogo está empatado. Na disputa ao Governo do Estado, João Marcos apoiou Capitão Wagner, que teve 27%, e Edmilson apoiou Elmano, que teve 66%. Mas, é consenso que o resultado não reflete.

Dr. Lorim sofre derrotas em Missão Velha

Enquanto alguns comemoram, outros lamentam. No caso de Missão Velha, o prefeito Dr. Lorim (PDT), que tinha missões bem difíceis, acabou saindo derrotado em todas. Dr. Lorim votou em Matheus Noronha (PL) para federal e Osmar Baquit (PDT) para estadual. Os dois ficaram em segundo lugar, perdendo para Eunício Oliveira (MDB) e Guilherme Landim (PDT), candidatos dos ex-prefeitos Washington Fechine e Diego Feitosa, ambos do MDB. Para piorar, o Dr. Lorim perdeu a disputa para o governo, ao apoiar Roberto Cláudio, que acabou com apenas 24% dos votos contra 66% de Elmano de Freitas (PT). A base do prefeito comemora o resultado pelo fato dos candidatos serem de fora e pouco conhecidos. Vale a explicação?

Enquanto isso...

Em Milagres, quem se saiu muito bem no seu primeiro teste de liderança foi o prefeito Cícero Figueiredo. Seus candidatos a federal, Eunício Oliveira, e estadual, Guilherme Landim, lideraram nas urnas.

Figueiredo conseguiu unir a base no decorrer da disputa, ao anunciar apoio a Eunício. Já os candidatos de Abraão Sampaio, seu principal adversário, chegaram Yury em quarto lugar e Fernando em terceiro.

Em Mauriti, a divisão do prefeito em exercício, João Paulo, para estadual acabou facilitando a vida da oposição, que emplacou Guilherme Landim em primeiro lugar com 21% dos votos.

O candidato do prefeito licenciado, Isaac Júnior, Di Assis Diniz, ficou em terceiro. João Paulo, entre os muitos nomes, colocou Fernando Santana em segundo. O consenso foi Guimarães para federal, que acabou em primeiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ