Jornal do Cariri
Vila da Música promove roda de conversa sobre tradição do maracatu
Evento é gratuito e aberto ao público em geral
Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
05/02/24 14:30

Mestres e representantes de grupos de maracatu da cidade do Crato participarão, na próxima quarta-feira (07), a partir das 15h, de roda de conversa sobre Maracatu: tradição e resistência. Mestre Aécio de Zaira e Jucimar Rodrigues, do Maracatu Luz do Luar, e João do Crato e Gugu Gois, do Maracatu Uinu-Erê, têm presença confirmada no evento, que contará com mediação de Verlúcia Nogueira. A iniciativa é da Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, localizada no Belmonte.

Após a roda de conversa, haverá um Encontro de Maracatus, com apresentação dos grupos “Uinu-Erê”, da comunidade Carrapato, e “Luz do Luar”, do Procem/Casa Luz. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Conheça os grupos

O grupo Maracatu Uinu-Erê possui raízes afro-indígenas. Entoando os batuques dos instrumentos cabaçais que ecoam em toda a Chapada do Araripe, absorve toda a força ancestral da região do Cariri. O maracatu tem sua característica única, o seu batuque encantado, revestido das cores e ritmos do Cariri.

Fundado em 2013, na cidade de Crato-CE, pelos mestres Tereza Zaira e Aécio de Zaira (reconhecido como Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará), o Maracatu Luz do Luar é um coletivo de cultura popular tradicional afro-brasileira. O grupo desenvolve regularmente suas atividades na região do Cariri desde sua criação, e se apresenta nas festividades do ciclo carnavalesco e da tradição no Cariri. As ações do Maracatu Luz do Luar buscam estimular e valorizar a diversidade cultural da região do Cariri e do Brasil, celebrando as raízes culturais de matriz africana e dando visibilidade aos saberes e fazeres ancestrais afro-brasileiros presentes em nosso cotidiano.

Serviço

Roda de conversa sobre Maracatu: Tradição e Resistência
Data: 7 de fevereiro
Horário: 15h
Local: Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira (Av. José Horácio Pequeno, 1366, Belmonte, Crato – CE)

Com informações da Vila da Música

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ