Jornal do Cariri
Vereadores aprovam criação do Fundo de Defesa do Meio Ambiente
Aprovação aconteceu durante sessão ordinária nesta quinta (28). O projeto recebeu apoio de todos os vereadores presentes.
Fundo contribuirá com destinação de recursos voltados ao meio ambiente. Foto: Kaboompics .com/ Pexels
Joaquim Júnior
29/05/20 8:09

Em sessão ordinária na Câmara Municipal de Barbalha, nesta quinta-feira (24), vereadores votaram pela aprovação do Projeto de Lei Ordinária Nº 24/2020, de autoria do prefeito Argemiro Sampaio, que dispõe sobre a criação do Fundo de Defesa do Meio Ambiente (Fundema). Com o apoio dos vereadores, o projeto foi aprovado por unanimidade. O Fundo tende a contribuir com ações voltadas ao meio ambiente por proporcionar direcionamento de recursos a ações e atividades ligadas ao eixo.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Rildo Teles, discorreu sobre a importância da aprovação. O projeto, conforme apresentou, vincula a Secretaria de Meio Ambiente e faz com que o município, através do Fundema, crie uma política de educação ambiental e desenvolvimento para a manutenção do ecossistema. “Barbalha é uma cidade rica em meio ambiente e, portanto, é necessário que nós tenhamos um fundo próprio”, afirmou, ao pedir o apoio dos demais colegas do legislativo para aprovação e apontar que, com a aprovação, a criação do Fundo também serviria para as futuras gerações.

O vereador Bosco Vidal destacou que a pasta do Meio Ambiente é uma das mais importantes de um município. Ele relata que é através dela que são possíveis um ar mais puro, água de qualidade e combate às doenças. “Sem contar que, quando se tem um fundo específico, os recursos que são absorvidos pelo Município vão diretamente e serão específicos gastos no Meio Ambiente. E, sem o Fundo, os recursos que viriam para o Município caem em um fundo geral, sem ter uma destinação específica para aquelas atividades ligadas diretamente ao meio ambiente”, relatou, ao dizer que, até então, Barbalha era um dos poucos municípios que ainda não tinham criado um Fundo similar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ