JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Vereador denuncia falta de merenda escolar em Campos Sales
26/11/24 0:00

Responsável por uma série de denúncias contra a gestão do prefeito João Luiz (PT), o vereador Robson Andrade (PSB) apontou, através de imagens e verificação ‘in loco’, como está merenda escolar do município. Fotos e relatos colhidos nas escolas foram enviados ao Ministério Público do Estado. Nas redes sociais, o vereador disse que, ao percorrer as escolas, percebeu um canário de desabastecimento que preocupa, e avaliou que a situação é de “absoluto colapso” no sistema. Segundo a denúncia, faltam itens essenciais e as poucas escolas que ainda têm merenda, contam apenas com sobras. Robson fala em intervenção judicial, para garantir os serviços essenciais à população. O Município sofreu interrupção na distribuição dos alimentos da agricultura familiar e da empresa licitada para fornecer a merenda, ambos por falta de pagamento. Nas escolas, a situação força mudança nos horários. Os casos se agravam nas unidades de tempo integral, onde os alunos têm que almoçar em casa para retornar à escola. A sociedade espera pela justificativa do prefeito.

Tarrafas correndo atrás do prejuízo

Futuro gestor de um município marcado por denúncias de corrupção com investigações em curso, o prefeito eleito de Tarrafas, Eronildes Santos (PSB), parece correr atrás do prejuízo. No dia 19, Eronildes esteve em Brasília e foi recebido pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Sem relatórios da transição, mas sabedor da situação difícil que passa a educação, Eronildes recorreu a Camilo para garantir investimentos para Tarrafas. Eronildes também recorreu à senadora Augusta Brito (PT), onde articulou apoio político para suas demandas. Tarrafas é um dos municípios do Cariri na mira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), por perder os prazos da transição e tentativa de realizar concurso público irregular. O concurso foi suspenso e o TCE continua de olho na transição.

Penaforte sem conseguir fechar as contas

Em Penaforte, a disputa entre os grupos do prefeito Dr. Rafael (PT) e do prefeito eleito, Luís de Celestina (PSB), continua. Recentemente, o grupo de Luís acusou a gestão de Rafael de promover desmonte. Primeiro falou em descaso com a educação, divulgando fotos de veículos sucateados. A atual gestão garantiu que os serviços estão funcionando e que as fotos são de alguns veículos parados à espera de manutenção, mas que a maioria estaria rodando. Agora, o grupo de Luís faz acusações de paralisação da saúde. Postos de saúde estariam sem funcionar, por falta de pagamento da energia. O grupo de Dr. Rafael rebate apontando bloqueios judiciais que ultrapassam a casa dos milhões, em causas deixadas pela gestão de Luís. E o argumento é simples: não tem como fechar a conta.

Transição sem informação em Altaneira

Os técnicos indicados pela prefeita eleita de Altaneira, Késia Alcântara (PSB), sofrem com a falta de informações da atual gestão. Desde que foi instalada, a equipe de transição teve apenas uma reunião. Relatos indicam que os técnicos indicados pelo prefeito Dariomar Rodrigues (PT) não fazem o compartilhamento das informações como prevê o decreto e conforme orienta o Tribunal de Contas do Estado. Com a reclamação, uma relação de documentos foi prometida para esta semana. A avaliação é que a atual gestão ganha tempo para mascarar números negativos. Claro, a avaliação é especulativa. Certo mesmo é que a transição em Altaneira tende a ser feita por um lado só, o da gestão. Há quem defenda uma investigação profunda pela nova prefeita, a partir de janeiro.

Enquanto isso...

Ainda em Altaneira, a polêmica da vez envolve a Secretaria da Cultura, que está sendo questionada por não lançar os editais da Política Nacional Aldir Blanc. O Município recebeu o valor de R$ 66 mil em março e pode perder.

Os artistas alertam que a política Aldir Blanc é para ser executada até 31 de dezembro. Diante disso, os artistas perguntam: quando será a execução dos recursos recebidos pelo Município? Com a palavra a Secretaria de Cultura...

Em Potengi, o prefeito eleito Salviano Alencar (PDT) continua sua saga por Brasília, para articular recursos. Sabe da situação caótica que a administração municipal se encontra e já corre atrás de soluções.

Depois de percorrer o governo em Fortaleza, Salviano visitou Brasília na companhia dos deputados federais André Figueiredo (PDT) e Yury do Paredão (MDB). Sempre com o prefeito Humberto dos Barreiros (PP).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE