JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Vereadores novatos propõem mudanças na Câmara
Mudanças internas na Câmara dividem vereadores
Foto: Josimar Segundo
Robson Roque
14/01/25 15:00

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte deve passar por mudanças na atual legislatura, após a renovação do quadro de vereadores nas últimas eleições. Entre as medidas previstas estão a extinção de 30 cargos e as alterações no regimento interno. Destacam-se, ainda, os descontos no subsídio dos parlamentares, em caso de faltas injustificadas às atividades legislativas.

Os debates atuais são marcados pela falta de consenso, o que tem colocado vereadores novatos de um lado e veteranos de outro. Os primeiros avaliam as mudanças não apenas como necessárias, mas urgentes, enquanto os outros se mostram resistentes. Uma comissão especial, composta por 10 parlamentares, foi criada na semana passada para discutir as alterações.

“Alguns pontos eu concordo; outros eu vou apresentar emendas para discussão”, revela o ex-presidente da Câmara, Capitão Vieira Neto (MDB). Ele considerou ser importante que os vereadores que não integram a comissão especial também sejam ouvidos em uma reunião, “para que possam apresentar suas opiniões antes de se levar ao Plenário. Porque, nessa reunião, pode-se chegar a um consenso e o regimento já chegar aqui sem discussões mais acaloradas”, argumenta Vieira Neto.

Eleito presidente do Poder Legislativo em votação unânime, Felipe Vasques (Agir) garantiu um processo democrático em torno das modificações internas. “Obviamente vai ser aberto aos vereadores que não fazem parte da comissão especial, para apresentarem emendas e as discussões que se fizerem necessárias antes de se levar ao Plenário”, assegurou. 

Segundo o presidente, não há prazo para que as alterações sejam efetivadas. “Vai depender dos trabalhos da comissão, das emendas que vão ser feitas. Acho que podemos fazer essa discussão mais à frente”, disse. 

Ex-presidente interino da Câmara, Raimundo Júnior (MDB) foi escolhido para presidir a comissão especial, Vandinho Pereira (PP) será o relator e Auricélia Bezerra (PSB) a secretária. “Já marcamos a primeira sessão para discutir sobre o regimento interno e suas alterações. Faremos um plano de discussões e marcaremos uma oportunidade para todos os vereadores apresentarem suas sugestões”, explica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE