Jornal do Cariri
Vendas crescem 68,7% no mês de setembro
Números são da CDL Juazeiro do Norte, que realizou pesquisa com mais de 150 empresários
Aos poucos, comércio recupera crescimento. Foto: Samylla Alves
Joaquim Júnior
13/10/20 8:30

Com o Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais no Ceará, o comércio do Cariri volta a apresentar sinais de recuperação. Após meses com as atividades comprometidas devido à pandemia de covid-1, o cenário é positivo. Em Crato, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) se mostra otimista quanto ao crescimento das vendas. Em Juazeiro do Norte, uma pesquisa com mais de 150 empresários, realizada pela CDL local no mês de setembro, aponta que, 68,7% dos participantes tiveram crescimento nas vendas durante o mês de agosto, quando comparado com o mesmo período de 2019.

“A pandemia fez com que nós lojistas, nos reinventássemos. Muitos entraram na pandemia com uma loja e, na retomada, estavam com praticamente duas – isso por conta das vendas através das mídias sociais”, conta Zenilda de Sena, diretora presidente da CDL Juazeiro do Norte. De acordo com ela, os consumidores também mudaram de perfil e, hoje, buscam mais na Internet e já sabem o que querem encontrar no comércio. “Ambos tivemos que nos adequar à nova realidade, onde estamos conseguindo fazer a moeda girar. Seguimos sendo o principal PIB do Município: 91,6%”, conta.

Sobre os planos futuros, Zenilda diz haver contato constante com os lojistas para identificar maiores fragilidades, necessidades de treinamento e qualificação para atendimentos aos consumidores. “Já pensando no Natal, vamos realizar o concurso de vitrine, como fizemos em 2019. Estudos apontam que, quanto mais atrativa a vitrine, maior a probabilidade de atrair clientes e, como consequência, fechar mais vendas”, pontua.

O diretor presidente da CDL Crato, José Lobo, conta que o crescimento verificado em todo o país também se repetiu no Município. “Percebemos, sim, que foi um avanço satisfatório, porque consta em nossas pesquisas que o Crato teve um acréscimo referente ao mês anterior”, comenta, ao dizer que o objetivo, no período anterior à retomada, era fazer com que os lojistas tivessem conhecimento do que viria pela frente: a preparação para que recebessem os clientes de forma segura.

Leia a íntegra desta matéria na edição do Jornal do Cariri desta semana. A edição está disponível no botão "Impresso", destacado em vermelho no canto superior direito do site do JC.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ