Jornal do Cariri
Vinte municípios vacinaram mais de 70% dos cadastrados
Dados foram coletados pelo Jornal do Cariri no Vacinômetro e no IntegraSUS
Foto: Tatiana Fortes / Governo do Ceará
Robson Roque
06/07/21 8:30

Vinte dos 29 municípios caririenses vacinaram mais de 70% da população cadastrada no Saúde Digital, contra a covid-19. O registro e o agendamento na plataforma são pré-requisitos para a imunização. Os dados foram coletados pelo Jornal do Cariri no Vacinômetro e no IntegraSUS, ferramentas online do Governo do Ceará para a transparência durante a pandemia. A média da região, em termos de cadastro, agendamento e vacinação, é de 71,5%, percentual superior ao do Estado, que é de 66%. O maior volume de cadastros se concentra no Crajubar, mas as três maiores cidades da região ainda não atingiram a média caririense.

Ao todo, foram feitos 516.591 cadastros no Cariri, dos quais 492.552 foram confirmados. Ou seja, mais de 95% das pessoas que se registraram na plataforma Saúde Digital confirmaram o cadastro por e-mail e, assim, estiveram aptas para a primeira dose contra a covid-19. Ao todo, 352.241 pessoas foram vacinadas com a primeira dose no Cariri. Potengi (124%) e Salitre (142%) são os municípios mais adiantados, com imunização superior a 100% dos cadastros. Isto acontece pela dispensa de cadastros no início da campanha de imunização contra a covid-19. Em Porteiras, 94% da população apta foi imunizada. Confira a tabela ao lado para outros municípios.

Com vacinação de cadastrados superior a 80% e inferior a 90% estão Altaneira, Barro, Jati, Lavras da Mangabeira, Milagres, Tarrafas e Várzea Alegre; e com vacinação entre 70% e menor do que 80% estão Abaiara, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Brejo Santo, Farias Brito, Jardim, Mauriti e Santana do Cariri. Granjeiro e Missão Velha estão abaixo de 60% e se configuram como os municípios que menos vacinaram, no que se refere às inserções na plataforma Saúde Digital. O triângulo Crajubar concentra o maior volume de cadastros na ferramenta. Dos 31.246 cadastros feitos e confirmados em Barbalha, 19.834 foram vacinados. Em Crato, existem 55.624 vacinados e 85.060 cadastros. Em Juazeiro do Norte, estes números são de 85.851 aplicações de vacinas numa população de 127.022 aptos. Os dados deixam as três maiores cidades da região com percentuais de 65%, 67% e 63%, respectivamente.

Transparência

Para Thaiana Xavier, coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Potengi, a transparência com as informações relativas à vacinação é um dos principais fatores que explicam o alto índice de imunização alcançado pelo Município. A gestora destaca o desenvolvimento de ações como informação de porta em porta, por meio dos agentes comunitários de saúde, transparência nas informações sobre as doses recebidas e administradas, feita através de perfis institucionais em redes sociais e fomento ao agendamento.

Além disso, as secretarias de Saúde, Educação, Ação Social e Defesa Civil de Potengi atuam em parceria para cadastrar a população na plataforma Saúde Digital. “Orientamos a população que, quanto mais cadastro realizado, mais doses o Município recebe. Também orientamos a população quanto à importância de tomar a vacina, por ser o método eficaz contra esse vírus que assola o nosso país”, frisa a coordenadora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ