Jornal do Cariri
Violência doméstica lidera entre as violações infantojuvenis
Violência doméstica por negligência, física e psicológica lideram registros
Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Joaquim Júnior
05/12/23 14:00

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e o Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), elaboraram o “Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente do Município de Juazeiro do Norte”, que traz informações sobre o tema. A iniciativa integra projeto voltado à identificação de vulnerabilidades sociais enfrentadas no município pela população infantojuvenil.

Entre os resultados apresentados, está o de que as violências domésticas por negligência (34,67%), física (25,33%), psicológica (22,67%) e sexual (14,67%) lideram as violações identificadas. Os dados foram coletados junto a inúmeros órgãos, a exemplo de Centros de Referência, Conselho Tutelar e Ministério Público.

Polliana Luna, Coordenadora do Diagnóstico da Infância e da Adolescência em Juazeiro, explica que o objetivo é “que os municípios estabeleçam uma avaliação sistemática da situação desse público, visando aproximar o poder municipal e a sociedade da realidade das crianças e adolescentes, a fim de estabelecer ações e políticas públicas embasadas nas reais necessidades, com planejamento a curto, médio e longo prazo”, explica.

De acordo com Pedro Henrique, vice-presidente do Conselho Municipal, “o projeto referente ao Diagnóstico Situacional da Criança e do Adolescente em Juazeiro do Norte tem uma importância fundamental onde vai impactar diretamente as políticas públicas direcionadas à criança e ao adolescente esobretudo nortear os passos que poderemos tomar para garantia de direitos destes sujeitos de direitos”.

PUBLICIDADE
PUBLI_Requerimento_ASV.pdf
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ