Vereadora quer antecipar eleição da Mesa Diretora para janeiro
Para que a proposta seja validada, serão necessárias mudanças no Regimento Interno da Câmara
Foto: Josimar Segundo
26/10/21 13:00

Um requerimento da vereadora Yanny Brena (PL), pedindo a antecipação da eleição da Mesa Diretora, surpreendeu parte da Câmara de Juazeiro na última semana. A vereadora, que tem o nome colocado como candidata à presidência da Casa para o biênio 2023-2024, quer antecipar o pleito para o mês de janeiro de 2022

A sessão do último dia 19, que teve o pedido protocolado, foi comandada pelo vice-presidente da Casa, vereador Capitão Vieira Neto (PTB). Vieira recebeu o requerimento e encaminhou às comissões para trâmite e não fez qualquer avaliação sobre a solicitação.

Segundo fontes da Câmara, ao receber e analisar o requerimento, Darlan teria decidido pela devolução do documento, por falta de assinaturas, o que configura erro regimental. Para fazer a mudança no Regimento Interno, são necessárias 16 assinaturas, o que o documento não apresenta.

Sob a articulação do irmão, o empresário Yury do Paredão, Yanny contaria com o apoio de 12 dos 21 parlamentares, número suficiente para se eleger presidente do Poder. A maioria já alcançada seria a principal motivação para a antecipação da eleição.

A mesma tática foi tentada pelo atual presidente, Darlan, na eleição de 2018, para o biênio 2019-2020. Na época, a presidência da Casa era exercida pelo atual prefeito, Glêdson Bezerra (Podemos), que acabou não permitindo a manobra, fazendo valer o regimento.

Depois de um acordo entre os líderes da Casa, a eleição foi realizada em 15 de outubro e Darlan foi eleito para o seu segundo mandato de presidente, numa eleição de chapa única. Darlan exerce a presidência pela terceira vez.

O requerimento de Yanny deve ser devolvido para que constem as assinaturas necessárias, entre elas dos quatro vereadores que integram a base do prefeito Glêdson e o grupo liderado pelos vereadores Darlan e Capitão Vieira. Os dois grupos devem trabalhar nomes para disputa. Na base do prefeito, o nome mais cotado é o do vereador Fábio do Gás, que tenta se credenciar para a disputa. Já no grupo de Darlan, o nome seria do vice-presidente Capitão Vieira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE